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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23776
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A medida do que resta |
Título(s) alternativo(s): | The measure of what is left |
Autor: | Koehler, Karla Pereira ![]() |
Primeiro orientador: | Fatorelli, Maria Luiza |
Primeiro membro da banca: | Cesar, Marisa Flórido |
Segundo membro da banca: | Sekiguchi, Julio Ferreira |
Resumo: | A dissertação elabora o luto sob uma perspectiva individual das experiências de nascimento e morte. Através da análise de obras de arte e literatura produzidas sobre o tema, destaca o espaço do enlutado e sugere que os vestígios de memória da relação perdida são ativadores de temporalidades que podem criar um espaço de deslocamento para alocar o que resta da relação. Reflete sobre o encontro entre os tempos da memória, da tecnologia do fazer cerâmico, o tempo da matéria e o tempo do processo de elaboração do trabalho (de arte e do luto), dando a ver o anacronismo existente na vivência de um processo denso em um contexto de aceleração temporal, onde se demorar é constrangedor. Elencando a cerâmica como corpo material que irá inaugurar o suporte para este novo relacionamento com o corpo perdido, a dissertação elabora o conceito de olhar tátil, propondo um diálogo com Didi-Huberman, e do espaço de separação que a morte proporciona, sugerindo-o também como possibilidade de encontro |
Abstract: | This text elaborates mourning from an individual perspective of the experiences of birth and death. Through the analysis of selected works of art and literature produced on the subject, it highlights the space of the bereaved and suggests that the traces of memory of the lost relationship are time activators that can create a space of displacement to allocate what is left of the relationship itself. It talks about the meeting between the times of memory, the technology of ceramic making, the time of matter and the time of the process of elaboration of the work (of art and mourning), revealing the anachronism that exists in the experience of a process dense in a context of temporal acceleration, where delay is not welcome. Listing ceramics as a material body that will inaugurate support for this new relationship with the lost body, the text elaborates the concept of tactile gaze, proposing a dialogue with Didi-Huberman, and the space of separation that death provides, suggesting it also as a chance to meet |
Palavras-chave: | Arte contemporânea Cerâmica Luto Memória Morte na arte Arte moderna – Séc. XXI Memória na arte Contemporary art Ceramics Grief Memory |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::CERAMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | KOEHLER, Karla Pereira. A medida do que resta. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23776 |
Data de defesa: | 11-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
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