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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23833
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Gestão integrada de recursos hídricos: que educação ambiental queremos? |
Título(s) alternativo(s): | Título alternativo/ Língua estrangeira: Integrated management of water resources: what environmental education do we want? |
Autor: | Canto, Shirlei Barros do ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Luciene Pimentel da |
Primeiro membro da banca: | Johnsson, Rosa Maria Formiga |
Segundo membro da banca: | Fortunato, Rafael Ângelo |
Terceiro membro da banca: | Zablonsky, Marcos José |
Quarto membro da banca: | Boulomytis, Vassiliki Terezinha Galvão |
Quinto membro da banca: | Silva, Elmo Rodrigues da |
Resumo: | Comunidades que se encontram em situação de vulnerabilidade ambiental enfrentam desafios substanciais relacionados ao saneamento básico e à disponibilidade e abastecimento de água potável. Além disso, essas comunidades são menos resilientes às crises hídricas, que tendem a aumentar como resultado das alterações dos padrões pluviométricos, como desdobramentos da crise climática. A situação é agravada pela presença de poluição e contaminação. Este cenário é o de muitas comunidades do país e da América Latina, onde a população frequentemente cresce a taxas maiores do que em outras áreas das cidades. A tese está inserida na linha de pesquisa "Construção Social do Meio Ambiente", do Programa Interdisciplinar em Meio Ambiente (PPGMA/UERJ), que abarca estudos e reflexões teóricas que atendem a área das ciências sociais e humanas aplicadas. A pesquisa adota um quadro teórico, ancorado nas ideias de Enrique Leff, cujas teorias na área de ecologia política e no diálogo entre diferentes saberes fundamentam a busca por justiça social em um contexto ambiental. Ademais, a incorporação de teorias conceituais relevantes de Latour, Deleuze e Guatari, Laclau e Mouffe. Nesta conjuntura, a pesquisa tomou como objeto de estudo a localidade de Campos Elíseos na Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro. A paisagem local ilustra e é representativa da problemática tratada na pesquisa. A análise dessa área revela a necessidade de uma abordagem cuidadosa e estratégica para mitigar as persistentes injustiças ambientais presentes nesses locais. A justificativa reside no fato das lacunas nos serviços de saneamento constituírem um problema multifacetado que transcende barreiras políticas, sociais e culturais, impactando de forma significativa comunidades que enfrentam vulnerabilidades socioambientais. Foi analisada a percepção de uma amostra de 100 atores sociais, que incluem moradores, educadores e estudantes de Campos Elíseos, no tocante à crise hídrica, assim como a influência da Educação Ambiental em projetos que visam alcançar as metas do ODS 6 da Agenda 2030 da ONU. A metodologia empregada envolve a aplicação de questionários da Escala Likert, cujo modelo do instrumento foi validado através do teste Alfa de Cronbach, com base em itens padronizados, tendo atingido a consistência aceitável de 0,727. Os resultados da pesquisa evidenciaram uma fragilidade na percepção ambiental dos sujeitos da comunidade estudada, apontando para um conhecimento limitado das complexidades socioambientais presentes na região. Os desdobramentos da tese ressaltam a importância da Educação Ambiental como uma ferramenta de empoderamento e sensibilização, com potencial transformador na capacidade de enfrentar os desafios impostos em áreas de vulnerabilidade pelas lacunas nos serviços de saneamento básico, inclusive de abastecimento de água, para os quais o Brasil possui indicadores de atendimento melhores do que para os outros serviços. A pesquisa contribui para uma visão mais abrangente para o atingimento dos ODS, sobretudo o 6 (água potável e saneamento) proporcionando um olhar crítico e analítico sobre a percepção das questões socioambientais. Guardando as devidas especificidades, os resultados da pesquisa têm potencial para serem aplicados a outros locais de vulnerabilidade socioambiental e econômica do Brasil e da América Latina. |
Abstract: | Communities that are in a situation of environmental vulnerability face substantial challenges related to basic sanitation and the availability and supply of drinking water. Furthermore, these communities are less resilient to water crises, which tend to increase as a result of changes in rainfall patterns, because of the climate crisis. The situation is worsened by the presence of pollution and contamination. This scenario is that of many communities in the country and in Latin America, where the population often grows at higher rates than in other areas of cities. The thesis is part of the research line "Social Construction of the Environment", of the Interdisciplinary Program in the Environment (PPGMA/UERJ), which encompasses studies and theoretical reflections that cover the area of applied social and human sciences. The research adopts a theoretical framework, anchored in the ideas of Enrique Leff, whose theories in the area of political ecology and the dialogue between different knowledge underlie the search for social justice in an environmental context. Furthermore, the incorporation of relevant conceptual theories from Latour, Deleuze and Guatari, Laclau and Mouffe. At this juncture, the research took as its object of study the location of Campos Elíseos in Baixada Fluminense, in the State of Rio de Janeiro. The local landscape illustrates and is representative of the issues addressed in the research. Analysis of this area reveals the need for a careful and strategic approach to mitigate the persistent environmental injustices present in these locations. The justification lies in the fact that gaps in sanitation services constitute a multifaceted problem that transcends political, social and cultural barriers, significantly impacting communities that face socio-environmental vulnerabilities. The perception of a sample of 100 social actors, which include residents, educators and students of Campos Elíseos, regarding the water crisis was analyzed, as well as the influence of Environmental Education on projects that aim to achieve the goals of SDG 6 of the 2030 Agenda of the UN. The methodology used involves the application of Likert Scale questionnaires, whose instrument model was validated through the Cronbach's Alpha test, based on standardized items, reaching an acceptable consistency of 0.727. The research results highlighted a weakness in the environmental perception of the subjects in the studied community, pointing to limited knowledge of the socio-environmental complexities present in the region. The developments of the thesis highlight the importance of Environmental Education as a tool for empowerment and awareness, with transformative potential in the ability to face the challenges imposed in areas of vulnerability due to gaps in basic sanitation services, including water supply, for which the Brazil has better service indicators than for other services. The research contributes to a more comprehensive vision for achieving the SDGs, especially SDG 6 (drinking water and sanitation), providing a critical and analytical look at the perception of socio-environmental issues. Keeping the necessary specificities, the research results have the potential to be applied to other places of socio-environmental and economic vulnerability in Brazil and Latin America. |
Palavras-chave: | Percepção Ambiental Educação Ambiental Vulnerabilidade Socioambiental Gestão Hídrica Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6) Environmental perception Environmental education Socio-environmental Water management Sustainable development goal 6 (SDG 6) |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente |
Citação: | CANTO, Shirlei Barros do. Gestão integrada de recursos hídricos: que educação ambiental queremos? 2024. 337 f. Tese (Doutorado em Meio Ambiente) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23833 |
Data de defesa: | 30-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Meio Ambiente |
Arquivos associados a este item:
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