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Tipo do documento: Dissertação
Título: Um intelectual africano e o ensino de história na educação básica: possibilidades de uso dos discursos de Amílcar Cabral (1960-1973)
Título(s) alternativo(s): An African intellectual and the teaching of history in basic education: possibilities of using Amílcar Cabral's speeches (1960-1973)
Autor: Tavares, Felipe Fazolino Barroso 
Primeiro orientador: Viana, Iamara da Silva
Primeiro membro da banca: Mello, Juçara da Silva Barbosa de
Segundo membro da banca: Gomes, Flávio dos Santos
Resumo: A dissertação destaca a necessidade de ampliar o ensino das histórias das Áfricas na educação básica, um movimento iniciado com a Lei nº 10.639/03. Com esse objetivo, analisam-se as possibilidades de uso dos discursos de Amílcar Cabral, líder revolucionário nas lutas de independência de Cabo Verde e Guiné-Bissau, em aulas sobre as Independências Africanas. Este trabalho argumenta a favor da importância de ensinar História da África e Cultura afro-brasileira como instrumentos educacionais para enfrentar questões sociais como o racismo. Em uma educação brasileira ainda fortemente influenciada pela hegemonia europeia, traçamos um panorama do Ensino de História no Brasil para entender essa característica estrutural. Conclui-se que a inserção dessas histórias é fruto de lutas políticas e debates ao longo do século XX, e que, entre as diversas abordagens possíveis, o estudo das independências das colônias africanas ocupa lugar central. Como produto final, foi desenvolvido um Guia Didático para professores, que reúne trechos de discursos de Amílcar Cabral, em diálogo com outras fontes históricas e propostas de atividades para aplicação em sala de aula.
Abstract: This dissertation highlights the need to expand the teaching of African histories in basic education, a movement that began with Law No. 10.639/03. To this end, it analyzes the possibilities of using the speeches of Amílcar Cabral, a revolutionary leader in the independence struggles of Cape Verde and Guinea-Bissau, in lessons about African independence. This work argues in favor of the importance of teaching African History and Afro-Brazilian Culture as educational tools to tackle social issues such as racism. In a Brazilian education still strongly influenced by European hegemony, we outline a panorama of History Teaching in Brazil in order to understand this structural characteristic. We conclude that the inclusion of these histories is the result of political struggles and debates throughout the 20th century, and that among the various possible approaches, the study of the independence of African colonies occupies a central place. As a final product, a Teaching Guide for teachers was developed, which brings together excerpts from Amílcar Cabral's speeches, in dialogue with other historical sources, and proposals for activities to be applied in the field.
Palavras-chave: Ensino de história
Currículo
Prática docente
História da África
Amílcar Cabral
History teaching
Curriculum
Teaching practice
African History
Amílcar Cabral
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: TAVARES, Felipe Fazolino Barroso. Um intelectual africano e o ensino de história na educação básica: possibilidades de uso dos discursos de Amílcar Cabral (1960-1973). 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23785
Data de defesa: 10-Dez-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)



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