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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23795
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Luz, câmera, educa(ação): quando a escola faz cinema, todo mundo tem história |
Título(s) alternativo(s): | Lights, camera, educ(ation): when the school makes cinema, everyone has a story |
Autor: | Vidal, Luane Ribeiro ![]() |
Primeiro orientador: | Ignatiuk, Sonia Maria de Almeida |
Primeiro membro da banca: | Gaio, Gessica Góes Guimarães |
Segundo membro da banca: | Zampa, Vivian Cristina da Silva |
Resumo: | O tema desta dissertação nasceu das diversas inquietações presentes no chão da escola, dentre elas a relação que os/as estudantes, estabelecem com as redes sociais e seus conteúdos que ultrapassando os muros da escola, fazem parte do cotidiano escolar. Utilizar esses recursos como ferramenta pedagógica, pode ser uma forma de aproximá-los dos objetivos acadêmicos e escolares. Assim, este trabalho tem como mote a investigação sobre as potencialidades e limitações da produção de audiovisual como ferramenta para o ensino de História. Tem como objetivo a partir da construção de uma mostra de curta metragem desenvolver a consciência histórica dos estudantes, promovendo os letramentos digitais e histórico. Pelo fato de a mostra produzida estar inserida em um tradicional projeto da escola, chamado “Africanidades”, a reflexão sobre práticas antirracistas também faz parte desta pesquisa, sendo discutidas e estando presente em nossos artefatos didáticos digitais. Para desenvolver este trabalho, utilizamos metodologias ativas pois entendemos que elas possibilitam o protagonismo estudantil e a democratização dos saberes. Assim, optamos pela aprendizagem baseada em projetos, viabilizando a construção coletiva e valorizando as habilidades individuais dos discentes. A análise das narrativas transformadas em filmes, dialogam com nossos objetivos, delimitando as potencialidades e limitações do projeto. |
Abstract: | The theme of this dissertation was born out of various concerns present within the school environment, among them the relationship students establish with social media and its content, which, transcending the walls of the school, becomes part of everyday school life. Utilizing these resources as pedagogical tools can be a way to connect students to academic and educational goals. Thus, this work investigates the potential and limitations of audiovisual production as a tool for history teaching. Its objective is to develop students’ historical awareness through the creation of a short film showcase, promoting both digital and historical literacy. Since the produced showcase is part of a traditional school project called Africanidades (Africanities), reflections on anti-racist practices are also part of this research, being discussed and present in our digital didactic artifacts. To develop this work, we employed active methodologies as we believe they enable a student protagonism and the democratization of knowledge. Therefore, we opted for project-based learning, facilitating collective construction and valuing the individual skills of students. The analysis of the narratives transformed into films aligns with our objectives, outlining the project’s potential and limitations. |
Palavras-chave: | Consciência histórica Letramentos digitais Letramento histórico Educação antirracista Audiovisual Historical awareness Digital literacy Historical literacy Anti-racist education Audiovisual |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Citação: | VIDAL, Luane Ribeiro. Luz, câmera, educa(ação): quando a escola faz cinema, todo mundo tem História. 2024. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23795 |
Data de defesa: | 6-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
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