Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23836
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Judicialização e Ativismo Judicial: uma análise dos conflitos escolares |
Autor: | Ribeiro, Ítalo Roberto Câmara ![]() |
Primeiro orientador: | Esteves, Pâmela Suélli da Motta |
Primeiro membro da banca: | Abreu, Rachel Luiza Pulcino de |
Segundo membro da banca: | Santos, Sônia Beatriz dos |
Resumo: | Muitos são os temas importantes ligados à educação que merecem ser investigados, sendo certo que o campo de estudo desses assuntos tem uma amplitude notória, gerando, inclusive, imprecisões nos pesquisadores de como fazer os recortes necessários. Com isso, objetiva-se promover um recorte considerável do tema, desejando que o resultado desta pesquisa possa contribuir para a atuação docente, em seus diferentes segmentos, seja no tocante à reflexão sobre algumas práticas pedagógicas, seja concernente à aquisição de conhecimento sobre o assunto e posterior desenvolvimento e aplicação. Com efeito, este estudo busca investigar e compreender os conflitos mais recorrentes que surgem no contexto do cotidiano escolar da educação básica e direcionados ao Poder Judiciário, bem como este tem se posicionado frente a essas demandas. Dessa forma, a pesquisa contemplará dois eixos analíticos: as decisões judiciais com natureza definitiva que analisam o mérito dos conflitos escolares, direcionadas ao Judiciário com intuito de se obter uma resposta efetiva, sendo certo que tais decisões são proferidas por diversos órgãos julgadores, assim como as consequências dessas decisões para os sujeitos envolvidos (corpo docente/funcionários, discentes e familiares). Do ponto de vista metodológico, o recorte temporal compreende casos de conflitos direcionados ao Poder Judiciário no intervalo de 2018 a 2023, justificado pelo aumento exponencial da violência escolar e dos fenômenos de judicialização da vida. |
Abstract: | There are many important themes linked to education that deserve to be investigated, and it is true that the field of study of these subjects has a notable breadth, even generating inaccuracies among researchers in how to make the necessary selections. With this, the objective is to promote considerable coverage of the topic, hoping that the result of this research can contribute to teaching practice, in its different segments, whether in terms of reflection on some pedagogical practices, or in terms of acquiring knowledge on the subject. and subsequent development and application. In effect, this study seeks to investigate and understand the most recurrent conflicts that arise in the context of everyday school life in basic education and directed at the Judiciary, as well as how it has positioned itself in the face of these demands. In this way, the research will include two analytical axes: judicial decisions with a definitive nature that analyze the merits of school conflicts, directed to the Judiciary with the aim of obtaining an effective response, given that such decisions are handed down by various judging bodies, as well as the consequences of these decisions for the subjects involved (faculty/staff, students and families). From a methodological point of view, the time frame comprises cases of conflicts directed at the Judiciary in the period from 2018 to 2023, justified by the exponential increase in school violence and the phenomena of judicialization of life. |
Palavras-chave: | Conflitos escolares Judicialização Ativismo Judicial Justiça Restaurativa School conflicts Judicialization Activism Restorative Justice |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | RIBEIRO, Ítalo Roberto Câmara. Judicialização e Ativismo Judicial: uma análise dos conflitos escolares. 2024. 100 f. Dissertação ( Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23836 |
Data de defesa: | 18-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Ítalo Roberto Câmara Ribeiro - 2024 - Completa.pdf | 959,97 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo assinado - Ítalo Roberto Câmara Ribeiro.pdf | 229,12 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN_Ítalo Roberto Câmara Ribeiro.pdf | 276,34 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.