Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23944
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Aprendizagem histórica e emancipação: educação museal no Brasil |
Título(s) alternativo(s): | Historical learning and emancipation: museum education in Brazil |
Autor: | Borges, Priscila Lopes d’Avila ![]() |
Primeiro orientador: | Villardi, Raquel Marques |
Primeiro membro da banca: | Costa, Carina Martins |
Segundo membro da banca: | Magalhães, Aline Montenegro |
Terceiro membro da banca: | Lima, Antônio Carlos de Souza |
Quarto membro da banca: | Ramos, Franscisco Régis Lopes |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo investigar as relações entre a educação museal e a aprendizagem histórica em museus. Os sujeitos da pesquisa foram os trabalhadores de educativos museais e os professores de História. Normalmente, professores de história optam pela utilização pedagógica de museus, buscando representações e interlocuções possíveis com os conteúdos expostos em sala de aula. No entanto, o museu possui como premissa a função educativa, devendo ser apreendido pelo professor em sua singularidade discursiva. Os trabalhadores museais podem, assim como os professores, optarem por uma atuação que reproduza as narrativas institucionais ou estimularem a construção de metanarrativas, junto ao público, subvertendo o discurso expositivo. Mais do que a decodificação de saberes institucionais, a tese defende uma concepção da educação museal como caminho de autonomia dos indivíduos. Utilizamos conceitos e definições fundamentais, como, por exemplo, a aprendizagem histórica, elaborada por Jörn Rüsen, e a educação museal, estabelecida de acordo com os parâmetros da Política Nacional de Educação Museal (2017). Os pressupostos da educação emancipadora de Paulo Freire estão presentes em todo o trabalho. A pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa, através de entrevistas, grupos focais e observações de campo em museus de São Paulo e Rio de Janeiro. Concomitantemente, foram analisados documentos oficiais sobre o Ensino de História e a Educação Museal, acompanhados da revisão bibliográfica do tema. Os resultados visam a apreciação dos discursos produzidos por museus e educadores, a serviço aprendizagem histórica. Além da formulação de uma teoria da educação museal em museus históricos. |
Abstract: | This work aims to investigate the relation between Museum Education and Historical Learning in Museums. Museum education workers and history teachers were the research subjects. In general, history teachers prefer to make pedagogical use of museums for representations and possible interactions with the content presented in class. However, museums have in their basis an educational role that must be apprehended through their discoursive peculiarity. Museum workers, as well as teachers, may choose to act either reproducing institutional narratives or encouraging the creation of metanarratives together with the public, subverting the expository discourse. More than decodifying institutional knowledge, this thesis supports the conception of Museum Education as a path of autonomy for individuals. We use fundamental concepts and definitions, as, for instance, Historical Learning, coined by Jörn Rüsen, and Museum Education, stablished according to the parameters of the National Museum Education Policy (2017). The postulates from the Emancipatory Education by Paulo Freire are present in all the work. A qualitative method was used with interviews, focal groups and field research observations in museums in São Paulo and Rio de Janeiro. At the same time, official documents about History Teaching and Museum Education were analyzed and a bibliographical review was made about the theme. The results aim at an overview of the discourses created by museums and educators, serving Historical Learning along with the formulation of a Theory of Museum Education in Historical Museums. |
Palavras-chave: | Educação História Museus Education History Museums |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | BORGES, Priscila Lopes d’Avila. Aprendizagem histórica e emancipação: educação museal no Brasil. 2023. 189 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23944 |
Data de defesa: | 4-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Priscila Lopes d’Avila Borges - 2023 - Completa.pdf | 3,49 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Priscila Lopes d’Avila Borges - 2025.pdf | 314,87 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Priscila Lopes d’Avila Borges - 2025.pdf | 177,58 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.