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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23871
Tipo do documento: Dissertação
Título: Curadoria em arquivos históricos: a “coleção pompeana” do Museu Nacional através da documentação
Título(s) alternativo(s): Curation of historical archives: the “Coleção Pompeana” of the Museu Nacional through documentation
Autor: Vidal, Mariana Silva 
Primeiro orientador: Azevedo, Evelyne
Primeiro membro da banca: Cabo, Manan Terra
Segundo membro da banca: Leite, Reginaldo da Rocha
Resumo: A pesquisa investigou o processo de formação da "coleção pompeana" do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista através de documentos pertencentes a diferentes acervos arquivísticos. O conjunto proveniente do Real Museo Borbonico, em Nápoles, é conhecido por ter chegado ao Brasil por intermédio da Imperatriz Teresa Cristina; no entanto, os registros nos mostram que a coleção decorre de múltiplos esforços, incluindo o de Manuel de Araújo Porto-Alegre, quando diretor da AIBA e da quarta seção do Museu Nacional. Esses documentos, até então desconhecidos, apresentam novos agentes, indicam proveniências, circulação e trânsito de objetos, nos permitindo, assim, uma narrativa mais abrangente. A vinda dessas peças está atrelada às reformas das instituições de ensino e científico-culturais iniciadas em 1854 e coordenadas por Couto Ferraz, ministro do Império. Revela-se, portanto, como mais um artifício do Estado Imperial na construção de uma nação dita "civilizada". No final do século XIX o conjunto foi ampliado e passou a se chamar Coleção Teresa Cristina (ou Coleção Mediterrânea), chegando a conter mais de setecentos peças referentes aos povos etruscos, gregos e romanos. Sua composição, entretanto, foi reduzida a 30% após o incêndio que acometeu o Museu Nacional em setembro de 2018. Nesse sentido, a documentação não apenas nos ajuda a remontar o histórico de formação da Coleção, mas também a preserva em alguma medida. É por isso que, paralelamente, criou-se uma base de dados com os documentos concernentes, a fim de possibilitar estudos sobre outros aspectos do acervo. Afinal, ainda que tenha restado uma pequena parte daquilo que um dia foi a Coleção Teresa Cristina, as potencialidades desse conjunto não se extinguiram no incêndio
Abstract: The research investigated the process of formation of the "Coleção Pompeana" of the Museu Nacional da Quinta da Boa Vista through documents belonging to different archival collections. The set from the Real Museo Borbonico, in Naples, is known to have arrived in Brazil through the intermediary of Empress Teresa Cristina; however, the records show us that the collection is the result of multiple efforts, including that of Manuel de Araújo Porto-Alegre, when he was director of Academia Imperial de Belas Artes (AIBA) and of the fourth section of the Museu Nacional. These documents, previously unknown, introduce new agents, indicate origins, circulation and transit of objects, thus allowing us to create a more comprehensive narrative. The arrival of these pieces is linked to the reforms of educational and scientific-cultural institutions initiated in 1854 and coordinated by Couto Ferraz, minister of the Empire. It is therefore revealed as yet another artifice of the Imperial State in the construction of a so-called "civilized" nation. At the end of the 19th century, the collection was expanded and became known as the “Coleção Teresa Cristina” (or “Coleção Mediterrânea”), and came to contain more than seven hundred pieces relating to the Etruscan, Greek and Roman civilizations. However, its composition was reduced to 30% after the fire that struck the Museu Nacional in September 2018. In this sense, the documentation not only helps us to retrace the history of the formation of the collection, but also preserves it to some extent. That is why, at the same time, a database was created with the relevant documents, in order to enable studies on other aspects of the collection. After all, although a small part of what was once the Coleção Teresa Cristina remains, the potential of this collection was not extinguished in the fire
Palavras-chave: Coleção Teresa Cristina
Coleção Pompeiana
Museu Nacional
Curadoria
Arquivos
Museus e coleções arqueológicas
Teresa Cristina Maria, Imperatriz, consorte de Pedro II, Imperador do Brasil, 1822-1889 – Coleções arqueológicas
Museu Nacional (Brasil) – Coleções arqueológicas
Curadoria (Artes)
Arquivos e arquivamento (Documentos)
Teresa Cristina Collection
Pompeian Collection
National Museum
Curatorship
Archives
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em História da Arte
Citação: VIDAL, Mariana Silva. Curadoria em arquivos históricos: a “coleção pompeana” do Museu Nacional através da documentação. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte) — Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23871
Data de defesa: 29-Jul-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em História da Arte



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