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Tipo do documento: Dissertação
Título: “Quer ver” como fica a análise dessa construção: futuridade, modalidade e evidencialidade em jogo
Título(s) alternativo(s): "Want to see" how the analysis of this construction looks: futurity, modality and evidentiality at stake
Autor: Alvarez, Rebeca Emerich 
Primeiro orientador: Wiedemer, Marcos Luiz
Primeiro membro da banca: Rodríguez, Keren Betsabe González
Segundo membro da banca: Fortilli, Solange de Carvalho
Resumo: Nesta dissertação, desenvolvemos um quadro analítico da predicação complexa [VVolitivo(auxiliar) VPercepção(ver)Predicador de um estado de coisas(infinitivo)]Predicador complexo], e buscamos identificar os contextos de usos (futuridade, epistemicidade e evidencialidade), a partir da estratificação sincrônica, em 366 dados extraídos da amostra Now, do Corpus do Português. Além disso, a metodologia é quali-quantitativa. A análise é fundamentada na Gramática de Construções Baseada no Uso (GCBU), que enfatiza a relação entre a gramática e o uso da linguagem e explora as propriedades formais e funcionais das construções gramaticais em contextos de usos. Os resultados gerais apontam para uma mudança de percepção visual para percepção não-visual, especialmente mental e, como consequente, extensibilidade da construção, que promoveu o desenvolvimento de novos usos para a construção [quer+ver] licenciando os usos epistêmico e evidencial, além do valor de futuridade. Com isso, a partir desses novos sentidos, o falante introduz um elemento modal que reflete um desejo ou uma vontade expressa, relacionada ao aspecto epistêmico, revelando a atitude do falante em relação à validade ou confirmação da proposição apresentada. A epistemicidade, ao introduzir o conhecimento ou crença do falante, está intrinsecamente conectada à evidencialidade, que se refere à marcação linguística das fontes de informação que sustentam uma afirmação. Por fim, os achados demonstram que a evidencialidade é direta, onde o sujeito parece estar na dêixis do falante. Em outras, há uma inferência baseada em conhecimentos acumulados e percepções sensoriais para antecipar eventos futuros. O uso da primeira pessoa do singular e a referência a situações passadas reforçam a conexão entre a dêixis e a continuidade temporal.
Abstract: In this dissertation, we developed an analytical framework of complex predication [VVolitional(auxiliary) VPerception(see)Predicator of a state of affairs(infinitive)] Complex predicator], and sought to identify the contexts of uses (futurity, epistemicity and evidentiality), from the synchronic stratification, in 366 data extracted from the now sample, from the Portuguese Corpus. In addition, the methodology is quali-quantitative. The analysis is grounded in Use-Based Construction Grammar (GCBU), which emphasizes the relationship between grammar and language use and explores the formal and functional properties of grammatical constructions in usage contexts. The general results point to a change from visual perception to non-visual perception, especially mental and, as a consequence, extensibility of the construction, which promoted the development of new uses for construction, licensing the epistemic and evidential uses, in addition to the futurity value. Thus, from these new meanings, the speaker introduces a modal element that reflects an expressed desire or will, related to the epistemic aspect, revealing the speaker's attitude towards the validity or confirmation of the proposition presented. Epistemicity, when introducing the speaker's knowledge or belief, is intrinsically connected to evidentiality, which refers to the linguistic marking of the sources of information that support a statement. Finally, the findings demonstrate that the evidentiality is direct, where the subject seems to be in the voice of the speaker. In others, there is an inference based on accumulated knowledge and sensory perceptions to anticipate future events. The use of the first person singular and the reference to past situations reinforce the connection between deixis and temporal continuity.
Palavras-chave: Gramática comparada e geral
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Funcionalismo (Linguística)
Epistemicidade
Evidencialidade
Epistemicity
Evidentiality
Comparative and general grammar
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: ALVAREZ, Rebeca Emerich. “Quer ver” como fica a análise dessa construção: futuridade, modalidade e evidencialidade em jogo. 2023. 121 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23835
Data de defesa: 21-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística



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