Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23929
Tipo do documento: Dissertação
Título: A linguagem figurada no âmbito escolar: uma análise sobre expressões idiomáticas ligadas ao corpo em tirinhas à luz da teoria da metáfora conceptual
Título(s) alternativo(s): Figurative language in the school context: an analysis of idiomatic expressions related to the body in comic strips in light of Conceptual Metaphor Theory
Autor: Almeida, Camila Bento de 
Primeiro orientador: Cavalcanti, Fernanda Carneiro
Primeiro membro da banca: Stanke, Roberta Cristina Sol Fernandes
Segundo membro da banca: Gabriel, Rosângela
Resumo: Reconhecendo a linguagem figurada como produto de nosso sistema conceptual existente em nossas trocas linguísticas cotidianas, a presente pesquisa intitulada A linguagem figurada no âmbito escolar: uma análise sobre expressões idiomáticas ligadas ao corpo em tirinhas à luz da Teoria da Metáfora Conceptual tem como objetivo analisar, à luz da Teoria da Metáfora Conceptual, a compreensão de expressões idiomáticas ligadas ao corpo, por parte dos autores dos quatro volumes da coleção Araribá Conecta - Português, voltados para os quatro últimos anos do ensino fundamental. Para tal, nós nos valemos dos postulados da Teoria da Metáfora Conceptual (TMC), (Lakoff; Johnson, 2002 [1980]; Gibbs, 1994; Siqueira et al., 2017; Batoréo, 2018; Littlemore; Low, 2006) em especial os conceitos de metáfora, de metonímia e competência metafórica e de expressões idiomáticas, além do conceito de tirinha, (Travaglia, 1989; Mendonça, 2002; Ramos, 2010; Possenti, 2010; Cardoso; Xavier, 2019; Figueiredo, 2012) e de multimodalidade. (Forceville, 1996; 2008; 2009). A partir de uma metodologia de pesquisa qualitativa descritivo-interpretativista, coletamos oito tirinhas com dez expressões idiomáticas ligadas ao corpo extraídas do referido material didático para serem analisadas com base em seu ambiente interno (contexto, intencionalidade do autor, relação entre linguagem verbal e não verbal) e externo (atividades produzidas por parte dos autores da coleção Araribá Conecta - Português para compreensão das tirinhas). Os resultados da análise apontam, com base na análise dos elementos que constituem o ambiente interno das tirinhas, para uma sistematicidade da relação entre as partes do corpo e a produção dos significados figurados e, por consequência, a relevância em se adotar a competência metafórica no rol de competências abordadas no ensino da língua portuguesa do Brasil nos quatros últimos anos do ensino fundamental. Com base na análise dos elementos que constituem o ambiente externo às tirinhas, concluímos que, embora os autores tenham formulado ao menos uma questão referente ao significado metafórico das expressões idiomáticas para abordar o processo de compreensão, a competência metafórica não foi trabalhada de forma sistemática como unidade de ensino, tendo em vista que tal compreensão é explorada, na maioria das vezes, em seções voltadas para questões formais do sistema gramatical da língua portuguesa do Brasil
Abstract: Recognizing figurative language as a product of our existing conceptual system in our everyday linguistic exchanges, the present research titled Figurative Language in the School Context: An Analysis of Idiomatic Expressions Related to the Body in Comic Strips in Light of the Conceptual Metaphor Theory aims to analyze, in light of the Conceptual Metaphor Theory, the understanding of idiomatic expressions related to the body by the authors of the four volumes of the Araribá Conecta - Portuguese collection, aimed at the last four years of elementary education. To this end, we rely on the postulates of Conceptual Metaphor Theory (TMC) (Lakoff; Johnson, 2002 [1980]; Gibbs, 1994; Siqueira et al., 2017; Batoréo, 2018; Littlemore; Low, 2006), especially the concepts of metaphor, metonymy, metaphorical competence, and idiomatic expressions, in addition to the concept of comic strip (Travaglia, 1989; Mendonça, 2002; Ramos, 2010; Possenti, 2010; Cardoso; Xavier, 2019; Figueiredo, 2012) and multimodality (Forceville, 1996; 2008; 2009). Using a qualitative descriptive-interpretative research methodology, we collected eight comic strips with ten idiomatic expressions related to the body extracted from the aforementioned didactic material to be analyzed based on their internal environment (context, author’s intent, relationship between verbal and non-verbal language) and external environment (activities created by the authors of the Araribá Conecta - Portuguese collection to aid in the comprehension of the comic strips). The results of the analysis indicate, based on the analysis of the elements constituting the internal environment of the comic strips, a systematic relationship between body parts and the production of figurative meanings and, consequently, the relevance of adopting metaphorical competence in the set of competencies addressed in the teaching of Portuguese in Brazil in the last four years of elementary education. Based on the analysis of the elements constituting the external environment of the comic strips, we conclude that, although the authors formulated at least one question related to the metaphorical meaning of the idiomatic expressions to address the process of comprehension, metaphorical competence was not systematically worked on as a unit of teaching, since such comprehension is mostly explored in sections focused on formal aspects of the grammatical system of the Portuguese language in Brazil
Palavras-chave: Competência metafórica
Expressões idiomáticas
Tirinhas
Material didático
Metáfora
Língua portuguesa – Expressões idiomáticas
Gramática cognitiva
Livros didáticos
Metaphorical competence
Idiomatic expressions
Comic strips
Teaching material
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: ALMEIDA, Camila Bento de. A linguagem figurada no âmbito escolar: uma análise sobre expressões idiomáticas ligadas ao corpo em tirinhas à luz da Teoria da Metáfora Conceptual. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23929
Data de defesa: 19-Dez-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.