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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23920
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Práticas pedagógicas no ensino do espanhol: o letramento crítico de jovens alunos do ensino médio intercultural da rede estadual do Rio de Janeiro |
Título(s) alternativo(s): | Pedagogical practices in Spanish peaching: the critical literacy of young high school students in the Intercultural public education system of Rio de Janeiro |
Autor: | Vieira, Daniele Nunes ![]() |
Primeiro orientador: | Cardoso, Janaina da Silva |
Primeiro membro da banca: | Campos, Rodrigo da Silva |
Segundo membro da banca: | Antunes, Viviane Conceição |
Resumo: | Esse estudo tem como objetivo geral verificar até que ponto as práticas pedagógicas de professores de espanhol estão baseadas nas concepções teóricas de letramento(s) e multiletramentos segundo Kalantzis; Cope; Pinheiro (2020), uma vez que, ainda são apresentados constantes desafios para a demonstração de metodologias significativas para o letramento crítico dos alunos no estudo de uma língua adicional. Esta investigação visa não apenas entender as complexidades no processo de ensino aprendizagem de leitura, mas também contribuir para formação inicial e continuada de professores e no cotidiano escolar. Nesse sentido, apresento uma pesquisa-ação participante (BRANDÃO; STRECK, 2006; KEMMIS; WILKINSOM, 2011) que adotará uma abordagem qualitativa-interpretativista, por meio da análise da minha rotina escolar e de relatos de colegas de trabalho atuantes na rede Estadual de ensino do Rio de Janeiro, em particular no Colégio Estadual Hispano Brasileiro João Cabral de Melo Neto. Realizou-se uma entrevista semiestruturada baseada em Daher (1998), conduzida por asserções de Bortoni-Ricardo (2008), buscando aspectos relacionados à pedagogia dos multiletramentos. Sendo assim, o tema investigado ganha relevância buscando oferecer um olhar aprofundado sobre como o letramento crítico está sendo implementado nas práticas de ensino de espanhol, identificando os obstáculos encontrados pelos educadores e avaliando o impacto dessas práticas na formação docente e na aprendizagem dos alunos. Após a análise dos dados, percebo que com o objetivo de promover a motivação de seus alunos, os professores buscam em suas práticas utilizar textos que fazem parte do cotidiano dos alunos (contextos sociais) com o uso das tecnologias (multimodalidade). Sendo assim, adotam práticas ligadas à Pedagogia dos Multiletramentos, mesmo não percebendo essa relação. Como embasamento teórico fiz uso principalmente das definições dos documentos oficiais que regem a educação brasileira, como os PCNEM (Brasil,2000, 2002), as OCEM (Brasil, 2006), e a LDB (Brasil, 1996), além de apreciar criticamente as concepções teóricas, com base nos letramentos, segundo Cardoso (2019, 2024), Kleiman (1995) e Soares (2004); nos multiletramentos de acordo com Kalantzis; Cope; Pinheiro (2020) e Rojo (2009, 2013) e na pedagogia emancipadora de Freire (1979, 1996, 1997) |
Abstract: | This research examines how Spanish teachers’ pedagogical practices reflect theoretical frameworks of literacy(ies) and multiliteracies based on Kalantzis; Cope; Pinheiro (2020), with a focus on the ongoing challenges of designing effective methodologies to promote critical literacy in additional language education. By addressing these complexities, the study aims to contribute to both the professional development of teachers—at initial and continuing stages—and the implementation of meaningful practices within the school context. To achieve this, the research adopts a participatory action approach (BRANDÃO; STRECK, 2006; KEMMIS; WILKINSOM, 2011) grounded in a qualitative-interpretative paradigm. The analysis draws on my own teaching experiences as well as the perspectives of colleagues working within the public education system of Rio de Janeiro, particularly at Colégio Estadual Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto. Semi-structured interviews, inspired by Daher (1998) and informed by Bortoni-Ricardo’s (2008) theoretical insights, were conducted to examine key aspects of multiliteracies pedagogy and its implications for teaching practices. This study offers a comprehensive exploration of how critical literacy is integrated into Spanish teaching practices, addressing the challenges faced by educators and their impact on teacher education and student learning. The findings show that teachers engage students by incorporating texts from their everyday lives (social contexts) and leveraging technology (multimodality). While these practices are often not explicitly recognized, they align with the core principles of the Pedagogy of Multiliteracies. The theoretical foundation of this research is rooted in key Brazilian educational guidelines, including the PCNEM (Brasil, 2000, 2002), the OCEM (Brasil, 2006), and the LDB (Brasil, 1996). Additionally, it engages critically with established theoretical frameworks: literacy as conceptualized by Cardoso (2019, 2024), Kleiman (1995), and Soares (2004); multiliteracies as proposed by Kalantzis, Cope, and Pinheiro (2020) and Rojo (2009, 2013); and Freire’s emancipatory pedagogy (1979, 1996, 1997) |
Palavras-chave: | Letramento(s) Multiletramentos Formação docente Práticas pedagógicas Língua espanhola – Estudo e ensino Educação bilíngue Professores – Formação Prática de ensino Ensino médio Literacy(ies) Multiliteracies Teacher education Pedagogical practices |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | VIEIRA, Daniele Nunes. Práticas pedagógicas no ensino do espanhol: o letramento crítico de jovens alunos do ensino médio intercultural da rede estadual do Rio de Janeiro. 2024. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23920 |
Data de defesa: | 30-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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