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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23927
Tipo do documento: Dissertação
Título: A conceptualização de momentos de contemplação em animações de Miyazaki: análise e descrição a partir da abordagem da metáfora multinível
Título(s) alternativo(s): The conceptualization of contemplative moments in Miyazaki's animations: analysis and description from the multilevel metaphor approach
Autor: Cardoso, Vinícius de Oliveira 
Primeiro orientador: Velozo, Naira de Almeida
Primeiro membro da banca: Sasaki, Elisa Massae
Segundo membro da banca: Leal, Morgana de Abreu
Resumo: As animações de Miyazaki, atravessadas por valores como o Ma, fenômeno oriundo da cultura japonesa que pode ser conceptualizado como entre-espaço (ou vazio), extensamente presente na estética reproduzida em animações do Studio Ghibli, quando observado através da abordagem multinível (Kövecses, 2020), apresenta aspectos que podem contribuir para o aprofundamento dos estudos da metáfora, em especial quando pensamos em desdobramentos da Teoria da Metáfora Conceptual (Lakoff, 2002). Após a análise, é perceptível que valores da cultura japonesa como o Ma e o Zen possuem, de fato, reincidência na conceptualização das metáforas nos diferentes níveis, como esquema imagético, domínio, frame e espaços mentais, uma vez que mesmo quando há elementos cênicos completamente distintos, algumas semelhanças são inevitáveis entre as takes escolhidas, tais como menor movimentação (ou ausência de movimento) de personagens, enquanto há maior movimentação de elementos cênicos. Em algumas takes, ainda há reprodução sonora contínua e uniforme, sem que exista um aumento de volume (tal como ocorre, por exemplo, em cenas de suspense ou filmes de ação ou terror), como seria o caso de um radialista que, sem mudar o tom de voz, narra a previsão do tempo, ou o constante som que um trem faz ao passar pelos trilhos, o que faz parte da conceptualização do momento de contemplação nas takes do córpus produzido, estando presentes, em especial, nos níveis dos espaços mentais e frames
Abstract: Miyazaki’s animations, infused with values such as Ma, a phenomenon rooted in Japanese culture that can be conceptualized as an “in-between space” (or emptiness), are extensively present in the aesthetics of Studio Ghibli animations. When observed through a multilevel approach (Kövecses, 2020), they reveal aspects that can contribute to the deepening of metaphor studies, especially when we consider developments in Conceptual Metaphor Theory (Lakoff, 2002). After analysis, it is clear that Japanese cultural values like Ma and Zen indeed recur in the conceptualization of metaphors at different levels, such as image schema, domain, frame, and mental spaces. Even when scenic elements are entirely distinct, certain similarities are inevitable in the chosen takes, such as less movement (or absence of movement) of characters while scenic elements show greater motion. In some takes, there is also a continuous, uniform sound reproduction, without any increase in volume (as would happen, for example, in suspense, action, or horror scenes). An example of this might be a radio announcer narrating the weather forecast without changing their tone of voice, or the constant sound of a train passing over tracks, both of which are part of the conceptualization of moments of contemplation in the takes of the selected corpus, especially at the levels of mental spaces and frames
Palavras-chave: Momento de contemplação
Abordagem multinível
Teoria da metáfora conceptual
Animação (cinematografia) - Japão
Metáfora
Cultura – Japão
Moment for contemplation
Multilevel approach
Conceptual metaphor theory
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: CARDOSO, Vinícius de Oliveira. A conceptualização de momentos de contemplação em animações de Miyazaki: análise e descrição a partir da abordagem da metáfora multinível. 2024. 84 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23927
Data de defesa: 18-Out-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras



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