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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23781
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Múltiplas vozes para construção de uma história: as práticas no DEGASE (1994 a 2023) |
Título(s) alternativo(s): | Multiple voices to build a history: practices at DEGASE (1994 to 2023) |
Autor: | Lopes, Elis Regina de Castro ![]() |
Primeiro orientador: | Almeida, Gelsom Rozentino de |
Primeiro membro da banca: | Reznik, Luís |
Segundo membro da banca: | Pereira, Irandi |
Terceiro membro da banca: | Almeida, André Pereira de |
Quarto membro da banca: | Vinuto, Juliana |
Resumo: | Esta tese buscou evidenciar a história de uma instituição por meio de diversas memórias em disputa, entre elas: as memórias apresentadas e manifestadas nos discursos das gestões, em redes sociais e eventos, nos quais se procura afirmar a promoção de um discurso institucional, demonstrando que o órgão atua na socioeducação de acordo com os parâmetros das normativas vigentes; e, nas práticas do dia a dia, as memórias dos socioeducadores, que comumente não aparecem em espaços de maior visibilidade, assim as memórias internas entre os grupos de socioeducadores com conflitos e tensões, as diversas memórias da comunidade socioeducativa. Este estudo procurou trazer os coloridos da vivência diária, de pessoas comuns, múltiplas vozes nesta construção, que juntas formam a história da instituição que é contraditória na sua missão: socioeducar e vigiar/punir. O presente trabalho teve o objetivo de realizar um estudo sobre as práticas do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro (DEGASE), no período de 1994 a 2023, e para tanto se utilizou de depoimentos dos socioeducadores que trabalham no sistema socioeducativo do estado do Rio de Janeiro e a análise de alguns documentos produzidos pelo DEGASE. A metodologia utilizada foi a História Oral, considerando as fontes orais como principal instrumento da pesquisa. Essa forma de pesquisar possibilita reconstruir o passado remoto e o recente, por meio das entrevistas, uma vez que o contemporâneo também produz história. Ao longo da tese, mostrou-se uma luta travada da política socioeducativa entre a socioeducação e a segurança pela repressão. Constatou-se que não é mais o sancionatório que convive com a socioeducação, e sim a socioeducação que convive com o Estado penal, fortalecido, bem-organizado e com objetivos claros e definidos. Foi possível encontrar diversas formas de resistências por parte de vários socioeducadores a esse estado de priorização da segurança punitiva. Destaca-se que foi possível observar a instituição em movimentos ora na busca de uma política socioeducativa baseada nos princípios de uma educação libertadora, ora se pautando em práticas retrógradas, moralistas e punitivas. Esse misto entre o sancionatório e o garantista representa o cotidiano da política socioeducativa no estado do Rio de Janeiro. Considera-se como uma contribuição aos pesquisadores da temática à sociedade, e à própria instituição, ao proporcionar uma reflexão crítica sobre as contradições existentes ao observar o abismo existente entre o discurso e a sua prática, e na compreensão crítica de seu passado, poder enxergar suas ações de forma transparente para no futuro buscar uma profunda mudança e efetivar a socioeducação enquanto política pública. O trabalho não tem a pretensão de dar conta de tudo, havendo certamente lacunas e possíveis objeções que indicam a importância de outras pesquisas neste campo e que são importantes para que aconteça um movimento constante da escrita e da história entre as várias verdades existentes. |
Abstract: | This thesis aimed to highlight the history of an institution through various memories in dispute: the memories presented and expressed in the speeches of the administrations, in social media and events, in which they attempt to affirm the promotion of an institutional speech, demonstrating that the department acts in socio-education according to the parameters of the regulations in force; and, in the day-to-day practices, the memories of the socio-educators, which commonly do not appear in spaces of greater visibility, thus the internal memories between the groups of socio-educators with conflicts and tensions, the diverse memories of the socio-educational community. This study attempted to bring out the colors of daily experience, of common people, multiple voices in this construction, which together form the history of the institution that is contradictory in its mission: to socio-educate and to watch/punish. The objective of this work was to do a study on the practices of the General Department of Socio-educational Actions of the State of Rio de Janeiro - DEGASE, from 1994 to 2023, and to this end made use of testimonies from socio-educators working in the socio-educational system of the state of Rio de Janeiro and an analysis of some documents produced by DEGASE. The methodology used was Oral History, with oral sources as the main research tool. This form of research makes it possible to reconstruct the distant and recent past through interviews, since the contemporary also produces history. Throughout the thesis, the struggle between socio-educational policy and security for repression was shown. It was found that it is no longer sanctions that coexist with socio-education, but socio-education that coexists with the penal state, strengthened, well-organized and with clear and defined objectives. It was noted that several socio-educators showed various forms of resistance to this state of prioritizing punitive security. It is worth noting that it was observed that the institution was moving sometimes in search of a socio-educational policy based on the principles of liberating education, and sometimes based on retrograde, moralistic and punitive practices. This mixture of the sanatorium and the guarantor represents the daily life of socio-educational policy in the state of Rio de Janeiro. It is a contribution to researchers on the subject, to society, and to the institution itself, to provide a critical reflection on the contradictions that exist when observing the gap between discourse and practice, and in the critical comprehension of its past, to be able to see its actions in a transparent way so that in the future it can seek a profound change and make socio-education effective as a public policy. This work does not pretend to be able to cover everything, and there are certainly gaps and possible objections that indicate the importance of further research in this field, which is important if there is to be a constant process of writing and history between the various existing truths. |
Palavras-chave: | DEGASE História oral Memórias em disputa Socioeducação Socioeducadores DEGASE Oral History Memories in dispute Socio-education Socio-educators |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História Social |
Citação: | LOPES, Elis Regina de Castro. Múltiplas vozes para construção de uma história: as práticas no DEGASE (1994 a 2023). 2023. 242 f. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23781 |
Data de defesa: | 4-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em História Social |
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