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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23823
Tipo do documento: Tese
Título: Verniz fluoretado em pré-escolares: recomendações de uso e suas bases científicas
Título(s) alternativo(s): Fluoride varnish for preschoolers: recommendations for use and scientific basis
Autor: Couto, Flávia Macedo 
Primeiro orientador: Santos, Ana Paula Pires dos
Primeiro coorientador: Andrade, Fernanda Barja Fidalgo Silva de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Branca Heloisa de
Segundo membro da banca: Fidalgo, Tatiana Kelly da Silva
Terceiro membro da banca: Silva, Michele Machado Lenzi da
Quarto membro da banca: Raggio, Daniela Prócida
Quinto membro da banca: Antunes, Lívia Azeredo Alves
Resumo: O objetivo foi avaliar criticamente as evidências e recomendações sobre o uso do verniz fluoretado (VF) para prevenção da cárie dentária em pré-escolares (crianças de até 71 meses). Foram realizados três estudos distintos. No estudo um, dois investigadores buscaram em outubro de 2021 e de forma independente, por recomendações e diretrizes clínicas (DC) sobre o uso de VF em pré-escolares nas cinco primeiras páginas do Google Search™ e em três bases de DC. Também de maneira independente, os avaliadores selecionaram e incluíram documentos oficiais de órgãos governamentais ou associações de odontopediatria sobre o uso do VF e extraíram e registraram os dados. Um terceiro avaliador resolveu as divergências. Cada DC identificada foi avaliada com o instrumento AGREE II. Foram incluídos 29 documentos, sendo 23 recomendações e 6 DC. As recomendações variaram de acordo com a idade, o risco de cárie e frequência de aplicação. Das seis DC, apenas uma pontuou mais que 70% no AGREE II. No segundo estudo foi realizada uma revisão de revisões sistemáticas (RS), sendo incluídas RS, com ou sem meta-análises, de ensaios controlados randomizados e quasi-randomizados que avaliaram o uso de VF em pré-escolares para prevenção de cárie em dentina em comparação a placebo, cuidado padrão ou nenhuma intervenção. A busca foi conduzida em março de 2023 em 8 bases de dados eletrônicas. Dois avaliadores, de forma independente, selecionaram as RS e extraíram os seus dados. A qualidade metodológica (QM), o risco de viés (RV) e a certeza da evidência (CE) das RS foram avaliados utilizando AMSTAR-2, ROBIS e GRADE, respectivamente. Os resultados foram sintetizados descritivamente. Das 13 RS incluídas, seis apresentaram evidência insuficiente; cinco RS concluíram que o VF é efetivo; e duas RS sugeriram benefício clínico irrelevante. Uma RS teve a QM alta, duas baixa e 11 criticamente baixa. O RV foi considerado baixo em três RS e alto em dez. O domínio de síntese e resultados das RS foi o mais frequentemente avaliado como alto risco. A CE variou de moderada a muito baixa, sendo o RV o critério que mais contribuiu para reduzi-la. No estudo três foi investigada a presença de spin nos resumos das RS incluídas no estudo dois. Dois avaliadores independentes avaliaram a presença de spin nos 21 itens da classificação de spin de Yavchitz et al. (2016) divididos nas categorias de relato enganoso, interpretação enganosa e extrapolação inapropriada. O ranking de gravidade de spin foi utilizado categorizando entre alta, média e baixa de acordo com sua posição no ranking. Dez das 13 RS apresentaram ao menos um item com spin e quatro destas com ao menos um item de alta gravidade. A categoria mais frequente foi de relato enganoso. O spin está presente na maioria das RS incluídas. Atualmente, a aplicação de verniz fluoretado é amplamente recomendada e as DC que recomendam seu uso são de baixa qualidade. As evidências sobre o benefício anticárie do VF divergem em suas conclusões, têm qualidade criticamente baixa, alto risco de viés e apresentam spin em seus resumos.
Abstract: The aim of this study was to critically evaluate the evidence and recommendations on the use of fluoride varnish (FV) for the prevention and control of caries in preschoolers (children up to 71 months old). Three separate studies were conducted. In the first study, two investigators independently searched for recommendations and clinical practice guidelines (CPG) on the use of FV in preschoolers in October of 2021. This search was conducted on the first five pages of Google Search™ and in three CPG databases Also independently, the evaluators selected and included official documents from government bodies or pediatric dentistry associations on the use of VF and extracted and recorded the data. A third evaluator resolved any discrepancies. Each CPG identified underwent evaluation using the AGREE II instrument. Twenty-nine documents were included, 23 recommendations and 6 CPG. The recommendations exhibited variability based on age, caries risk, and application frequency. Only one out of the six CPGs scored over 70% in the AGREE II overall assessment. In the second study, a review of systematic reviews (SR) was conducted, including SR, with or without meta-analyses, of randomized and quasi-randomized controlled trials assessing the use of FV for caries prevention in preschoolers compared to placebo, standard care, or no intervention. The search, conducted in March 2023, involved eight electronic databases. Two reviewers independently selected SR and extracted their data. The methodological quality (MQ), risk of bias (RB), and certainty of evidence (CE) were accessed using AMSTAR-2, ROBIS, and GRADE, respectively. Of the 13 SRs included, six presented insufficient evidence; five SRs concluded that VF is effective; and two SRs suggested irrelevant clinical benefit. MQ was assessed as high in one SR, low in two and critically low in 11 SR. The RB was considered low in three SR and high in ten. The synthesis and results domain of SR was the most frequently assessed as high risk. The CE ranged from moderate to very low, with RB being the criterion that most contributed to reducing it. Study three investigated the presence of spin in the abstracts of the SRs included in study two. Two independent investigators assessed the presence of spin in the 21 items of the Yavchitz et al. (2016) spin classification, divided into the categories of misleading reporting, misleading interpretation and inappropriate extrapolation. The spin severity ranking was used, categorizing high, medium and low according to their position in the ranking. Ten of the 13 SRs had at least one item with spin and four of these had at least one item of high severity. The most frequent category was misleading reporting. Spin was present in the majority of the SRs included. Currently, the application of fluoride varnish is widely recommended and the CPGs that recommend its use are of low quality. The evidence on the anti-caries benefit of FV diverges in its conclusions, has critically low quality, a high risk of bias and presents spin in its abstracts.
Palavras-chave: cárie dentária
pré-escolar
verniz fluoretado
fluoretos tópicos
odontologia baseada em evidência
revisão sistemática
estudos metaepidemiológicos
spin
dental caries
child preschool
fluoride varnish
fluorides topical
evidence based dentistry
systematic review
meta-epidemiological studies
spin
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOPEDIATRIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Odontologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Citação: COUTO, Flávia Macedo. Verniz fluoretado em pré-escolares: recomendações de uso e suas bases científicas. 2024. 243 f. Tese (Doutorado em Odontologia) – Faculdade de Odontologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23823
Data de defesa: 27-Fev-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Odontologia



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