Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23927
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A conceptualização de momentos de contemplação em animações de Miyazaki: análise e descrição a partir da abordagem da metáfora multinível |
Título(s) alternativo(s): | The conceptualization of contemplative moments in Miyazaki's animations: analysis and description from the multilevel metaphor approach |
Autor: | Cardoso, Vinícius de Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | Velozo, Naira de Almeida |
Primeiro membro da banca: | Sasaki, Elisa Massae |
Segundo membro da banca: | Leal, Morgana de Abreu |
Resumo: | As animações de Miyazaki, atravessadas por valores como o Ma, fenômeno oriundo da cultura japonesa que pode ser conceptualizado como entre-espaço (ou vazio), extensamente presente na estética reproduzida em animações do Studio Ghibli, quando observado através da abordagem multinível (Kövecses, 2020), apresenta aspectos que podem contribuir para o aprofundamento dos estudos da metáfora, em especial quando pensamos em desdobramentos da Teoria da Metáfora Conceptual (Lakoff, 2002). Após a análise, é perceptível que valores da cultura japonesa como o Ma e o Zen possuem, de fato, reincidência na conceptualização das metáforas nos diferentes níveis, como esquema imagético, domínio, frame e espaços mentais, uma vez que mesmo quando há elementos cênicos completamente distintos, algumas semelhanças são inevitáveis entre as takes escolhidas, tais como menor movimentação (ou ausência de movimento) de personagens, enquanto há maior movimentação de elementos cênicos. Em algumas takes, ainda há reprodução sonora contínua e uniforme, sem que exista um aumento de volume (tal como ocorre, por exemplo, em cenas de suspense ou filmes de ação ou terror), como seria o caso de um radialista que, sem mudar o tom de voz, narra a previsão do tempo, ou o constante som que um trem faz ao passar pelos trilhos, o que faz parte da conceptualização do momento de contemplação nas takes do córpus produzido, estando presentes, em especial, nos níveis dos espaços mentais e frames |
Abstract: | Miyazaki’s animations, infused with values such as Ma, a phenomenon rooted in Japanese culture that can be conceptualized as an “in-between space” (or emptiness), are extensively present in the aesthetics of Studio Ghibli animations. When observed through a multilevel approach (Kövecses, 2020), they reveal aspects that can contribute to the deepening of metaphor studies, especially when we consider developments in Conceptual Metaphor Theory (Lakoff, 2002). After analysis, it is clear that Japanese cultural values like Ma and Zen indeed recur in the conceptualization of metaphors at different levels, such as image schema, domain, frame, and mental spaces. Even when scenic elements are entirely distinct, certain similarities are inevitable in the chosen takes, such as less movement (or absence of movement) of characters while scenic elements show greater motion. In some takes, there is also a continuous, uniform sound reproduction, without any increase in volume (as would happen, for example, in suspense, action, or horror scenes). An example of this might be a radio announcer narrating the weather forecast without changing their tone of voice, or the constant sound of a train passing over tracks, both of which are part of the conceptualization of moments of contemplation in the takes of the selected corpus, especially at the levels of mental spaces and frames |
Palavras-chave: | Momento de contemplação Abordagem multinível Teoria da metáfora conceptual Animação (cinematografia) - Japão Metáfora Cultura – Japão Moment for contemplation Multilevel approach Conceptual metaphor theory |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | CARDOSO, Vinícius de Oliveira. A conceptualização de momentos de contemplação em animações de Miyazaki: análise e descrição a partir da abordagem da metáfora multinível. 2024. 84 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23927 |
Data de defesa: | 18-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Vinícius de Oliveira Cardoso - 2024 - Completa.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
CRN - Vinícius de Oliveira Cardoso - 2024.pdf | 202,51 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
Termo - Vinícius de Oliveira Cardoso - 2024.pdf | 217,29 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.