Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23953
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Bebês avaliados: O triunfo da classificação e seus (e)feitos nas práticas educacionais |
Título(s) alternativo(s): | Bebés evaluados: El triunfo de la clasificación y sus (e)fectos en las prácticas educativas |
Autor: | Ramos, Francieli Loureiro ![]() |
Primeiro orientador: | Alberti, Sonia |
Primeiro membro da banca: | Darriba, Vinícius Anciães |
Segundo membro da banca: | Silva, Gustavo Ramos da |
Resumo: | Esta dissertação investiga a crescente busca por diagnósticos precoces, provocando uma interlocução entre psicanálise e educação. A pesquisa se desenvolveu a partir de um percurso que atravessa experiências práticas e teóricas. No campo, foram realizadas observações em creches municipais de Joinville/SC, acompanhando professoras que lidam diretamente com bebês diagnosticados ou em processo de avaliação. A pesquisa não se estruturou em métodos tradicionais de entrevistas ou questionários, mas se deu na escuta do que emergia nos encontros, nas inquietações e nos impasses do cotidiano escolar. Observou-se como a nomeação diagnóstica muitas vezes se apresenta como uma resposta diante da angústia de lidar com a diferença, reforçada por diretrizes institucionais e por uma lógica mercadológica que acompanha as classificações diagnósticas. A psicanálise é convocada aqui não como uma alternativa ao diagnóstico, mas como uma perspectiva que permite interrogar esse movimento classificatório e pensar possibilidades de escuta e intervenção que não reduzam o sujeito a um rótulo. A pesquisa ressoa propondo novas perguntas sobre a posição da psicanálise diante do triunfo das classificações e do lugar que as classificações ocupam na contemporaneidade. |
Abstract: | Esta disertación investiga la creciente búsqueda de diagnósticos precoces, estableciendo un diálogo entre el psicoanálisis y la educación. La investigación se desarrolló a partir de un recorrido que atraviesa experiencias prácticas y teóricas. En el campo, se realizaron observaciones en guarderías municipales de Joinville/SC, acompañando a maestras que trabajan directamente con bebés diagnosticados o en proceso de evaluación. La investigación no se estructuró en métodos tradicionales de entrevistas o cuestionarios, sino que se basó en la escucha de lo que emergía en los encuentros, en las inquietudes y en los impasses del día a día escolar. Se observó cómo la nominación diagnóstica a menudo se presenta como una respuesta ante la angustia de lidiar con la diferencia, reforzada por directrices institucionales y por una lógica mercadológica que acompaña las clasificaciones diagnósticas. Aquí, el psicoanálisis es convocado no como una alternativa al diagnóstico, sino como una perspectiva que permite interrogar este movimiento clasificatorio y pensar en posibilidades de escucha e intervención que no reduzcan al sujeto a una etiqueta. La investigación resuena proponiendo nuevas preguntas sobre la posición del psicoanálisis ante el triunfo de las clasificaciones y el lugar que estas ocupan en la contemporaneidad. |
Palavras-chave: | Psicanálise Educação infantil Diagnósticos precoces Cotidiano escolar Psicoanálisis Educación infantil Diagnósticos precoces Cotidianidad escolar |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicanálise |
Citação: | RAMOS, Francieli Loureiro. Bebês avaliados: O triunfo da classificação e seus (e)feitos nas práticas educacionais. 2025. 93 f. Dissertação (Mestrado em Psicanálise) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23953 |
Data de defesa: | 9-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicanálise |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Francieli Loureiro Ramos - 2025 - Completa.pdf | 759,61 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Francieli Loureiro Ramos - 2025.pdf | 528,17 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Francieli Loureiro Ramos - 2025.pdf | 177,88 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.