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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23867
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Um estudo sobre a Pintura Mural Maya: o legado de mulheres arqueólogas e artistas |
Título(s) alternativo(s): | A study of Maya Mural Painting: The legacy of women archaeologists and artists |
Autor: | Paz López, Herbert Roberto De ![]() |
Primeiro orientador: | Castro, Maurício Barros de |
Primeiro membro da banca: | Silva, Fernanda Pequeno da |
Segundo membro da banca: | Almeida, Julie Avila do Brasil |
Resumo: | Na ancestral civilização Maya, a pintura mural era uma das formas de arte mais importantes e existe até os dias atuais. Ela se encontra espalhada nos sítios arqueológicos do território maya, na Mesoamérica e destaca-se pela sua notável qualidade artística, seu conteúdo histórico, religioso e pela sua função de servir de apoio à tradição oral da região. Até agora, as mais velhas das quais se tem informação são as de San Bartolo, localizadas na Guatemala. O desenvolvimento desta prática teve seu apogeu entre os séculos II e IX d.C. Ao longo da história recente, foram encontradas algumas nos complexos arquitetônicos do território maya como no Chichén Itzá, Bonampak, Calakmul, Uaxactun, Xelhá, e outros. Além de existirem desde os tempos pré-hispânicos, elas também foram feitas durante os tempos da colonização espanhola. Estas expressões plásticas estavam presentes em vários contextos, incluindo templos, residências, palácios e tumbas. Durante o Período Pós-clássico (1000–1542 d.C.) a Pintura Mural Maya ainda era realizada, porém, formalmente mais simples e menos elaborada do que as pinturas feitas anteriormente no Período Clássico (300–900 d.C.). De maneira ampla, esta expressão retrata uma série de temas que incluem cenas da vida cotidiana dos nobres, a mitologia, acontecimentos importantes, datas comemorativas e eventos religiosos. Ela teve sua importância na sociedade para educar, entreter e transmitir costumes; através desta prática, podemos entender melhor a cosmogonia e o cotidiano dos antigos Mayas. Nas últimas décadas, importantes contribuições sobre a Arte Maya foram realizadas por mulheres arqueólogas, artistas e historiadoras que criaram o repertório que serve como base para entendermos a história visual da cultura maya antiga |
Abstract: | In the ancient Maya civilization, mural painting was one of the most important art forms and still exists today. They are scattered throughout the archaeological sites of the Maya territory in Mesoamerica and stand out for their remarkable artistic quality, their historical and religious content and their role in supporting the oral tradition of the region. To date, the oldest known are those of San Bartolo, located in Guatemala. The development of this practice peaked between the 2nd and 9th centuries AD. Throughout recent history, some have been found in the architectural complexes of Maya territory such as Chichén Itzá, Bonampak, Calakmul, Uaxactun, Xelhá, and others. As well as existing since pre-Hispanic times, they were also made during the times of Spanish colonization. These plastic expressions were present in various contexts, including temples, residences, palaces and tombs. During the Post-Classical Period (1000-1542 AD) Maya Mural Painting was still carried out, but formally simpler and less elaborate than the paintings made earlier in the Classical Period (300-900 AD). Broadly speaking, this expression depicts a series of themes including scenes from the daily life of the nobles, mythology, important events, commemorative dates and religious events. It played an important role in society to educate, entertain and transmit customs; through this practice, we can better understand the cosmogony and daily life of the ancient Maya. In recent decades, important contributions to Maya Art have been made by women archaeologists, artists and historians who have created a repertoire that serves as a basis for understanding the visual history of ancient Maya culture |
Palavras-chave: | Arte Maya Pintura mural Arqueologia Mesoamérica Pintura e decoração mural Indígenas da América Central Mulheres artistas Maya art Mural painting Archeology |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História da Arte |
Citação: | PAZ LÓPEZ, Herbert Roberto De. Um estudo sobre a Pintura Mural Maya: o legado de mulheres arqueólogas e artistas. 2024. Xxx 109 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23867 |
Data de defesa: | 30-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História da Arte |
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