Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23878
Tipo do documento: Tese
Título: Educar com a ecosofia e a somática: provoc-ações a partir de experiências corporais com licenciandas em pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Educating with ecosophy and somatics: provoc-ations based on bodily experiences with undergraduate students in pedagogy at the State University of Rio de Janeiro
Autor: Costa, Giovânia Alves 
Primeiro orientador: Kohan, Walter Omar
Primeiro membro da banca: Bocchett, André
Segundo membro da banca: Gonçalves, Jean Carlos
Terceiro membro da banca: Seixas, Luciana Velloso da Silva
Quarto membro da banca: Carvalho, Rosa Malena de Araújo
Resumo: Esta investigação foi desenvolvida por um corpo de professora-artista que, no exercício da docência, percebeu a importância de sua formação em dança e teatro. E, ao experimentar o corpo-vivo atuando em sala de aula, constatou ser o aprendizado artístico tão ou mais significativo que aquele da licenciatura. Através de uma escrita performática, assume que a crise ambiental contemporânea se vincula às demais crises e é urgente que a educação se liberte de dualismos metafísicos, como corpo e mente, homem e natureza, responsáveis pela relação utilitária e abusiva homem-natureza. Ecosofia e somática são dois conceitos-musculares da pesquisa para propor estratégias e práticas de invenção de outros modos de subjetividade. A ecosofia como conceito orientador e a somática como dispositivo de produção de subjetividades ofereceram a possibilidade de investigar o impacto de estudar o corpo desde/com o corpo na formação pedagógica. Durante a pesquisa evidenciou-se que as mulheres cursando pedagogia que constituíram a amostra do trabalho enfrentam diferentes graus de dificuldade na relação com o próprio corpo. Atesta-se a ausência de espaços próprios para trabalhos corporais nos ambientes educacionais tradicionais e indica-se a possibilidade do vazio como espaço pedagógico. Afirma-se a urgência de uma educação sensível que não mais hierarquize saberes intelectuais e desprivilegie saberes do corpo. O conceito de imagem privilegiada, proposto por Bergson em Matéria e memória, possibilita a compreensão de um continuum, pois entre o corpo individual (imagem privilegiada) e as demais imagens (matéria do mundo) humanas e não humanas não há diferença de natureza, mas de grau. Isso permite afirmar um entendimento de corpo, na sua inteireza, sem a primazia do cérebro, no processo do conhecimento. Em Bergson, o cérebro é responsável pela ação motora e pela escolha, dentre o total da virtualidade do passado, da lembrança útil para a ação. A percepção é voltada para a ação e o presente é sensório-motor. A atenção pode ser pensada como uma atitude do corpo e, portanto, trabalhos somáticos podem contribuir para a ampliação da atenção e construção de corpos mais criativos. O trabalho somático na formação docente se coloca então como resistência e (des)educação dos corpos docilizados por anos de escolarização, que chegam na universidade. As ciências da educação acumularam saberes sobre o corpo, mas este segue imune à gravidade, mero conceito, na formação docente. Falamos e escrevemos sobre o corpo, enaltecemos a importância da experiência em geral, mas, na construção de subjetividade das futuras professoras, experimentamos pouco ações corporais outras que falar e escrever. Na defesa da interdependência da vida e com pés firmes em Gaia, o texto apresenta, em cenas que se interligam, a importância de reaprendermos a respirar, tocar, confiar, cuidar da voz, criar uma disposição renovada para a docência, assumindo que o corpo é vivo e não corpo-máquina. Assim, conclui-se sugerindo o saber somático para somar-se aos saberes docentes necessários à educação que precisamos no século XXI: antirracista, feminista e contracolonial na construção do Bem viver, conceito em construção, inspirado pelos modos de vida dos povos originários para resistir à mercantilização da vida.
Abstract: This research was developed by a teacher-artist’s body who, in the course of teaching, realised the importance of her formation both in dance and theatre. And when experiencing the living-body acting in the classroom, realised that artistic learning was just as, if not more, significant than a mere degree. Through a performative writing, was understood that the contemporary environmental crisis is linked to all others crisis and that it is urgent that education frees itself from metaphysical dualisms, such as body and mind, man and nature, which are responsible for the utilitarian and abusive man-nature relationship. Ecosophy and somatics are two of the research's muscle concepts for proposing strategies and practices for the invention of other modes of subjectivity. Ecosophy as a guiding concept and somatics as a device for producing subjectivities offered the possibility of investigating the impact of studying the body from/with the body in pedagogical training. During the research, it became clear that women studying pedagogy, who made up the study sample, face varying degrees of difficulty in their relationship with their own body. The lack of proper spaces for body work in traditional educational environments is attested and the possibility of the void as a pedagogical space is indicated. It affirms the urgency of a sensitive education that no longer hierarchises intellectual knowledge and disregards knowledge of the body. The concept of the privileged image, proposed by Bergson in Matter and Memory, makes it possible to understand a continuum, since between the individual body (privileged image) and the other human and non-human images (matter of the world) there is no difference in nature, but in degree. This allows us to affirm an understanding of the body in its entirety, without the primacy of the brain in the process of knowledge. In Bergson's, the brain is responsible for motor action and for choosing, from the totality of past virtuality, the memory that is useful for action. Perception is geared towards action and the present is sensorymotor. Attention can be thought of as an attitude of the body and, therefore, somatic work can contribute to broadening attention and building more creative bodies. Somatic work in teacher training is therefore seen as resistance and (de)education of docilized bodies by years of schooling, and which then arrives at university. Educational sciences have accumulated knowledge about the body, but it remains immune to gravity, a mere concept, in teacher training. We talk and write about the body, we praise the importance of experience in general, but in the construction of the subjectivity of future teachers we experience few bodily actions other than talking and writing. In defence of the interdependence of life and with its feet firmly planted on Gaia, the text presents, in interconnected scenes, the importance of relearning how to breathe, touch, trust, take care of our voice, creating a renewed disposition for teaching, assuming that the body is alive and not a body-machine. It concludes by suggesting that somatic knowledge should be added to curricula in pedagogy for the education we need in the 21st century: anti-racist, feminist, counter-colonial in the construction of Good Living, a concept under construction inspired by the way of life of indigenous peoples to resist the commodification of life.
Palavras-chave: Educação
Corpo
Ecosofia
Somática
Bem viver
Education
Body
Ecosophy
Somatics
Good living
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: COSTA, Giovânia Alves. Educar com a ecosofia e a somática: provoc-ações a partir de experiências corporais com licenciandas em pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2025. 278 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23878
Data de defesa: 26-Fev-2025
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.