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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23779
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Corpos em trânsito sobre trilhos: experiências estéticas no fluxo da cidade e seus atravessamentos |
Título(s) alternativo(s): | Bodies in transit on rails: aesthetic experiences in the flow of the city and its crossings |
Autor: | Ramos Filho, José Lorêncio ![]() |
Primeiro orientador: | Costa, Ana Valéria de Figueiredo da |
Primeiro membro da banca: | Castro, Rosana Andrea Costa de |
Segundo membro da banca: | Nascimento, Rodrigo Torres do |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado situa o corpo em sua dimensão política e social sob a perspectiva da arte. A partir de uma escrevivência (Evaristo, 2007, 2017, 2019), proponho-me investigar e promover reflexões que dialoguem com pensamentos, vivências e enfrentamentos, a fim de entender como essas conexões podem acessar subjetividades por meio de experiências estéticas cuja produção não está descolada dos processos históricos, políticos, territoriais e afetivos. Para tanto, analisarei a relação entre corpo, cidade e arte em seus fluxos e processos criativos por meio do artista de vagão entrelaçando-o com a figura do camelô de trem. Em uma perspectiva na qual estes sujeitos são também passageiros, discutirei noções como trajetória de vida, tempo experimentado em suas jornadas, disputas territoriais e negociações do produto mercadológico e/ou artístico. Recorro às noções de corpo e experimentações do estar no mundo trabalhadas por Merleau-Ponty enquanto formadoras de repertórios da experiência estética em si. Neste contexto, adoto a noção de estética tal qual defendida por Augusto Boal (2009), uma vez que entendo arte-vida-política como interdependentes. O propósito é tecer o fluxo semântico e filosófico entre a poésis e o político da arte por meio do que o autor define como a maneira pela qual as artes podem ser percebidas e pensadas não só como artes, mas como formas de inscrição do sentido de comunidade. Trata-se de uma perspectiva que demanda um caminhar pela cidade no qual “os relatos cotidianos ou literários são os nossos transportes coletivos” (Certeau, 1994, p. 200). O trabalho se filia à Linha Arte, Sujeito e Cidade do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Abstract: | This master's dissertation situates the body in its political and social dimension from the perspective of art. Based on a writing experience (EVARISTO, 2007, 2017, 2019), I propose to investigate and promote reflections that dialogue with thoughts, experiences and confrontations, with the purpose of understanding how these connections can access subjectivities through aesthetic experiences whose production is not detached from historical, political, territorial and affective processes. To this end, I will analyze the relationship between body, city and art in their creative flows and processes through the train artist, intertwining him with the figure of the train vendor. From a perspective in which these subjects are also passengers, I will discuss notions as life trajectory, time experienced in their journeys, territorial disputes and negotiations of the market and/or artistic product. I resort to the notions of body and experiments of being in the world worked by Merleau-Ponty as formative of repertoires of the aesthetic experience itself. In this context, I adopt the notion of aesthetics as defended by Augusto Boal (2009), since I understand art-life-politics as interdependent. The purpose is to weave the semantic and philosophical flow between which is within the poetical and the political of art through what the author defines as the way in which arts can be perceived and thought of not only as arts, but as forms of inscribing the sense of community. This is about a perspective that demands a walk through the city in which “everyday narrative or literary stories are our public transportation” (CERTEAU, 1994, p. 200). The work is affiliated with the Art, Subject, and City Research Line of the Graduate Program in Arts at the State University of Rio de Janeiro |
Palavras-chave: | Corpo Cidade Política Artista de vagão Camelô Experiência estética Arte e sociedade Cidades e vilas na arte Arte urbana Artistas Body City Politic Artist on a train Street vendor Aesthetic experience |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | RAMOS FILHO, José Lorêncio. Corpos em trânsito sobre trilhos: experiências estéticas no fluxo da cidade e seus atravessamentos. 2024. 260 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23779 |
Data de defesa: | 30-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
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