Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23955
Tipo do documento: Tese
Título: Uma territorialização na cidade: memória e patrimônio marista no Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): A territorialization in the city: memory and heritage of Marist in Rio de Janeiro
Autor: Oliveira, Pedro Henrique Nascimento de 
Primeiro orientador: Leonardi, Paula
Primeiro membro da banca: Bittencourt, Agueda Bernardete
Segundo membro da banca: Mignot, Ana Chrystina Venancio
Terceiro membro da banca: Salguero, David Eduardo Vázquez
Quarto membro da banca: Fabri, Silvina Mariel
Resumo: Esta tese tem como objetivo central apresentar a trajetória da congregação católica educativa dos Irmãos Maristas das escolas no Rio de Janeiro. Ao constituir patrimônios imobiliários e realizar neles uma prática educativa de memória, os Maristas conformaram uma territorialização escolar católica na cidade. Para comprovar essa hipótese, contou-se com o auxílio dos conceitos de patrimônio, memória e território mobilizados como fios condutores da operação historiográfica de Paul Ricoeur e do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg sob os quais pautou-se a pesquisa. A tese está organizada em quatro capítulos, com o intuito de percorrer as memórias construídas nos colégios, os patrimônios constituídos pelos Irmãos e o território conformado na cidade do Rio de Janeiro. O primeiro capítulo centrou-se na análise das recordações de ex-alunos e ex-funcionários dos colégios maristas do bairro da Tijuca acessadas por meio de entrevistas realizadas a partir das recomendações de Pierre Bourdieu, Jean Claude Kaufmann e Gilberto Velho. Os dados coletados foram analisados a fim de apresentar os sentidos atribuídos aos colégios pelos entrevistados. Observou-se ainda a apropriação dos colégios pelos alunos a ponto de considerá-lo patrimônio, bem como o papel da cultura escolar marista na produção da memória sobre e do colégio. No segundo capítulo, a análise debruçou-se sobre o caminho percorrido pelos patrimônios maristas desde a França, local de fundação da congregação, até o Rio de Janeiro com base nos dados encontrados nos documentos dos Maristas e nos periódicos. O terceiro capítulo direcionou-se à apresentação da trajetória patrimonial dos Maristas no Rio de Janeiro, onde realizou-se uma historiografia do bairro da Tijuca e um mapeamento das escolas do bairro antes dos Maristas e examinou-se o processo de compra, construção e fundação dos dois imóveis dos Irmãos neste bairro. Para esta análise, foram coletados dados dos anais da Província dos Irmãos Maristas, dos periódicos e de outros documentos da congregação. No quarto capítulo defendeu-se uma territorialização escolar marista empreendida pelos Maristas desde a fundação de seus colégios na Tijuca e consolidada pelo reconhecimento de seus colégios como patrimônios culturais do estado e da cidade do Rio de Janeiro. Para se chegar a essa constatação, foram analisados os dois processos de tombamento (municipal e estadual) vividos pelos colégios maristas na década de 1990. Com o percurso investigativo realizado nesta tese pela memória construída, pelos patrimônios constituídos e pelo território conformado pelos Maristas na cidade do Rio de Janeiro buscou-se contribuir com a História da Educação a partir de um estudo da materialidade de escolas católicas e da trajetória patrimonial de uma congregação católica educativa presente na cidade do Rio de Janeiro há mais de 120 anos. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
Abstract: This thesis has as its central objective to present the trajectory of the educational Catholic congregation of the Marist Brothers of schools in Rio de Janeiro. By constituting real estate assets and carrying out an educational practice of memory, the Marists have formed a Catholic school territorialization in the city. To prove this hypothesis, it was counted with the aid of the concepts of heritage, memory and territory mobilized as guiding threads of the historiographic operation of Paul Ricoeur and the indexing paradigm of Carlo Ginzburg under which the research was guided. The thesis is organized in four chapters, with the intention of going through the memories built in the colleges, the patrimonies constituted by the brothers and the territory conformed in the city of Rio de Janeiro. The first chapter focused on the analysis of memories of former students and former employees of the Marist schools in the neighborhood of Tijuca accessed from interviews based on Pierre Bourdieu, Jean Claude Kaufmann and Gilberto Velho. The data collected were analyzed to present the meanings attributed to the colleges by the interviewees. We also observed the appropriation of the schools by the students to the point of considering it as heritage, as well as the role of the Marist school culture in the production of memory about and the college. In the second chapter, the analysis focused on the path taken by the Marist heritage from France, the place of foundation of the congregation, to Rio de Janeiro based on data found in the documents of the Marists and in the journals. The third chapter was directed to the presentation of the heritage trajectory of the marists in Rio de Janeiro, where a historiography of the neighborhood of Tijuca and a mapping of the schools of the neighborhood before the marists were carried out, and examined the purchase process, construction and foundation of the two properties of the brothers in this neighborhood. For this analysis, data were collected from the annals of the Province of the Marist Brothers, from the periodicals and other documents of the congregation. In the fourth chapter, a Marist school territorialization was defended by the Marists since the foundation of their schools in Tijuca and consolidated by the recognition of their colleges as cultural heritage of the state and city of Rio de Janeiro. To arrive at this conclusion, the two processes of tombamento (municipal and state) lived by the Marist colleges in the 1990s were analyzed. With the investigative course carried out in this thesis by the built memory, the patrimonies constituted and the territory conformed by the marists in the city of Rio de JaneiroContribute to the history of education from a study of the materiality of Catholic schools and the heritage trajectory of an educational Catholic congregation present in the city of Rio de Janeiro for more than 120 years. This work was carried out with the support of the Coordination for Improvement of Higher Level Personnel - Brazil (CAPES) - Funding Code 001.
Palavras-chave: Congregação dos Irmãos Maristas
Patrimônio
Memória
Território
Colégios católicos
Congregation of the Marist Brothers
Heritage
Memory
Territory
Catholic Schools
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Pedro Henrique Nascimento de. Uma territorialização na cidade: memória e patrimônio marista no Rio de Janeiro. 2025. 292 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23955
Data de defesa: 26-Fev-2025
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.