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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23787
Tipo do documento: Dissertação
Título: O trabalho docente no Colégio Pedro II em tempos de mutação tecnológica
Autor: Melo, Eliza Lobato 
Primeiro orientador: Sobreira, Henrique Garcia
Primeiro membro da banca: Cocco, Giuseppe Mario
Segundo membro da banca: Leroux, Liliane
Resumo: Esta pesquisa aborda o trabalho docente no Colégio Pedro II a partir da entrada das novas ferramentas tecnológicas, buscando identificar como os professores da referida instituição estão percebendo e vivenciando as mudanças no cenário do trabalho e como representam suas produções diante de uma realidade em que o conhecimento é gerado também a partir da coletividade e da colaboração das massas através das redes de conectividade. Considero o trabalho docente como de natureza intelectual, mas debato as questões apresentadas pelos estudos da proletarização, a qual chamo por “manualização” do trabalho docente, ocorrida nas últimas décadas do século XX, até chegar ao movimento de transição que ocorre hoje, no qual a produção docente tende a ser um trabalho imaterial, embora ainda apresente inúmeros aspectos de uma produção pautada em princípios fordistas, para isso, coloco em interlocução, autores que basearam-se no pensamento de Antonio Negri, a fim de explicar esses movimentos transitórios entre os regimes de produção fordista e pós-fordista, a partir dos conceitos de trabalho imaterial e capitalismo cognitivo. Numa proposta de metodologia pautada na Dialética Negativa de Adorno, analiso as falas dos docentes e nelas posso verificar indícios da existência de um novo modo de produção docente, mas isso ainda não configura-se como uma realidade, ou seja, concluí que os fundamentos da teoria da produção imaterial aparecem no fazer docente, mas não apresentam sustentação suficiente para que possa afirmá-la como uma realidade no que diz respeito à massificação do trabalho do intelecto no campo da atividade docente.
Abstract: This research addresses the teaching work at Pedro II School from the entry of new technological tools, seeking to identify how the teachers of that institution are realizing and experiencing the changes in the work setting and how they represent their productions front to a reality where knowledge is also generated from the collectivity and collaboration of the masses through networking connectivity. I consider teaching work as of an intellectual nature, but I discuss the issues raised by studies of proletarianization, which I call here as “manualização” of the teaching work, which occurred in the last decades of the twentieth century, until reaching the transition movement that occurs today, in which the teaching production tends to be an immaterial labor, although it still presents many aspects of a production guided by Fordist principles, for that, I put in dialogue, authors who were based at the thought of Antonio Negri, in order to explain these transitional movements between the Fordist and post- Fordist production regime, from the concepts of immaterial labor and cognitive capitalism. In a proposed methodology based in the Negative Dialectics of Adorno, I do analyze the speech of teachers and in them I can verify evidences of the existence of a new mode of teacher production, but that still does not set up as a reality, in other words, I conclude that the fundamentals of imaterial production theory appear in the teaching work, but do not have enough support for being asserted as a reality in relation to the massification of the intellect working in the field of teaching activity.
Palavras-chave: Educação
Prática docente
Evolução tecnológica
Education
Tecnology
Teaching work
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: MELO, Eliza Lobato. O trabalho docente no Colégio Pedro II em tempos de mutação tecnológica. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23787
Data de defesa: 31-Ago-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação



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