Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23873
Tipo do documento: Tese
Título: Olhares artísticos e pedagógicos sobre a indumentária de Carmen Miranda na educação básica pública do município de Seropédica entre 2020 e 2024
Título(s) alternativo(s): Artistic and pedagogical perspectives on Carmen Miranda's clothing in public basic education in schools of Seropédica between 2020 and 2024
Autor: Almeida, Graciana Pereira de 
Primeiro orientador: Berbara, Maria Cristina Louro
Primeiro membro da banca: Campos, Marcelo Gustavo Lima de
Segundo membro da banca: Victorio Filho, Aldo
Terceiro membro da banca: Vieira, Bruno Matos
Quarto membro da banca: Neves, Luciana Dilascio
Resumo: Esta tese tem como foco trabalhar com a imagem de Carmen Miranda na sala de aula da educação básica, através de um projeto pedagógico dinâmico e significativo para a aprendizagem dos alunos. Refletimos sobre o contexto artístico-cultural no qual a artistaestava inserida e analisamos os distintos elementos que compõem a sua indumentária de baiana. Em seguida, aprofundamos nossas pesquisas em seus turbantes, propondo aos alunos estudos teóricos e experimentações plásticas. Ao criarem suas baianas, como principal ênfase nos turbantes, os alunos refletem sobre questões como: identidade e e respeito às diferenças; conscientização da biodiversidade da fauna e flora brasileira; o uso das novas tecnologias; a comunicação virtual afetando a compreensão das emoções e a cultura contemporânea do consumismo. A tese aqui proposta comunga de uma pesquisa fundamental: a possibilidade de transformar estudos acadêmicos no âmbito da história da arte e da cultura em projetos pedagógicos contemporâneos que sejam significativos para comunidade escolar carioca
Abstract: This thesis focuses on working with the image of Carmen Miranda in the basic education classroom, through a dynamic and meaningful pedagogical project for student learning. We reflect on the artistic-cultural context in which the artist was inserted and analyze the different elements that make up her Bahian attire. We then delve deeper into our research on her turbans, proposing theoretical studies and artistic experiments to the students. When creating their Bahian outfits, with the main emphasis on the turbans, the students reflect on issues such as: identity and respect for differences; awareness of the biodiversity of Brazilian fauna and flora; the use of new technologies; virtual communication affecting the understanding of emotions; and the contemporary culture of consumerism. The thesis proposed here shares fundamental research: the possibility of transforming academic studies in the field of art and culture history into contemporary pedagogical projects that are meaningful for the school community in Rio de Janeiro
Palavras-chave: Carmen Miranda
Indumentária
Educação
História da arte
Miranda, Carmen, 1909-1955
Trajes
Arte - História
Arte na educação
Clothing
Education
History of art
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em História da Arte
Citação: Almeida, Graciana Pereira de. Olhares artísticos e pedagógicos sobre a indumentária de Carmen Miranda na educação básica pública do município de Seropédica entre 2020 e 2024. 2024. 199 f. Tese( Programa de Pós-Graduação em História da Arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23873
Data de defesa: 23-Jul-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em História da Arte



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.