Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23796
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Poéticas das escrevivências: por uma perspectiva de ensino antirracista |
Título(s) alternativo(s): | Poetics of escrevivências: for an antiracist teaching perspective |
Autor: | Goes, Ester de Barros ![]() |
Primeiro orientador: | Pinto, Maria Isaura Rodrigues |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Maria Betânia Almeida |
Segundo membro da banca: | Pitthan, Iran Nascimento |
Resumo: | A concepção de leitura adotada na presente pesquisa é a interacional (Koch, 2017, p. 10), em que interatuam autor-texto-leitor em um processo dinâmico de coconstrução de sentidos. Tendo em vista essa premissa e as contribuições provenientes dos estudos multiculturais e decoloniais e pretendendo contemplar a natureza humanizadora da literatura (Candido, 2011), este estudo desenvolveu, em favor da ampliação da competência leitora dos alunos, nas turmas de oitavo ano do Ensino Fundamental, uma proposta de ensino de leitura literária que propiciou reflexões e discussões a respeito das relações étnico-raciais que visaram à promoção de uma educação antirracista. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo (Minayo, 2002), inserida no âmbito da pesquisa-ação, pois objetiva dar aos sujeitos envolvidos (pesquisadores e participantes) meios de se tornarem capazes de responder com maior eficiência aos problemas da situação vivida, sob a forma de uma ação transformadora (Thiollent, 1986, p. 8). A fim de alcançar a meta a que se propõe, o estudo elegeu como recurso metodológico o modelo de ―sequência básica‖ proposto por Cosson (2021), adaptando-o para atender às especificidades da pesquisa. Ancorada em uma visão libertadora e dialógica (Freire, 1996), foram desenvolvidas oficinas voltadas para o letramento literário (Cosson, 2021) e o letramento racial (Volp, 2023-2024), as quais proporcionaram momentos de leituras individuais e compartilhadas de quatro poemas extraídos do livro de Conceição Evaristo, Poemas da recordação e outros movimentos (2021, p. 17, 24, 36, 84-85), além de um poema de Carolina Maria de Jesus e outro de Marcos Fabrício. As oficinas foram realizadas com o intuito de contribuir para a formação de leitores reflexivos e críticos e de conduzi-los a adotar, em face de situações desafiadoras, tanto na esfera escolar quanto na esfera da vida, uma atitude eficazmente responsiva (Bakhtin, 2011). Os resultados obtidos com a aplicação da proposta de intervenção demostraram que o procedimento teórico-metodológico adotado possibilitou um ensino significativo, profícuo e valorativo da diversidade étnica, de modo que contribuiu para que os alunos se tornassem sujeitos ativos de sua própria leitura e sujeitos autorais de suas ―escrevivências‖ poéticas. |
Abstract: | The concept adopted in the present study is the interactive reading (Koch, 2017, p. 10), in which author-text-reader interact in a dynamic process of sense co-construction. Taking this premise into consideration as well as the contribution from multicultural and decolonizing studies and aiming at encompassing the humanizing nature of literature (Candido, 2011), this academic study, with the purpose of broadening the reading skill of 8th-graders from the Ensino Fundamental, has promoted a literary reading teaching which allowed reflections and discussions about the ethnic-racial relations, focusing on fostering an antiracist literary education. This is a qualitative research (Minayo, 2002), inserted in the action research, which aims at allowing everyone involved in it (researchers and participants) to be capable of responding more efficiently to the problems of the experienced situation, in a transformative way (Thiollent, 1986, p.8). In order to achieve its set goal, the study adopted as methodological resource the "basic sequence" model proposed by Cosson (2021), adapting it to meet the specifics of the study. Rooted in a libertarian and dialogic view (Freire, 1996), there were workshops focusing on literary literacy (Cosson, 2021) and racial literacy (Volp, 2023-2024), which provided moments of individual and shared reading of four poems taken from the book Poemas da recordação e outros movimentos (2021, p. 17, 24, 36, 84-85), by Conceição Evaristo, as well as a poem by Carolina Maria de Jesus and another one by Marcos Fabrício. The workshops were run with the purpose of contributing to raising reflective and critical readers in addition to prompting them to adopt an effective responsive attitude (Bakhtin, 2011) when facing challenging situations both in the school environment and in life. The results obtained with the intervention proposal have demonstrated that the theoretical-methodological approach adopted enabled meaningful, diversity-valuing and beneficial teaching, in a way that students have become active participants of their own reading and authorial subjects of their poetic "escrevivência". |
Palavras-chave: | Relações étnico-raciais Poesia Escrevivência Letramento literário Educação antirracista Ethnic-racial relations Poetry Escrevivência Literary literacy Antiracist education |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP |
Citação: | GOES, Ester de Barros. Poéticas das escrevivências: por uma perspectiva de ensino antirracista. 2024. 215 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23796 |
Data de defesa: | 17-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Ester de Barros Goes - 2024 - Completa.pdf | Documento principal | 4,99 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo - Ester de Barros Goes - 2025.pdf | 766 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Ester de Barros Goes - 2025.pdf | 268,2 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.