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Tipo do documento: Dissertação
Título: Cartografias do corpo: Sexualização e normal(t)izações na formação de Professora(e)s de Educação Física
Título(s) alternativo(s): Body Cartographies: sexualization and normalizations in the training of Physical Education Teachers
Autor: Nascimento, Lainara de Santana 
Primeiro orientador: Amaro, Ivan
Primeiro membro da banca: Souza, Flávia Faissal de
Segundo membro da banca: Brito, Leandro Teofilo de
Resumo: Fazer pesquisas de caráter pós estruturalista na educação é um ato político e de resistência. Pesquisar sobre gênero e sexualidade em uma sociedade em que as normas são pautadas no binarismo, em que as instituições decidem quem pode viver e como pode viver, é um ato de (re)existência. Essa pesquisa teve como objetivo identificar as práticas formativas que visam discutir e refletir sobre corpo, gênero e sexualidades existentes no espaço de formação do professor de Educação Física para refletir e repensar sobre a reprodução de práticas binárias e normativas e/ou contribuições para a desconstrução dessas normas. Este estudo se ancorou no conceito do pós-estruturalismo e foi guiado pelo método cartográfico. Considerando percursos não lineares, a pesquisa se desenvolveu a partir do acompanhamento de processos e experiências de sujeitos em formação no Curso de Licenciatura em Educação Física. Interpretando as experiências a partir de conversas no âmbito da formação docente com sete estudantes do curso de Educação Física da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no câmpus de Seropédica. É crucial pensarmos nos estudos de gênero refletindo sobre sua decolonialidade, criticando o binarismo que ainda predomina em diversas esferas da sociedade, incluindo a Educação Física. Pensar em uma abordagem que busca desconstruir as hierarquias de gênero que marginalizam corpos não conformes é indispensável na formação docente. A desconstrução do binarismo também é essencial para a promoção de uma educação que respeite e valorize a diversidade, permitindo que todos os alunos se sintam representados e incluídos. As percepções dos estudantes sobre as corporalidades apresentadas em seu processo formativo revelaram uma articulação significativa entre as noções de gênero e sexualidade. A formação docente precisa, portanto, se alinhar a essa articulação, incentivando um olhar crítico sobre como essas dimensões se entrelaçam nas práticas educativas e na cultura esportiva. A inclusão de discussões sobre gênero e sexualidade no currículo não é apenas desejável, mas necessária para desconstruir estereótipos e promover a aceitação da diversidade. Ao discutir as relações de gênero e a performance esportiva, observou-se que a cultura do esporte ainda perpetua padrões normativos que muitas vezes excluem ou silenciam vozes marginalizadas. A pesquisa aponta para a importância de integrar essas discussões na formação de docentes, reconhecendo que uma Educação Física inclusiva é fundamental para a promoção de um ambiente acadêmico mais justo e respeitoso. A continuidade desse debate e a implementação de práticas formativas mais diversificadas são essenciais para a construção de um futuro em que todas as corporalidades e identidades sejam acolhidas e valorizadas.
Abstract: Doing post-structuralist research in education is a political and resistance act. Researching gender and sexuality in a society in which norms are based on binarism, in which institutions decide who can live and how they can live, is an act of (re)existence. This research aimed to identify the training practices that aim to discuss and reflect on body, gender and sexualities existing in the training space of the Physical Education teacher to reflect and rethink on the reproduction of binary and normative practices and/or contributions to the deconstruction of these norms. This study was anchored in the concept of post-structuralism and was guided by the cartographic method. Considering non-linear paths, the research was developed from the monitoring of processes and experiences of subjects in training in the Degree Course in Physical Education. Interpreting the experiences from conversations in the field of teacher training with seven students of the Physical Education course of the Federal Rural University of Rio de Janeiro, on the Seropédica campus. It is crucial to think about gender studies reflecting on their decoloniality, criticizing the binarism that still redominates in various spheres of society, including Physical Education. Thinking about an approach that seeks to deconstruct gender hierarchies that marginalize non-compliant bodies is indispensable in teacher training. The deconstruction of binarism is also essential for the promotion of an education that respects and values diversity, allowing all students to feel represented and included. The students' perceptions of the corporealities presented in their formative process revealed a significant articulation between the notions of gender and sexuality. Teacher training therefore needs to align with this articulation, encouraging a critical look at how these dimensions are intertwined in educational practices and sports culture. The inclusion of discussions about gender and sexuality in the curriculum is not only desirable, but necessary to deconstruct stereotypes and promote the acceptance of diversity. When discussing gender relations and sports performance, it was observed that sports culture still perpetuates normative standards that often exclude or silence marginalized voices. The research points to the importance of integrating these discussions into teacher training, recognizing that inclusive Physical Education is essential for the promotion of a fairer and more respectful academic environment. The continuity of this debate and the implementation of more diverse training practices are essential for the construction of a future in which all corporeality and identities are welcomed and valued.
Palavras-chave: Body
Gender
Physical Education
Teacher Training
Corpo
Gênero
Educação Física
Formação Docente
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: NASCIMENTO, Lainara de Santana. Cartografias do corpo: Sexualização e normal(t)izações na formação de Professora(e)s de Educação Física. 2024. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23837
Data de defesa: 13-Nov-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação



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