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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23917
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Pesquisa de técnica de revelação de adulteração de numeração estampada com carga hidráulica em chassis de veículos |
Título(s) alternativo(s): | Research of technique for revealing tampering with numbering stamped with hydraulics load on vehicle chassis |
Autor: | Simões, Danilo de Castro ![]() |
Primeiro orientador: | Pimenta, André Rocha |
Primeiro coorientador: | Diniz, Marília Garcia |
Primeiro membro da banca: | Garcia, Pedro Soucasaux Pires |
Segundo membro da banca: | Freitas, Renato Pereira de |
Resumo: | Veículos automotivos são ativos altamente valiosos, por essa razão, são frequentemente alvos de roubo e furto. Para permitir sua rastreabilidade e localização, possuem um número de série exclusivo gravado em seu chassi, chamado de Número de Identificação Veicular (NIV). No "crime de clonagem de carros", esse número é apagado e um novo número é gravado no lugar do anterior. Para identificar o número de série original, a polícia científica usa reagentes químicos especiais, onde o reagente é aplicado na superfície do chassi. Esses reagentes podem identificar o número de série apagado, pois reagem mais fortemente com a região do aço, abaixo das marcas apagadas dos números. O reagente FRY é o mais comumente aplicado para esse procedimento, mas os resultados geralmente são insatisfatórios e precisam ser melhorados. Neste trabalho, duas modificações no reagente FRY foram testadas para melhorar seu desempenho: a substituição do cloreto de cobre por cloreto de ferro e cloreto de bário anidro. Para aumentar a segurança do policial durante a atividade forense, este trabalho propôs ainda a criação de um reagente FRY químico em pasta. O reagente em pasta FRY reduzirá o risco de acidentes com o transporte e o uso em situações em que o procedimento forense tenha que ser realizado em campo. Chapas de aço SAE 1010 de 2 mm de espessura foram gravadas com o número 3 usando um punção e uma máquina de teste hidráulico universal. Para simular a adulteração, a amostra foi lixada até que a marcação fosse completamente removida. O teste de revelação foi realizado com três reagentes: FRY (cloreto de cobre, ácido clorídrico e água destilada); FRY mod1 (cloreto de ferro, ácido clorídrico e água destilada); FRY mod2 (cloreto de bário anidro, ácido clorídrico e água destilada). O reagente fry tornou o número 3 visível novamente após 34 segundos de aplicação. No entanto, as variações testadas, mod1 e mod2, não conseguiram revelar a marcação apagada mesmo após 15 minutos de aplicação. A pasta FRY foi feita usando o reagente FRY e partículas de alumina. Foi possível criar uma pasta eficiente que revelou a marcação apagada em um intervalo de tempo 1 minuto e 40 segundos. Foi possível identificar que o cloreto de cobre teve um papel fundamental na identificação da zona de endurecimento. O uso de reagentes de pasta química para atividades forenses de campo se mostra promissor, mantendo a eficiência do reagente e reduzindo a periculosidade da atividade. |
Abstract: | Automotive vehicles are highly valuable assets, and for this reason, they are often targets of theft and robbery. To allow their traceability and location, they have a unique serial number engraved on their chassis, called the Vehicle Identification Number (VIN). In the "car cloning crime", this number is erased and a new number is engraved in place of the previous one. To identify the original serial number, forensic scientists use special chemical reagents, where the reagent is applied to the surface of the chassis. These reagents can identify the erased serial number, as they react more strongly with the steel region below the erased number marks. The FRY reagent is the most commonly applied for this procedure, but the results are usually unsatisfactory and need to be improved. In this work, two modifications to the FRY reagent were tested to improve its performance: replacing copper chloride with iron chloride and anhydrous barium chloride. To increase the safety of the police officer during forensic activity, this work also proposed the creation of a chemical FRY reagent in paste form. The FRY paste reagent will reduce the risk of accidents during transportation and use in situations where forensic procedures have to be performed in the field. 2 mm thick SAE 1010 steel sheets were engraved with the number 3 using a punch and a universal hydraulic testing machine. To simulate tampering, the sample was sanded until the marking was completely removed. The development test was performed with three reagents: FRY (copper chloride, hydrochloric acid and distilled water); FRY mod1 (iron chloride, hydrochloric acid and distilled water); FRY mod2 (anhydrous barium chloride, hydrochloric acid and distilled water). The FRY reagent made the number 3 visible again after 34 seconds of application. However, the tested variations, mod1 and mod2, failed to reveal the erased marking even after 15 minutes of application. The FRY paste was made using the FRY reagent and alumina particles. It was possible to create an efficient paste that revealed the erased marking in a time interval of 1 minute and 40 seconds. It was possible to identify that copper chloride played a fundamental role in identifying the hardening zone. The use of chemical paste reagents for field forensic activities shows promise, maintaining the efficiency of the reagent and reducing the dangerousness of the activity. |
Palavras-chave: | Engenharia mecânica Furto de automóvel Testes químicos e reagentes Química legal Mechanical engineering Automobile theft Chemical tests and reagentes Chemistry, Forensic |
Área(s) do CNPq: | ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica |
Citação: | SIMÕES, Danilo de Castro. Pesquisa de técnica de revelação de adulteração de numeração estampada com carga hidráulica em chassis de veículos. 2024. 62 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Faculdade de Engenharia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23917 |
Data de defesa: | 19-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Engenharia Mecânica |
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