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Tipo do documento: Dissertação
Título: Níveis de subjetividade do conector portanto em redações do Enem à luz da teoria dos espaços mentais
Título(s) alternativo(s): Levels of subjectivity of the conjunction portanto in ENEM essays in light of the theory of mental spaces
Autor: Ruas, Fernanda Capulot 
Primeiro orientador: Ferreira, Julia Scamparini
Primeiro membro da banca: Velozo, Naira de Almeida
Segundo membro da banca: Ferreira, Ana Paula
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise do uso do conector conclusivo portanto em textos redigidos por candidatos do Enem de todo o Brasil. A análise concentrou-se no parágrafo final das redações, cuja oração inicial era introduzida pelo portanto, selecionado por ter se mostrado o conector mais frequente em comparação com todos os outros conectores encontrados somados, tais como desse modo, dessa forma, logo, por isso etc. A fim de fundamentar nossas análises, utilizamos a Linguística Cognitiva, mais precisamente a Teoria dos Espaços Mentais, em diálogo com a Linguística Textual. Nossos objetivos foram: a) investigar os usos do conector portanto com o objetivo de observar seu grau de prototipicidade e subjetividade nos textos analisados, visando classificá-lo em escalas de uso que vão do mais prototípico ao menos prototípico, e do mais objetivo ao mais subjetivo; b) demonstrar como esses usos são contingenciados por diferentes motivações pragmático-discursivas, sobretudo, o papel da prova de redação do Enem tida como gênero textual. Esse trabalho visa contribuir com uma reflexão mais ampliada sobre as funções cognitivo-discursivas do conector portanto
Abstract: The present study presents an analysis of the use of the conclusive connector portanto in texts written by candidates of the Enem exam from all over Brazil. The analysis focused on the final paragraph of the essays where the initial clause was introduced by portanto, which was selected for being the most frequent, in comparison to all other connectors found combined, such as desse modo, dessa forma, logo, por isso, etc. To support our analyses, we used the Theory of Mental Spaces in dialogue with Textual Linguistics. Our objectives were: a) investigate the uses of the connective portanto with the aim of observing its degree of prototypicality and subjectivity in the texts analyzed, seeking to classify it on a scale of use, which goes from more or less prototypical and more objective to the most subjective; b) to demonstrate how these uses are conditioned by different pragmatic-discursive motivations, especially the role of the ENEM essay considered as a textual genre. With this work, we hope to contribute to a broader reflection on the cognitive-discursive functions of the connective portanto
Palavras-chave: Linguística cognitiva
Teoria dos espaços mentais
Estudos do texto
Enem
Conector portanto
Gramática cognitiva
Língua portuguesa - Conjunções
Língua portuguesa – Composição e exercícios
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Cognitive linguistics
Theory of mental spaces
Text studies
Connective portanto
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: RUAS, Fernanda Capulot. Níveis de subjetividade do conector portanto em redações do Enem à luz da teoria dos espaços mentais. 2024. 122 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23905
Data de defesa: 30-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras



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