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Tipo do documento: Tese
Título: A Supervisão de Estágio como Atividade Constitutiva do Trabalho do Assistente Social
Título(s) alternativo(s): The Supervision of Internship as a constitutive activity of the social worker's work
Autor: Morani, Carla do Nascimento Santos 
Primeiro orientador: Almeida, Ney Luiz Teixeira de
Primeiro membro da banca: Alencar, Mônica Maria Torres de
Segundo membro da banca: Francisco, Elaine Marlova Venzon
Terceiro membro da banca: Oliveira, Cirlene Aparecida Hilário da Silva
Quarto membro da banca: Lima, Maria José de Oliveira
Resumo: A presente tese apresenta a pesquisa e análise do conteúdo das produções bibliográficas sobre Supervisão de Estágio em Serviço Social. Esta foi realizada com base em três eixos de reflexão que se articulam entre si, que são: a compreensão do lugar da Supervisão na formação e atuação profissional; a compreensão do fazer profissional que sustenta o debate sobre Supervisão e a abordagem da Supervisão de Estágio e a relação com os princípios das Diretrizes curriculares da ABEPSS de 1996. Para tanto, foram analisados livros, capítulos de livros que abordaram a temática Supervisão de Estágio em Serviço Social na história da profissão; artigos de revistas cientificas com a temática Supervisão de estágio em Serviço Social desde e teses de doutorado do período de 1996 a 2016. A partir de uma abordagem teórica sobre a sobre a categoria trabalho e das suas determinações na sociedade capitalista na esfera da produção e reprodução social, da inserção do setor de serviços, do trabalho na esfera dos Serviços Sociais e do Serviço Social na divisão social do trabalho, trata da tendência da institucionalização e inserção do trabalho do assistente no campo do trabalho coletivo no âmbito das políticas públicas. As Diretrizes curriculares do Serviço Social e a formação profissional no contexto da educação superior contemporânea foram analisadas com o objetivo de apresentar os aspectos históricos, os impactos na formação profissional do assistente social na sociedade Brasileira, os avanços obtidos com a inserção do debate da categoria trabalho e processo de trabalho na sua proposta acadêmica e favorecer a compreensão sobre o lugar que vem se apresentando o debate sobre o trabalho na formação profissional do assistente social. O tema Supervisão de Estágio em Serviço Social é abordado como atividade que integra formação e trabalho profissional, apresentando uma análise crítica sobre a sua produção teórica, estabelecendo uma relação direta entre as Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996, seus princípios e os limites postos a sua materialização. Através de revisão bibliográfica e da análise documental sobre a temática Supervisão de estágio em Serviço Social, os resultados encontrados demonstram um crescimento de produções bibliográficas a partir de 2008, no entanto, percebe-se a necessidade de uma maior apropriação sobre o seu sentido para a superação da dicotomia ainda presente na profissão entre formação e exercício profissional do assistente social. E, apesar de estabelecida a Supervisão de estágio em Serviço Social como atividade que integra a formação e o exercício profissional do assistente social nos documentos base da profissão, a categoria profissional carece de melhor apropriação para a produção de conhecimento e, embora esteja ocorrendo um aumento no número de produções teóricas sobre Supervisão de estágio em Serviço Social, persiste uma insuficiência significativa dessa produção, principalmente no que se refere à articulação entre Supervisão de Estágio em Serviço Social, trabalho e políticas Sociais.
Abstract: The present thesis presents the research and analysis of the content of bibliographic productions on Supervision of internship in Social Work. This was carried out based on three axes of reflection that are articulated among themselves, which are: The understanding of the place of Supervision in the formation and professional performance; The understanding of the professional practice that underpins the debate on supervision and the approach to internship supervision and the relationship with the principles of the ABEPSS Curriculum Guidelines of 1996. To that end, we have analyzed books, book chapters that dealt with the theme of supervising internship in Social Service in the history of the profession; articles from scientific journals with the theme Supervision of internship in Social Work since and doctoral theses from the period 1996 to 2016. From a theoretical approach on the on the category of work and its determinations in capitalist society in the sphere of production and reproduction social integration, the insertion of the services sector, the work in the sphere of Social Services and Social Work in the social division of labor, deals with the tendency of institutionalization and insertion of the assistant's work in the field of collective work in the scope of public policies. The curricula of Social Work and professional training in the context of contemporary higher education were analyzed with the purpose of presenting the historical aspects, the impacts on the professional formation of the social worker in the Brazilian society, the progress achieved with the insertion of the debate of the work category and work process in their academic proposal and to promote the understanding about the place that has been presenting the debate about work in the professional training of social worker. The theme Supervision of Internship in Social Work is approached as an activity that integrates training and professional work, presenting a critical analysis about its theoretical production, establishing a direct relationship between the 1996 ABEPSS Curricular Guidelines, its principles and the limits placed on its materialization. Through bibliographical review and the documentary analysis on the subject of Supervision of Internship in Social Work, the results found demonstrate a growth of bibliographical productions from 2008, however, it is perceived the need for a greater appropriation of its meaning for the overcoming the dichotomy still present in the profession between training and professional practice of the social worker. And although the Supervision of Internship in Social Work is established as an activity that integrates the training and professional practice of the social worker in the basic documents of the profession, the professional category lacks better appropriation for the production of knowledge and, although there is an increase in the number of theoretical productions on Supervision of traineeship in Social Work, a significant insufficiency of this production persists, mainly as regards the articulation between Supervision of internship in Social Work, work and Social policies.
Palavras-chave: Trabalho
Serviço Social
Formação Profissional em Serviço Social e Supervisão de estágio
Work
Social Work
Vocational Training in Social Work and Internship supervision
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: MORANI, Carla do Nascimento Santos. A Supervisão de Estágio como atividade constitutiva do trabalho do assistente social. 2018. 212 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23778
Data de defesa: 31-Out-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Serviço Social

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