Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23950
Tipo do documento: Dissertação
Título: Criando caminhos outros na Educação de Jovens e Adultos (PEJA) na cidade do Rio de Janeiro: experiências que transformam docentes
Título(s) alternativo(s): Creating new paths in Youth and Adult Education (PEJA) in the city of Rio de Janeiro: experiences that transform teachers
Autor: Christino, Marcelo Solino 
Primeiro orientador: Sousa, Francisco Gouvea de
Primeiro membro da banca: Gaio, Henrique Pinheiro Costa
Segundo membro da banca: Florencio, Thiago de Abreu e Lima
Resumo: O presente estudo tem como tema o encontro entre o ensino de História e as práticas de letramento racial envolvidas no processo de ensino na Educação de Jovens e Adultos. Essas práticas não apenas possibilitam a transformação dos discentes, mas também promovem a mudança nos docentes, a partir dos diálogos estabelecidos entre o saber histórico-escolar e os saberes e experiências de vida trazidos pelos alunos. No contexto específico da pesquisa, o objetivo foi compreender a relação entre as práticas de letramento de estudantes do ensino básico da Educação de Jovens e Adultos, e a troca de experiências e saberes que transformam os docentes nas aulas de História.
Abstract: The theme of this study is the encounter between the teaching of History and the racial literacy practices involved in the teaching process in Youth and Adult Education. These practices not only enable the transformation of students, but also promote change in teachers, based on the dialogues established between historical-school knowledge and the knowledge and life experiences brought by students. In the specific context of the research, the objective was to understand the relationship between the literacy practices of basic education students in Youth and Adult Education, and the exchange of experiences and knowledge that transform teachers in History classes.
Palavras-chave: Ensino de História
Educação de jovens e adultos
Saberes e práticas no espaço escolar
Narrativa vivencial
Saber experiência feito
History teaching
Youth and adult education
Knowledge and practices in the school space
Experiential narrative
Knowledge from experience
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: CHRISTINO, Marcelo Solino. Criando caminhos outros na Educação de Jovens e Adultos (PEJA) na cidade do Rio de Janeiro: experiências que transformam docentes. 2024. 214 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23950
Data de defesa: 19-Dez-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.