Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23882
Tipo do documento: Tese
Título: Entre a ciência e a profissão: dilemas da formação de sociólogos no Brasil
Título(s) alternativo(s): Between science and profession: dilemmas of the training of sociologists in Brazil
Autor: Nascimento, Mariana Siracusa 
Primeiro orientador: Garchet, Helena Maria Bomeny
Primeiro membro da banca: Emerique, Raquel Balmant
Segundo membro da banca: Bôas, Glaucia Kruse Villas
Terceiro membro da banca: Lima, Jacob Carlos
Quarto membro da banca: Martins, Carlos Benedito de Campos
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender a percepção dos docentes universitários sobre a sociologia como profissão e a maneira como esta se materializa na formação oferecida aos sociólogos no Brasil. Parte da literatura do campo da sociologia das profissões enfatiza a centralidade do segmento acadêmico não apenas na formação de novos quadros, mas na criação e compartilhamento de um conjunto de normas, práticas e representações sobre o exercício profissional, a produção de conhecimento, as atividades que podem ser desempenhadas, entre outros aspectos. Dimensões que são universalizadas em função da posição que eles ocupam na competição intraprofissional. Entender suas formas de pensar é fundamental para refletir sobre a relação entre profissão, formação e destinos profissionais estimulados ou interditados. Dada a importância da pós-graduação na constituição da identidade profissional dos sociólogos no Brasil e o papel dessas instituições na consolidação das ciências sociais no país, os programas de pós-graduação da área de avaliação da sociologia na CAPES foram o recorte analítico. Foram selecionados dez programas espalhados em dez estados brasileiros de quatro regiões, considerando sobretudo o tempo de criação. Em cada programa, foram selecionados dois docentes. Os critérios que orientaram a escolha envolveram o perfil etário e de gênero, a trajetória acadêmica e profissional, bem como a vinculação a programas de pós-graduação avaliados na área de sociologia. Para captar as percepções sobre a profissão e a formação foram realizadas 20 entrevistas semiestruturadas a partir de um roteiro que continha questões sobre a trajetória acadêmica e profissional dos docentes; avaliação sobre a formação oferecida nos cursos de graduação e pós-graduação, as motivações e inserções profissionais dos estudantes e a dinâmica das aulas da pós-graduação. Os principais resultados indicam que os docentes compreendem a sociologia enquanto atividade intelectual que se dedica à produção de conhecimento científico nas universidades, que está assentada em um modelo de dissociação entre ciência e profissão. Há uma sobrevalorização da formação teórica em detrimento das dimensões práticas. Isso se reflete no desconhecimento, por parte do corpo docente, das possibilidades de atuação profissional fora da academia, na ausência de reflexões sistemáticas sobre mercado de trabalho e questões que envolvem a empregabilidade dos estudantes; no desprestígio das licenciaturas e do lugar ocupado pela docência na formação tanto na graduação quanto na pós; e na baixa presença de disciplinas práticas sobretudo as de metodologia quantitativa. A forma de conceber a profissão prejudica tanto a formação quanto a inserção profissional dos estudantes nos dois destinos profissionais estimulados pelos docentes e pelos cursos – docência e pesquisa. A longevidade da sociologia tanto na sua capacidade de atração e retenção de novos estudantes quanto na relevância no debate público passa pela integração entre ciência e profissão e pelo enfretamento da dimensão prática na docência e na pesquisa.
Abstract: The present research aims to understand the perception of university faculty regarding sociology as a profession and the way it materializes in the training offered to sociologists in Brazil. Part of the literature in the field of the sociology of professions emphasizes the centrality of the academic segment not only in the formation of new professionals but also in the creation and sharing of a set of norms, practices, and representations about professional practice, knowledge production, and the activities that can be performed, among other aspects. Dimensions that are universalized based on the position they occupy in intraprofessional competition. Understanding their ways of thinking is essential to reflect on the relationship between profession, training, and professional destinies that are either stimulated or hindered. Given the importance of postgraduate education in the constitution of the professional identity of sociologists in Brazil and the role of these institutions in consolidating social sciences in the country, the postgraduate programs evaluated in the area of sociology by CAPES were the analytical focus. Ten programs were selected across ten Brazilian states in four regions, considering their establishment time. In each program, two faculty members were chosen. The criteria that guided the selection involved age and gender profile, academic and professional trajectory, as well as affiliation to postgraduate programs evaluated in the field of sociology. To capture perceptions about the profession and training, 20 semi-structured interviews were conducted based on a script that included questions about the academic and professional trajectory of the faculty; evaluation of the training provided in undergraduate and postgraduate courses; motivations and professional placements of students; and the dynamics of postgraduate classes. The main results indicate that faculty members understand sociology as an intellectual activity dedicated to the production of scientific knowledge in universities, based on a model of dissociation between science and profession. There is an overvaluation of theoretical training at the expense of practical dimensions. This is reflected in the faculty's lack of awareness of professional opportunities outside academia, the absence of systematic reflections on the job market and issues concerning students' employability; the undervaluation of teaching degrees and the place occupied by teaching in both undergraduate and postgraduate training; and the low presence of practical courses, especially in quantitative methodology. The way of conceiving the profession hinders both the training and the professional insertion of students into the two professional paths encouraged by faculty and courses – teaching and research. The longevity of sociology, both in its capacity to attract and retain new students and in its relevance in public debate, depends on the integration of science and profession and on addressing the practical dimension in teaching and research.
Palavras-chave: Sociologia das profissões
Formação de sociólogos
Mercado de trabalho
Profissão
Programas de pós-graduação
Sociology of professions
Training of sociologists
Job market
Profession
Postgraduate programs
Área(s) do CNPq: OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Ciências Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: NASCIMENTO, Mariana Siracusa. Entre a ciência e a profissão: dilemas da formação de sociólogos no Brasil. 2024. 227 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23882
Data de defesa: 13-Set-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Mariana Siracusa Nascimento - 2024 - Completa.pdf2,13 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.