Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23782
Tipo do documento: Dissertação
Título: Por ser de lá: ecos e ritmos da história no antigo sertão carioca
Título(s) alternativo(s): For being from there: echoes and rhythms of history in the former carioca hinterland
Autor: Rocha, Iuri Batista da 
Primeiro orientador: Gonçalves, Márcia de Almeida
Primeiro membro da banca: Reznik, Luís
Segundo membro da banca: Rodrigues, Leandro Garcia
Resumo: A presente dissertação, se insere no campo das reflexões sobre educação patrimonial no ensino de história, explorando a conexão entre esses conceitos, inserida na perspectiva de que “nossa sala de aula é o mundo”. Dessa maneira, é proposta a ideia de que aulas de campo, roteirizadas para abordar saberes locais e conscientizar sobre os patrimônios culturais espalhados pelo sertão carioca e demais subúrbios do Rio de Janeiro, podem ser implementadas e adaptadas por professores interessados em fortalecer o ensino histórico-patrimonial. Neste trabalho, são apresentados: um relato histórico que relaciona a história da Banda Deozílio Pinto com a história de Pedra de Guaratiba, uma análise sobre o conceito de patrimônio, além de uma reflexão sobre a importância da educação patrimonial para o ensino de história. Com isso, espera-se contribuir com novas epistemes ao debate sobre a preservação do passado e o fortalecimento das identidades locais, em uma época onde saberes históricos e memórias são frequentemente relativizados na dinâmica dos usos políticos do passado.
Abstract: This dissertation engages with reflections on heritage education within history teaching, exploring the connection between these concepts from the perspective that “our classroom is the world”. In this context, it proposes the idea that field trips, structured to address local knowledge and raise awareness about cultural heritage dispersed across the 'sertão' of Rio and other suburbs, can be implemented and adapted by teachers interested in strengthening historical and heritage education. This study presents: a historical account linking the history of the Deozílio Pinto Band to the history of Pedra de Guaratiba, an analysis of the concept of heritage, and a reflection on the importance of heritage education for history teaching. The aim is to contribute new epistemologies to the debate on preserving the past and strengthening local identities in a time when historical knowledge and memories are frequently relativized through the political uses of the past.
Palavras-chave: História local
Banda Deozílio Pinto
Patrimônio
Cultura
Educação patrimonial
Local History
Banda Deozílio Pinto
Heritage
Culture
Heritage education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: ROCHA, Iuri Batista da. Por ser de lá: ecos e ritmos da história no antigo sertão carioca. 2024. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23782
Data de defesa: 29-Nov-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.