Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23931
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Fernanda de Castro: em qual lugar da memória? |
Título(s) alternativo(s): | Fernanda de Castro: in which place of memory? |
Autor: | Paz, Debora Santos da ![]() |
Primeiro orientador: | Castro, Andreia Alves Monteiro de |
Primeiro membro da banca: | Cruz, Carlos Eduardo Soares da |
Segundo membro da banca: | Cunha, Ana Cristina Comandulli da |
Resumo: | Essa dissertação tem como objetivo evidenciar como a vasta e multifacetada obra da escritora portuguesa Fernanda de Castro (1900-1994), com acentuado cunho autoficcional e memorialístico, registrou as vivências de quem tinha uma visão privilegiada das interações complexas entre identidade, cultura e política do Portugal do início século XX. Atravessada pelas questões de sua origem miscigenada e aristocrática, antes mesmo de ser esposa do diretor do Secretariado de Propaganda Nacional (SPN; Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo - SNI a partir de 1944), o também escritor António Ferro (1985-1956), Fernanda já desafiava as regras da sociedade patriarcal ao empregar, em seus versos, o erotismo como uma ferramenta de expressão artística de seus desejos, inclusive por outras mulheres. Para basear a nossa análise, abordarmos o conceito de enquadramento de memória discutido por Michael Pollak, bem como as concepções estruturais, raciais e sociais da colonização definidas por Grada Kilomba e Frantz Fanon. Buscando salientar justamente a feição prolífica e diversificada da produção de Fernanda de Castro, optamos por um corpus composto por narrativas ficcionais, recolhas de poemas e obras memorialísticas. A escolha da obras que compõem esse recorte se relacionam intimamente aos assuntos discutidos na pesquisa: os poemas de Antemanhã (1919) evidenciam marcos iniciais importantes revisitados constantemente pela autora; Mariazinha em África (1925), As Aventuras de Mariazinha (1929) e Maria da Lua (1945) abordam questões sobre pertencimento, raça e colonização relacionadas ao contexto da infância; já o longo poema África Raiz (1966), os dois volumes de Ao Fim da Memória (1986-1978) e 70 Anos de Poesia (1989) revelam como esses temas aparecem na maturidade. Devido à sua atuação profissional e à sua posição social, Fernanda de Castro testemunhou, de maneira muito singular, as transformações artísticas, sociais e políticas do século XX |
Abstract: | This dissertation aims to demonstrate how the vast and multifaceted work of Portuguese writer Fernanda de Castro (1900-1994), with a strong autofictional and memoiristic nature, recorded the experiences of someone who had a privileged view of the complex interactions between identity, culture and politics in Portugal in the early 20th century. Crossed by issues of her mixed-race and aristocratic origins, even before becoming the wife of the director of the Secretariado de Propaganda Nacional (SPN; National Secretariado de Informação, Cultura Popular e Turismo - SNI from 1944), the writer António Ferro (1985-1956), Fernanda already challenged the rules of patriarchal society by employing, in her verses, eroticism as a tool for artistic expression of her desires, including for other women. To support our analysis, we will address the concept of memory framing discussed by Michael Pollak, as well as the structural, racial and social conceptions of colonization defined by Grada Kilomba and Frantz Fanon. Seeking to highlight the prolific and diverse nature of Fernanda de Castro's production, we opted for a corpus composed of fictional narratives, anthologies of poems and memorial works. The choice of works that make up this selection is closely related to the subjects discussed in the research: the poems in Antemanhã (1919) highlight important initial milestones constantly revisited by the author; Mariazinha em África (1925), As Aventuras de Mariazinha (1929) and Maria da Lua (1945) address issues of belonging, race and colonization related to the context of childhood; while the long poem África Raiz (1966), the two volumes of Ao Fim da Memória (1986-1978) and 70 Anos de Poesia (1989) reveal how these themes appear in maturity. Due to her professional activity and social position, Fernanda de Castro witnessed, in a unique way, the artistic, social and political transformations of the 20th century |
Palavras-chave: | Fernanda de Castro Literatura Portuguesa Sexualidade Gênero Raça Estado Novo Enquadramento de memória Michael Pollak Colonização Grada Kilomba Frantz Fanon Castro, Fernanda de, 1900-1994 – Crítica e interpretação Literatura portuguesa – História e crítica Memória na literatura Homossexualidade na literatura Pós-colonialismo na literatura Portuguese Literature Sexuality Gender Race Memory framing Colonization |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | PAZ, Debora Santos da. Fernanda de Castro: em qual lugar da memória? 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23931 |
Data de defesa: | 21-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao - Debora Santos da Paz - 2024 - Completa.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
CRN - Debora Santos da Paz - 2024.pdf | 202,18 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
Termo - Debora Santos da Paz - 2024.pdf | 219,56 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.