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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23954
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Eu tenho de manter a minha fama de mau: um estudo sobre os professores de matemática |
Título(s) alternativo(s): | I must keep my fame of being bad – a study about mathematics teachers |
Autor: | Gonçalves, Marcia Oliveira da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Villardi, Raquel Marques |
Primeiro membro da banca: | Spíndola, Márcia |
Segundo membro da banca: | Berg, Rosana da Silva |
Terceiro membro da banca: | Castro, Guilherme Caldas de |
Quarto membro da banca: | Costa, Marco Antonio da |
Quinto membro da banca: | Vellasquez, Fabrícia |
Resumo: | A presente tese tem o objetivo de investigar os processos de construção da identidade do professor de matemática e os fatores que a compõem e que atravessam a prática docente. Busca-se investigar a fama de “mau” atrelada a esse profissional, a partir de uma análise que se baseia tanto no seu processo de formação quanto no exercício de aplicação de práticas pedagógicas, a fim de entender como tem sido o desempenho dos professores de matemática no ensino da disciplina e a percepção de alunos e docentes de outras áreas sobre a adoção de uma postura rígida e intransigente com raízes em um ciclo que começa na formação acadêmica e se naturaliza na prática docente. A hipótese central de que o professor de matemática é frequentemente percebido como “rígido”, “autoritário” e “inflexível” revela uma prática centrada na objetividade e no cumprimento rigoroso de planejamentos, o que frequentemente desconsidera subjetividades e dificuldades e aprofunda desigualdades e desmotivação entre os alunos. Por meio de uma metodologia qualitativa, a partir de grupos focais, entrevistaram-se professores não só de matemática (formados e em formação), mas também de outras disciplinas que fazem parte do currículo escolar, para, assim, traçar um perfil comparativo desses profissionais e analisar como lidam com as dificuldades da profissão, os estereótipos e a relação com os alunos. Por fim, a pesquisa aponta para a necessidade de investimentos na capacitação e no desenvolvimento de pedagogias inclusivas, flexíveis e humanizadas, enfatizando a criação de um ambiente educacional que valorize a diferença, o diálogo, o acolhimento e a empatia. |
Abstract: | The present thesis aims to investigate the processes of identity construction of mathematics teachers and the factors that shape and influence their teaching practice. It seeks to explore the reputation of being “strict” often associated with these professionals through an analysis based on their training process and the implementation of pedagogical practices. The goal is to understand how mathematics teachers perform in teaching the subject and how students and teachers from other fields perceive the adoption of a rigid and uncompromising stance, rooted in a cycle that begins during academic training and becomes normalized in teaching practice. The central hypothesis suggests that mathematics teachers are often perceived as "rigid," "authoritarian," and "inflexible," reflecting a practice focused on objectivity and the strict adherence to plans, frequently overlooking subjectivities and challenges. This approach can exacerbate inequalities and demotivation among students. Through a qualitative methodology, using focus groups, interviews were conducted with both current and future mathematics teachers, as well as with educators from other school subjects. The aim was to create a comparative profile of these professionals and analyze how they address the challenges of the profession, stereotypes, and their relationships with students. Finally, the research highlights the need for investments in teacher training and the development of inclusive, flexible, and humanized pedagogies. It emphasizes the importance of fostering an educational environment that values diversity, dialogue, acceptance, and empathy. |
Palavras-chave: | Escola Ensino de Matemática Formação Docente Identidade Docente Práticas Pedagógicas School Mathematics Teaching Teacher Training Teacher Identity Pedagogical Practices |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | GONÇALVES, Marcia Oliveira da Silva. Eu tenho de manter a minha fama de mau: um estudo sobre os professores de matemática. 2024. 147 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23954 |
Data de defesa: | 13-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana |
Arquivos associados a este item:
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