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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23860
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Processo de Alfabetização: considerações sobre o Ensino de Geografia
Autor: Beserra, Plinio Matheus Paiva 
Primeiro orientador: Couto, Marcos Antonio Campos
Primeiro coorientador: Santos, Janeide Bispo dos
Primeiro membro da banca: Silva, Jorge Luiz Barcellos da
Segundo membro da banca: França Filho, Astrogildo Luiz de
Resumo: O trabalho realiza um estudo sobre a pertinência do processo de Alfabetização em Geografia, apontando quais demandas este processo busca responder e, assim, contribuir para o ensino de Geografia. Temática que, embora não conte com vasta bibliografia, já rendeu certo espaço de discussão e materiais específicos na literatura nacional, e que não teve, até o momento, tentativa de organização sistemática e maior exploração pelo já produzido. Procurou-se, em um primeiro momento, o resgate desta bibliografia por meio de revisão bibliográfica, onde são estudadas as definições e formas de equacionamento da questão; em seguida busca-se o aprofundamento da análise qualitativa por meio da indicação de “caminhos teórico-metodológicos” possíveis para o estudo do tema, que nada mais são que a síntese de certos aportes gerais indicados na bibliografia e que formam uma trajetória possível de aprofundamento para os impasses relativos ao processo de alfabetização em geografia; por fim, se apresenta uma análise a respeito do Ensino da Geografia no contexto capitalista e sua relação com a Alfabetização em Geografia, que se propõe a ser o período de introdução dos estudantes dos anos iniciais as questões relacionadas com a Ciência Geográfica. Estudar a pertinência do processo, entendida aqui como a relevância contida (ou não) na discussão, além da organização das conclusões já alcançadas em trabalhos pretéritos e indicação de questões ao futuro, são os objetivos mais centrais a serem buscados.
Abstract: This work conducts a study on the relevance of the process of Literacy in Geography, highlighting the demands it seeks to address and, thereby, contributing to the teaching of Geography. Although this topic does not have an extensive bibliography, it has already generated a certain amount of discussion and specific materials within national literature, but so far there has been no attempt at systematic organization or deeper exploration of the existing work. Initially, the goal was to review this literature through a bibliographic review, where definitions and approaches to the issue are studied. Then, the work seeks to deepen the qualitative analysis by suggesting possible 'theoretical-methodological paths' for studying the subject, which are essentially the synthesis of general contributions indicated in the literature and form a possible trajectory for addressing the challenges related to the process of literacy in geography. Finally, an analysis is presented regarding the teaching of Geography in the capitalist context and its relationship with Literacy in Geography, which is proposed as the period of introducing students in the early years to issues related to Geographic Science. The central objectives of this study are to examine the relevance of the process—understood here as the significance (or lack thereof) of the discussion—as well as to organize the conclusions already reached in previous works and point out questions for future research.
Palavras-chave: Alfabetização geográfica
Alfabetização espacial
Ensino de geografia
Geographic Literacy
Spatial Literacy
Geography Teaching
Geography in Early Years
Geografia nos Anos Iniciais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)
Citação: BESERRA, Plinio Matheus Paiva. O Processo de Alfabetização: considerações sobre o Ensino de Geografia. 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo,2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23860
Data de defesa: 6-Dez-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)



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