Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23953
Tipo do documento: Dissertação
Título: Bebês avaliados: O triunfo da classificação e seus (e)feitos nas práticas educacionais
Título(s) alternativo(s): Bebés evaluados: El triunfo de la clasificación y sus (e)fectos en las prácticas educativas
Autor: Ramos, Francieli Loureiro 
Primeiro orientador: Alberti, Sonia
Primeiro membro da banca: Darriba, Vinícius Anciães
Segundo membro da banca: Silva, Gustavo Ramos da
Resumo: Esta dissertação investiga a crescente busca por diagnósticos precoces, provocando uma interlocução entre psicanálise e educação. A pesquisa se desenvolveu a partir de um percurso que atravessa experiências práticas e teóricas. No campo, foram realizadas observações em creches municipais de Joinville/SC, acompanhando professoras que lidam diretamente com bebês diagnosticados ou em processo de avaliação. A pesquisa não se estruturou em métodos tradicionais de entrevistas ou questionários, mas se deu na escuta do que emergia nos encontros, nas inquietações e nos impasses do cotidiano escolar. Observou-se como a nomeação diagnóstica muitas vezes se apresenta como uma resposta diante da angústia de lidar com a diferença, reforçada por diretrizes institucionais e por uma lógica mercadológica que acompanha as classificações diagnósticas. A psicanálise é convocada aqui não como uma alternativa ao diagnóstico, mas como uma perspectiva que permite interrogar esse movimento classificatório e pensar possibilidades de escuta e intervenção que não reduzam o sujeito a um rótulo. A pesquisa ressoa propondo novas perguntas sobre a posição da psicanálise diante do triunfo das classificações e do lugar que as classificações ocupam na contemporaneidade.
Abstract: Esta disertación investiga la creciente búsqueda de diagnósticos precoces, estableciendo un diálogo entre el psicoanálisis y la educación. La investigación se desarrolló a partir de un recorrido que atraviesa experiencias prácticas y teóricas. En el campo, se realizaron observaciones en guarderías municipales de Joinville/SC, acompañando a maestras que trabajan directamente con bebés diagnosticados o en proceso de evaluación. La investigación no se estructuró en métodos tradicionales de entrevistas o cuestionarios, sino que se basó en la escucha de lo que emergía en los encuentros, en las inquietudes y en los impasses del día a día escolar. Se observó cómo la nominación diagnóstica a menudo se presenta como una respuesta ante la angustia de lidiar con la diferencia, reforzada por directrices institucionales y por una lógica mercadológica que acompaña las clasificaciones diagnósticas. Aquí, el psicoanálisis es convocado no como una alternativa al diagnóstico, sino como una perspectiva que permite interrogar este movimiento clasificatorio y pensar en posibilidades de escucha e intervención que no reduzcan al sujeto a una etiqueta. La investigación resuena proponiendo nuevas preguntas sobre la posición del psicoanálisis ante el triunfo de las clasificaciones y el lugar que estas ocupan en la contemporaneidad.
Palavras-chave: Psicanálise
Educação infantil
Diagnósticos precoces
Cotidiano escolar
Psicoanálisis
Educación infantil
Diagnósticos precoces
Cotidianidad escolar
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicanálise
Citação: RAMOS, Francieli Loureiro. Bebês avaliados: O triunfo da classificação e seus (e)feitos nas práticas educacionais. 2025. 93 f. Dissertação (Mestrado em Psicanálise) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23953
Data de defesa: 9-Abr-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicanálise



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.