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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23934
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | “Representante digno e nobre do nome brasileiro”: Carlos Gomes nas Relações Culturais Internacionais do Império do Brasil entre 1863 e 1878 |
Título(s) alternativo(s): | “Dignified and noble representative of the Brazilian name”: Carlos Gomes in the International Cultural Relations of the Empire of Brazil between 1863 and 1878 |
Autor: | Mattos, Eduardo Brasil de ![]() |
Primeiro orientador: | Lessa, Mônica Leite |
Primeiro coorientador: | Santos, Pablo Victor Fontes |
Primeiro membro da banca: | Fléchet, Anaïs |
Segundo membro da banca: | Suppo, Hugo Rogelio |
Resumo: | Entre o começo da década de 1860 e o final da década de 1870, Antonio Carlos Gomes passou de uma jovem promessa da cena musical brasileira a um dos compositores mais executados no mais prestigiado teatro de óperas da Itália, fato que justifica seu amplo reconhecimento como o principal compositor de óperas das Américas no século XIX. A extensa bibliografia sobre o compositor, aliada à consulta de documentos oficiais e cartas da época, revela que sua projeção internacional foi calcada em ações culturais promovidas pelo governo imperial brasileiro e suas autoridades – notadamente o imperador Pedro II. Dessa maneira, esta pesquisa tem como objetivo investigar a posição ocupada pelo maestro Carlos Gomes nas Relações Culturais Internacionais do Império do Brasil ao longo do período em que o compositor foi oficialmente financiado pelo Estado (1863 a 1878), compreendendo sua relevância para a transplantação de tradições culturais europeias no Brasil e para a projeção da cultura brasileira no exterior. Através da Pesquisa Documental, observa-se que o destaque internacional do maestro se deu enquanto um resultado não esperado de iniciativas culturais voltadas para o âmbito doméstico, mas que esse mesmo sucesso permitiu que as autoridades políticas do Império do Brasil enxergassem a relevância da dimensão cultural para a construção de uma imagem positiva do país no exterior, selecionando a música de Carlos Gomes para iniciativas pioneiras com essa finalidade. Observa-se ainda que a trajetória do maestro demarca um período de transição entre o patronato promovido pelo imperador brasileiro e os primórdios de uma Diplomacia Cultural voltada à difusão de expressões culturais que reiterassem a adesão do país ao ideal civilizatório europeu sem abdicar da definição de uma cultura nacional brasileira. |
Abstract: | Between the beginning of the 1860s and the end of the 1870s, Antonio Carlos Gomes went from a young promise of the Brazilian music scene to one of the most performed composers in the most prestigious opera theater in Italy, a fact that justifies his wide recognition as the main opera composer of the Americas in the nineteenth century. The extensive literature on the maestro, combined with the consultation of official documents and letters of the time, reveals that his international projection was the result of cultural actions promoted by the Brazilian imperial government and its authorities – notably Emperor Pedro II. Thus, this research aims to investigate the position occupied by maestro Carlos Gomes in the International Cultural Relations of the Empire of Brazil during the period in which the composer was officially funded by the State (1863 to 1878), highlighting his relevance for the transplantation of European cultural traditions in Brazil and for the projection of Brazilian culture abroad. Through the Documentary Research, we note that Gomes’ international prominence was an unexpected result of cultural initiatives aimed at the domestic sphere; at the same time, his success allowed the political authorities of the Empire of Brazil to see the relevance of the cultural dimension for the construction of a positive image of the country abroad, selecting Carlos Gomes’ music for pioneering initiatives to that end. It can also be seen that the maestro's career marks a period of transition between the patronage promoted by the Brazilian emperor and the origins of a Cultural Diplomacy aimed at disseminating cultural expressions that reiterated the country's adherence to the European ideal of civilization without renouncing the definition of a Brazilian national culture. |
Palavras-chave: | Carlos Gomes Ópera Nacionalismo Diplomacia cultural Relações culturais internacionais Opera Nationalism Cultural diplomacy International cultural relations |
Área(s) do CNPq: | OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais |
Citação: | MATTOS, Eduardo Brasil de. “Representante digno e nobre do nome brasileiro”: Carlos Gomes nas Relações Culturais Internacionais do Império do Brasil entre 1863 e 1878. 2025. 157 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23934 |
Data de defesa: | 18-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Relações Internacionais |
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