Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23962
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ator-em-ato: a dialética ator/personagem em Copacabana mon amour
Título(s) alternativo(s): The 'actor-in-act': the actor/character dialectic in Copacabana mon amour
Autor: Ballalai, Anna Karinne Martins 
Primeiro orientador: Andrade, Regina Glória Nunes
Primeiro membro da banca: Núñez, Fabián Rodrigo Magioli
Segundo membro da banca: Beyssac, Marie Louise Trindade Conilh de
Resumo: Este trabalho é um estudo de caso que pretende investigar o processo de construção das personagens do filme Copacabana mon amour (Rogério Sganzerla, 1970), utilizando como ferramentas três eixos metodológicos: 1) A análise fílmica; 2) A investigação das marcas visíveis do processo de realização das filmagens no contexto da produção independente da efêmera produtora Belair; 3) Um mapeamento inicial de algumas influências teóricas, temáticas, estéticas que matizaram a composição das personagens. Dentre estas influências, o pensamento de Frantz Fanon, as “noções de cinema moderno”, sistematizadas pelo crítico, pesquisador e cineasta Rogério Sganzerla, em especial os conceitos “passagem ao relativo”, “câmera cínica” e “dialética ator/ personagem”. Compreende-se a construção das personagens de Copacabana mon amour como um resultado híbrido do estilo de direção de Rogério Sganzerla, do processo de realização das filmagens, e do estilo de atuação dos atores. Este estilo de atuação dos atores é marcado pela dialética ator/personagem, que sugere no processo de construção da personagem um trabalho de dramaturgia do próprio ator. Desta investigação da dramaturgia do ator decorre a proposição do conceito ator-em-ato, para traduzir um certo estilo de atuação no qual o ator cinematográfico tem autonomia criativa para construir a personagem no ato da filmagem, a despeito das eventuais limitações que o processo de realização cinematográfica possa vir a impor. Além disso, observa-se na utilização da “câmera cínica”, uma negação do desvelamento do interior das personagens e a escolha pela investigação dos aspectos visuais e aparentes registrados pela câmera cinematográfica, o que torna a “psicologia das personagens” mais próxima de uma “psicologia do ator”. Para compreender o tipo de interação entre atores dramáticos, equipe e objetos tecnológicos necessários à realização de filmes, a presente dissertação recorre ao aporte da Teoria do Ator-Rede ou Sociologia da Tradução.
Abstract: This work is a case study that aims to investigate the process of construction of the characters in the film Copacabana mon amour (Rogério Sganzerla, 1970), using three methodological axes as tools:1) Film analysis; 2) Investigation of the visible marks of the filming process in the context of the independent production of the short-lived Belair production company; 3) An initial mapping of some theoretical, thematic and aesthetic influences that shaped the composition of the characters. Among these influences, the thinking of Frantz Fanon, the “notions of modern cinema”, systematized by the critic, researcher and filmmaker Rogério Sganzerla, in particular the concepts “passage to the relative”, “cynical camera” and “actor/character dialectic”. The construction of the characters in Copacabana mon amour can be understood as a hybrid result of Rogério Sganzerla's directing style, the filming process, and the actors' acting style. This style of acting by actors is marked by the actor/character dialectic, which suggests in the process of constructing the character a work of dramaturgy by the actor himself. This investigation into the actor's dramaturgy leads to the proposition of the actor-in-act concept, to translate a certain style of acting in which the film actor has creative autonomy to construct the character during filming, despite any limitations that the filmmaking process may impose. Furthermore, in the use of the “cynical camera”, we can observe a denial of the unveiling of the characters’ interior and the choice to investigate the visual and apparent aspects recorded by the cinematographic camera, which makes the “psychology of the characters” closer to the “psychology of the actor”. To understand the type of interaction between dramatic actors, crew and technological objects necessary for making films, this dissertation uses the contribution of Actor-Network Theory or Sociology of Translation.
Palavras-chave: Actor-in-act
Cinematographic character
Psychology of the actor
Copacabana mon amour
Ator-em-ato
Personagem cinematográfica
Psicologia do ator
Sganzerla, Rogério, 1946-2004
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: BALLALAI, Anna Karinne Martins. O ator-em-ato: a dialética ator/personagem em Copacabana mon amour. 2014. 219 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23962
Data de defesa: 31-Jul-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia Social



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.