Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23970
Tipo do documento: Dissertação
Título: Habilidades narrativas e Transtorno de Desenvolvimento da Linguagem (TDL): uma avaliação de crianças com comprometimento sintático à luz da teoria gerativa
Título(s) alternativo(s): Narrative skills and Developmental Language Disorder (DLD): an assessment of children with syntactic impairment in the light of generative theory
Autor: Brandão, Raquel dos Santos 
Primeiro orientador: Augusto, Marina Rosa Ana
Primeiro membro da banca: Bagetti, Tatiana
Segundo membro da banca: Rodrigues, Erica dos Santos
Resumo: Esta dissertação avalia as habilidades narrativas de indivíduos em risco de Transtorno de Desenvolvimento da Linguagem (TDL), com comprometimento sintático, traçando-se correlações entre suas habilidades linguísticas, narrativas e cognitivas. O TDL é um distúrbio que acomete crianças que estão no período de aquisição de linguagem, ocasionando maior custo e um atraso característico. Sentenças de alto custo, como passivas, relativas e interrogativas-Qu, assim como questões morfológicas encontram-se comprometidas. A partir do modelo de língua proposto pela teoria gerativa (Chomsky, 1965), atualizado no Programa Minimalista (PM) (Chomsky, 1995), aliado à teoria procedimental de aquisição de Corrêa (2009), questões de processamento e computação linguística são avaliadas. Adota-se o MABILIN I (Módulos de Avaliação de Habilidades Linguísticas) (Corrêa, 2000), instrumento utilizado para rastrear possíveis casos de TDL, para a avaliação das habilidades linguísticas das crianças. Para avaliar as narrativas dos participantes, adota-se o MAIN (Multilingual Assessment Instrument for Narratives) (Gagarina et al., 2012), dirigido a crianças monolíngues e multilíngues com problemas de linguagem com e sem comprometimentos. Utilizaram-se dois testes de controle inibitório, Flanker e GO–no go, em versão adaptada por Rodrigues et al. (2024), para a avaliação das funções executivas. Participaram do estudo 12 crianças em risco de TDL e 12 crianças sem dificuldades linguísticas. Para o MAIN, eliciaram-se um conto e um reconto, a partir de duas das quatro histórias propostas. Avaliam-se produção, a partir da macroestrutura, microestrutura, e do uso de termos de estado mental, e compreensão. Nossos resultados indicam que, no MAIN, o grupo TDL apresenta desempenho inferior na produção em todos os aspectos de macroestrutura, mas não houve diferença significativa na compreensão. Na microestrutura, detectam-se menor número de sentenças complexas, mais disfluências e maior número de sentenças agramaticais. Não houve diferença estatística significativa entre os grupos nos testes cognitivos, embora, no Flanker, o grupo TDL tenha alcançado médias mais baixas. Por fim, houve correlações moderadas entre o MABILIN e os testes cognitivos, assim como entre o MAIN e esses testes. Correlações positivas entre o MABILIN e o MAIN foram observadas ao considerar os dois grupos, todavia essas correlações são fracas quando se observa apenas o grupo TDL, dado um desempenho, de forma geral, uniformemente pior. De todo modo, a correlação obtida entre o MABILIN e o MAIN ratifica a eficácia desse instrumento para a avaliação narrativa de crianças com TDL
Abstract: This dissertation focuses on the narrative skills of individuals at risk of Developmental Language Disorder (DLD), who exhibit syntactic impairment. It aims to verify the extent to which a correlation can be drawn between their linguistic, narrative and cognitive skills, particularly inhibitory control. DLD is a disorder that affects children during language acquisition, causing greater costs and a characteristic delay. The literature in the area has observed that children with DLD have difficulty, both in comprehension and production, with a group of so-called high-cost sentences, including passives, WH-interrogatives and relatives, as well with morphological issues. Based on the theoretical model of language proposed by the generative theory (Chomsky, 1965), updated in the Minimalist Program (PM) (Chomsky, 1995), and considering the procedural theory of language acquisition, proposed by Corrêa (2009), issues concerning linguistic processing and computation are assessed. MABILIN I (Language Skills Assessment Modules) (Corrêa, 2000) is adopted for assessing linguistic skills and identify possible children at risk of DLD. The MAIN (Multilingual Assessment Instrument for Narratives) (Gagarina et al., 2012) is adopted as an instrument for evaluating the narrative discourse of monolingual and multilingual children with or without language problems. Two tests assessing inhibitory control are applied: Flanker and GO–no go, in a version adapted by Rodrigues et al. (2024). Two groups participated in this evaluation: 12 children at risk of DLD, and 12 children without language difficulties. MAIN evaluates production, considering elements of macrostructure, microstructure, completeness of presented events and use of mental state terms, and comprehension. Two out of the four stories proposed by the instrument were used, for telling and retelling formats. Our results indicate that, the TDL group showed worse performance in macrostructure evaluation in production, but there was no significant difference in comprehension. In microstructure, the DLD group used a smaller number of complex sentences, had more disfluencies, a greater need for observer intervention and a significantly higher use of ungrammatical and incomplete sentences. In the inhibitory control tests, there was no statistically significant differences. Nevertheless, the DLD group achieved lower averages in the Flanker test. In terms of correlations, there were moderate correlations between the MABILIN and the cognitive tests, as well as between the MAIN and those tests. Positive correlations between MABILIN and the MAIN were also obtained, considering both groups together, but these correlations were weaker when only the TDL group is observed, which is probably due to the fact that these children have a worse performance in general. Nevertheless, the correlation obtained between MABILIN and MAIN confirms the effectiveness of this instrument for evaluating children with DLD, focusing on narrative skills
Palavras-chave: TDL
Processamento sintático
Discurso narrativo
Controle inibitório
Distúrbios da linguagem em crianças
Análise do discurso narrativo
Aquisição de linguagem
Syntactic processing
Narrative speech
Inhibitory control
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: BRANDÃO, Raquel dos Santos. Habilidades narrativas e Transtorno de Desenvolvimento da Linguagem (TDL): uma avaliação de crianças com comprometimento sintático à luz da teoria gerativa. 2024. 163 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23970
Data de defesa: 17-Out-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.