Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23786
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Arena das geografias ensinadas: o conflito entre o racismo e as resistências antirracistas nos Colégios Federais da Baixada Fluminense |
Título(s) alternativo(s): | Arena of taught geographies: the conflict between racism and antiracist resistances in Federal Schools of Baixada Fluminense |
Autor: | Sacramento, Lucas Bussi Ferreira do ![]() |
Primeiro orientador: | Santana Filho, Manoel Martins de |
Primeiro coorientador: | Guimarães, Geny Ferreira |
Primeiro membro da banca: | Correa, Gabriel Siqueira |
Segundo membro da banca: | Rosa, Daniel Pereira |
Resumo: | Os processos que levaram a atual estrutura espacial da Baixada Fluminense são caracterizados por disputas envolvendo entes racistas e antirracistas desde o período colonial, tornando a região num espaço racialmente conflituoso. Atualmente, a Baixada Fluminense é uma região cuja maioria de sua população é negra, por isso, é alvo de políticas públicas e outras ações espaciais articuladas entre as classes hegemônicas que buscam controlá-las através de discriminações sistêmicas, legitimadas e reproduzidas devido e pela ideologia racista presente no imaginário social, logo, na sua estrutura espacial. Por isso, uma das estratégias utilizadas para consolidar o racismo praticado contra a população da Baixada será a criação e difusão de imagens negativas atreladas à região, tratando-a como região de doenças, suja e perigosa, cuja única solução seria a própria violência. Todos esses fatores ocorrem ao mesmo tempo em que a sua população apresenta diversas articulações que manifestam a resistência dos seus corpos, culturas, identidades e da sua própria existência. Essa característica conflituosa da região tornará algumas de suas formas espaciais em arenas que serão disputadas também entre grupos que buscam a manutenção do racismo e legitima a discriminação para o controle da população da Baixada e outros que objetivam a reprodução de conhecimentos e informações que contribuam para o desenvolvimento de uma consciência espacial antirracista, que fortaleça a resistência e desconstrua o racismo como um dos fatores ordenadores das diversas discriminações existentes contra a sua população. Diante desse contexto, as escolas da Rede Federal de Ensino se tornam alvo de políticas públicas para a expansão até áreas periféricas no início dos anos 2000 e chegam na Baixada Fluminense, sendo influenciadas por essa realidade espacial. O prestígio que essas instituições carregam junto à qualidade do serviço oferecido tornarão essas escolas almejadas por boa parte da população da região, levando a motivação dessa pesquisa de tornar as práticas educativas envoltas na geografia ensinada nessas escolas como objeto de estudo. Sabendo da relevância da geografia na formação da consciência espacial do aluno, será delimitado nessa pesquisa o papel exercido pela geografia ensinada na perspectiva racial nas escolas da Rede Federal de Ensino. A hipótese dessa pesquisa sugere que a geografia ensinada nessas escolas é influenciada pela realidade espacial da região, e apresenta aspectos, tanto racistas quanto antirracistas no desenvolvimento de seu ensino. Seguindo a linha de raciocínio, o objetivo dessa pesquisa é investigar como a dimensão racial conflituosa da Baixada Fluminense se manifesta pela geografia que está sendo ensinada no ensino médio dos colégios da Rede Federal de Ensino na região. Para alcançá-lo, há três objetivos específicos: compreender a dimensão racial por dentro da geografia que é ensinada no Brasil; evidenciar o conflito racial por dentro dos processos históricos que levaram à atual configuração espacial da Baixada Fluminense; examinar, com ênfase nas questões raciais, os currículos e as práticas docentes dos professores de geografia dos Colégios da Rede Federal de Ensino da região. Para isso, a metodologia dessa pesquisa é composta por uma abordagem qualitativa, através de uma análise documental das escolas delimitadas, e bibliográfica, sob uma perspectiva dos conceitos de espaço geográfico, suas formas e funções, estruturas e processos e racismo estrutural. Além disso, também houve a aplicação e análise de entrevistas com professores de geografia das escolas pesquisadas. Portanto, tal pesquisa permitiu identificar como alguns aspectos dos conflitos raciais na Baixada Fluminense e na própria educação escolar se manifestam dentro da geografia que está sendo ensinada nos colégios federais da região. |
Abstract: | The processes that led to the current spatial structure of Baixada Fluminense are characterized by disputes involving racist and antiracist entities since the colonial period, making the region a racially conflicted space. Currently, the Baixada Fluminense is a region where the majority of the population is Black, which makes it a target of public policies and other spatial actions articulated among hegemonic classes that seek to control it through systemic discrimination, legitimized and reproduced due to the racist ideology present in the social imaginary, and thus, in its spatial structure. One of the strategies used to consolidate the racism practiced against the population of Baixada is the creation and dissemination of negative images associated with the region, portraying it as a place of disease, dirt, and danger, where the only solution would be violence itself. All these factors occur simultaneously as the population displays various articulations that manifest the resistance of their bodies, cultures, identities, and their very existence. This conflictual characteristic of the region will turn some of its spatial forms into arenas that will also be contested between groups seeking to maintain racism and legitimize discrimination for the control of the Baixada population, and others aiming to reproduce knowledge and information that contribute to the development of an antiracist spatial consciousness, which strengthens resistance and deconstructs racism as one of the organizing factors of the various discriminations existing against its population. In this context, the Federal Education Network schools become targets of public policies for expansion into peripheral areas in the early 2000s, reaching Baixada Fluminense and being influenced by this spatial reality. The prestige that these institutions hold, along with the quality of service they offer, makes these schools desirable for a large part of the region's population, leading to the motivation behind this research to turn the educational practices surrounding the geography taught in these schools into an object of study. Aware of the relevance of geography in shaping students' spatial consciousness, this research will delimit the role played by the geography taught from a racial perspective in the schools of the Federal Education Network. The hypothesis of this research suggests that the geography taught in these schools is influenced by the spatial reality of the region and presents aspects of both racism and antiracism in its teaching development. Following this line of reasoning, the objective of this research is to investigate how the conflictual racial dimension of Baixada Fluminense manifests through the geography being taught in the Federal Education Network high schools in the region. To achieve this, there are three specific objectives: to understand the racial dimension within the geography taught in Brazil; to highlight the racial conflict within the historical processes that led to the current spatial configuration of Baixada Fluminense; and to examine, with an emphasis on racial issues, the curricula and teaching practices of geography teachers in the Federal Education Network schools in the region. Thus, the methodology of this research consists of a qualitative approach, through a documentary analysis of the delimited schools, and bibliographical research, under a perspective of geographic space concepts, its forms and functions, structures and processes, and structural racism. Additionally, interviews with geography teachers from the researched schools were conducted and analyzed. Therefore, this research allowed for the identification of how some aspects of racial conflicts in Baixada Fluminense and in education itself manifest within the geography being taught in the federal schools of the region. |
Palavras-chave: | Baixada Fluminense Conflito racial Geografia ensinada Escolas federais Ensino antirracista Baixada Fluminense Racial conflict Taught geography Federal schools Antiracist education |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP) |
Citação: | SACRAMENTO, Lucas Bussi Ferreira do. Arena das geografias ensinadas: o conflito entre o racismo e as resistências antirracistas nos Colégios Federais da Baixada Fluminense. 2024. 182 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23786 |
Data de defesa: | 12-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Lucas Bussi Ferreira do Sacramento - 2024 - Completa.pdf | Documento principal | 4,53 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo - Lucas Bussi Ferreira do Sacramento - 2025.pdf | 177,19 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Lucas Bussi Ferreira do Sacramento - 2025.pdf | 270,6 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.