Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23940
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A leitura compartilhada no desenvolvimento de habilidades sintáticas |
Título(s) alternativo(s): | Shared reading in the development of syntactic skills |
Autor: | Luz, Amanda Teixeira Brum da ![]() |
Primeiro orientador: | Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da |
Primeiro membro da banca: | Nórte, Carlos Eduardo |
Segundo membro da banca: | Freitas Júnior, Pedro Viana de |
Resumo: | A leitura compartilhada tem sido amplamente estudada como um fator que estabelece relações positivas com as diferentes habilidades metalinguísticas que promovem a leitura, entre elas, vocabulário, habilidades relacionadas à linguagem e compreensão oral. A habilidades sintáticas é parte das habilidades metalinguísticas e está relacionada ao bom desempenho da leitura. O presente estudo buscou verificar se a prática de leitura compartilhada realizada semanalmente se relaciona com o desenvolvimento dessas habilidades. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas do município do Rio de Janeiro e contou com a participação de crianças, com idades entre 6 e 7 anos de idade, estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental I, que foram divididas em grupo de intervenção e grupo controle. Após a aplicação de pré e pós-testes de consciência fonológica, habilidades sintáticas e inteligência, separados por uma intervenção de 4 semanas de leitura compartilhada, observou-se ganhos do grupo de intervenção em detrimento ao controle em uma das habilidades medidas, a consciência sintática, sugerindo efeitos significativos da intervenção. Nossos achados podem contribuir para a produção de novas pesquisas, além de orientar práticas pedagógicas no ambiente escolar e promover a leitura como atividade frequente na rotina infantil. |
Abstract: | Shared reading has been widely studied as a factor that establishes positive relationships with various metalinguistic skills that promote reading, including vocabulary, language-related skills, and oral comprehension. Syntactic skills are part of metalinguistic abilities and are related to good reading performance. This study aimed to verify whether the practice of weekly shared reading is related to the development of these skills. The research was conducted in two public schools in the municipality of Rio de Janeiro and involved children aged 6 to 7 years old, students in the 1st year of Elementary School, who were divided into an intervention group and a control group. After administering pre- and post-tests on phonological awareness, syntactic skills, and intelligence, separated by a 4-week shared reading intervention, it was observed that the intervention group showed gains in one of the measured skills, syntactic awareness, compared to the control group, suggesting significant effects of the intervention. Our findings may contribute to the production of new research, as well as guide pedagogical practices in the school environment and promote reading as a frequent activity in children's routines. |
Palavras-chave: | Shared reading Syntactic skills Metalinguistic skills Leitura compartilhada Habilidades sintáticas Habilidades metalinguísticas |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
Citação: | LUZ, Amanda Teixeira Brum da. A leitura compartilhada no desenvolvimento de habilidades sintáticas. 2025. 84 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23940 |
Data de defesa: | 25-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Amanda Teixeira Brum da Luz - 2025 - Completa.pdf | 3,38 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Amanda Teixeira Brum da Luz - 2025.pdf | 269,57 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Amanda Teixeira Brum da Luz - 2025.pdf | 177,87 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.