Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23932
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tangram: uma proposta pedagógica para o ensino de área e perímetro de figuras poligonais planas
Título(s) alternativo(s): Tangram: a pedagogical proposal for teaching the area and perimeter of flat polygonal figures
Autor: Matias, Eliane Werneck 
Primeiro orientador: Costa, Marcus Vinícius Tovar
Primeiro membro da banca: Nóbrega, Diana Sasaki
Segundo membro da banca: Nicodemos, Diego de Souza
Resumo: É consenso que a Matemática é vista como um “bicho-papão” por grande parte dos alunos, de modo especial os conteúdos abordados em Geometria. Esta Dissertação tem por objetivo desmistificar essa visão e propor uma forma lúdica de consolidar os conceitos para determinação do cálculo de área e perímetro de figuras poligonais planas, utilizando o Tangram como material didático para este fim. Em caráter secundário também se propõe à ampliação e à consolidação de conceitos e propriedades de triângulos e quadriláteros, assim como o de vocabulário matemático específico, de modo particular àqueles que pertencem especificamente à área de Geometria Euclidiana Plana. Tendo em vista que, através do manuseio do material concreto, é possível aproximar o aluno do estudo das figuras poligonais planas. A fundamentação teórica se faz a partir do uso de jogos como meio de despertar o interesse para a aprendizagem Matemática. Na pesquisa foi utilizada a metodologia da Engenharia Didática, apresentando e aplicando suas quatro etapas: análises preliminares, construção do experimento, experimentação e validação, no experimento prático com os alunos. O projeto e a experimentação foram desenvolvidos com turmas de nono ano, do Ensino Fundamental 2, do Colégio Estadual Dr. Galdino do Valle Filho, da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, situado na cidade de Nova Friburgo.
Abstract: There is a consensus among most students that Mathematics is seen as a “bogeyman”, especially in the subject of Geometry. Using Tangram as a teaching material this Master Dissertation aims to demystify this vision and propose a playful way of consolidating the concepts for the calculation of area and perimeter of flat polygonal figures. It also proposes the expansion and consolidation of concepts and properties of triangles and quadrilaterals, and trace the way to na specific mathematical vocabulary, particularly within the area of flat Euclidean Geometry. We discuss that it is possible to bring the student closer to the flat polygonal figure study, through the handling of concrete material. The theoretical basis for this work is driven on the use of games as an interesting route to awake in learning Mathematics. The Didactic Engineering methodology was used in the research, presenting and applying its four stages: preliminary analysis, construction of the experiment, experimentation and validation, in the practical experiment with students. The project and experimentation were developed with ninth grade classes, from Elementary School , from Dr. Galdino do Valle Filho State Public School, from the Rio de Janeiro State Education System, located in the city of Nova Friburgo.
Palavras-chave: Tangram
Jogo
Área
Perímetro
Engenharia didática
Game
Perimeter
Didactic Engineering
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: MATIAS, Eliane Werneck. Tangram: uma proposta pedagógica para o ensino de área e perímetro de figuras poligonais planas. 2024. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23932
Data de defesa: 5-Jul-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.