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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23783
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Questões de gêneros no esporte escolar: estudo da Escola Municipal GEO Juan Antonio Samaranch na perspectiva das diferenças |
Título(s) alternativo(s): | Gender issues in school sports: study of the GEO Juan Antonio Samaranch Municipal School from the perspective of differences |
Autor: | Coelho, Gabriel Magalhães Rodrigues ![]() |
Primeiro orientador: | Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier |
Primeiro membro da banca: | Silva, Ana Patrícia da |
Segundo membro da banca: | Brito, Leandro Teofilo de |
Resumo: | A presente dissertação trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre questões que envolvem as desigualdades de gêneros e outras opressões interseccionais no esporte escolar de uma escola vocacionada do município do Rio de Janeiro. Historicamente, o esporte e a Educação Física foram espaços que negaram o direito às diferenças e operaram contribuindo para as padronizações hegemônica dos corpos. A pesquisa buscou elementos que revelassem as práticas escolares esportivas e as experiências de competições que tencionassem possíveis formas de preconceitos e exclusões. A bibliografia que ancorou os estudos focalizou produções pós-estruturalistas, entendendo gênero como categoria de análise, dialogando com discussões interseccionais que envolveram, também, raça e classe. Foram analisados os documentos oficiais de matriz curricular das escolas vocacionadas ao esporte, chamadas, atualmente, de Ginásios Educacionais Olímpicos, assim como o projeto político pedagógico da Escola Juan Antonio Samaranch. Foram evidenciados, no trabalho, os discursos produzidos através das respostas dxs alunxs da escola, que revelaram a aproximação da realidade preconceituosa do alto rendimento esportivo com as competições escolares vivenciadas pelxs estudantes. Embora a escola vocacionada pesquisada demonstre avançar na criação de um ambiente de pertencimento positivo e com mais possibilidades de protagonismos para quem, geralmente, não possuí espaço em atividades corporais, o resultado apontou para práticas escolares que, no trabalho, especificamente com eixo esportivo, muitas vezes ainda produzem uma lógica que opera na reprodução do esporte competitivo, demonstrando, efetivamente, poucas estratégias para o enfrentamento das desigualdades, opressões e exclusões. |
Abstract: | This dissertation is a qualitative study on issues involving gender inequalities and other intersectional oppressions in school sport at a special school in the municipality of Rio de Janeiro. Historically, sport and Physical Education have been spaces that have denied the right to differences and have operated by contributing to the hegemonic standardization of bodies. The research looked for elements that would reveal school sports practices and competition experiences that could influence possible forms of prejudice and exclusion. The bibliography that anchored the studies focused on post-structuralist productions, understanding gender as a category of analysis, dialoguing with intersectional discussions that also involved race and class. We analyzed the official curricular matrix documents of the schools dedicated to sport, currently called Olympic Educational Gymnasiums, as well as the Juan Antonio Samaranch school's political pedagogical project. The work highlighted the speeches produced through the responses of the school's students, which revealed the proximity of the prejudiced reality of high sports performance with the school competitions experienced by the students. Although the researched school demonstrates progress in creating an environment of positive belonging and with more possibilities for leading roles for those who generally do not have space in bodily activities, the result pointed to school practices that, when working specifically with sports, often still produce a logic which operates in the reproduction of competitive sport, effectively demonstrating few strategies for confronting inequalities, oppression and exclusion. |
Palavras-chave: | Desigualdades Gêneros Esportes Educação física Diferenças Inequalities Gender Sports Physical education Differences |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | COELHO, Gabriel Magalhães Rodrigues. Questões de gêneros no esporte escolar: estudo da Escola Municipal GEO Juan Antonio Samaranch na perspectiva das diferenças. 2024. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23783 |
Data de defesa: | 16-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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