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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23780
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Parangotíteres, da epifania à tese: o processo teórico e prático de criação e ação de um Títere |
Título(s) alternativo(s): | Parangotíteres, from epiphany to thesis: the theoretical and practical process of creation and action of a Títere |
Autor: | Madeira, Maria de Lourdes Reis ![]() |
Primeiro orientador: | Frade, Isabela Nascimento |
Primeiro membro da banca: | Motta, Gilson Moraes |
Segundo membro da banca: | Alcure, Adriana Schneider |
Terceiro membro da banca: | Carrico, André |
Quarto membro da banca: | Aquino, Valéria Leite de |
Resumo: | A presente pesquisa realiza estudos, processos artísticos, e pormenoriza as ramificações teóricas intrínsecas pertencentes aos Parangotíteres, brinquedo/obra criado pela autora da investigação. A metodologia aplicada compreende o levantamento e a análise das confluências do títere com a arte contemporânea, através da obra parangolé do artista Hélio Oiticica, assim como as convergências com a cultura popular carnavalesca carioca por meio da bandeira/pavilhão empunhada por porta-bandeiras das escolas de samba. O estudo abrange participações em seminários e eventos com as temáticas do teatro de animação, das artes contemporâneas e do carnaval carioca, além da escuta direta de mulheres da comunidade do samba. Tais escutas apuraram e ampliaram a compreensão sobre o símbolo e o significado da bandeira e a afluência dos parangolés na base estrutural dos Parangotíteres. As aproximações também se deram por meio de pesquisas em livros, revistas, artigos, teses e imagens fotográficas. O trabalho se desenvolve no campo das poéticas visuais contemporâneas, do carnaval, da brincadeira e da performance, envolvendo questões do corpo, do espaço e da imagem, buscando aproximações fronteiriças entre as artes visuais e outras categorias. Considera a mediação entre as linguagens artísticas e as percepções estéticas que atravessam o brinquedo/obra, tendo em vista o modo como os meios perpassam e afetam a visualidade e a potência da performance, tais como cor, textualidade, corpo, atuação, espaço e temporalidade. O estudo é dividido em cinco capítulos, cada qual apresentando de maneira articulada seus aspectos singulares ao tocar em pontos teóricos e práticos que fundamentam os Parangotíteres enquanto criação, estado de invenção e reinvenção constante |
Abstract: | This research conducts studies, artistic processes, and details the theoretical ramifications intrinsic to the Parangotíteres, a toy/work created by the author of the investigation. The applied methodology includes the survey and analysis of the confluences between the puppet and contemporary art, through the parangolé artwork by artist Hélio Oiticica, as well as the convergences with Rio de Janeiro's popular carnival culture via the flag/banner held by samba school flag bearers. The study encompasses participation in seminars and events focused on animation theatre, contemporary arts, and the Rio carnival, in addition to direct listening to women from the samba community. These listening sessions refined and expanded the understanding of the symbol and meaning of the flag and the influence of parangolés on the structural foundation of the Parangotíteres. The connections were also made through research in books, magazines, articles, theses, and photographic images. The work unfolds within the field of contemporary visual poetics, carnival, play, and performance, involving issues of the body, space, and image, seeking border-crossing connections between the visual arts and other categories. It considers the mediation between artistic languages and aesthetic perceptions that permeate the toy/work, taking into account how the mediums influence and affect the visuality and power of the performance, such as color, textuality, body, acting, space, and temporality. The study is divided into five chapters, each presenting its unique aspects in an articulated manner, addressing theoretical and practical points that underpin the Parangotíteres as a creation, a state of constant invention and reinvention |
Palavras-chave: | Parangotíteres Teatro de formas animadas Hélio Oiticica Carnaval Poéticas visuais Artes Parangolé Oiticica, Hélio, 1937-1980 Performance (Arte) Theater of animated forms Carnival Visual poetics |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | MADEIRA, Maria de Lourdes Reis. Parangotíteres, da epifania à tese: o processo teórico e prático de criação e ação de um Títere. 2024. 288 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23780 |
Data de defesa: | 19-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Artes |
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