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Tipo do documento: Tese
Título: Música e Metafísica em Henri Bergson
Título(s) alternativo(s): Music and Metaphysics in Henri Bergson
Autor: Menezes, Rodrigo Carqueja de 
Primeiro orientador: Arêas, James Bastos
Primeiro membro da banca: Anachoreta, Maria Inês Senra
Segundo membro da banca: Cunha, Maria Helena Lisboa
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Luís Antônio Cunha
Quarto membro da banca: Damasceno, Veronica Miranda
Resumo: O propósito desta tese é investigar como a música ressoa com a filosofia de Henri Bergson e qual o valor e função das imagens musicais para a sua produção conceitual. Na primeira parte ficou evidente a peculiaridade desta filosofia singular que, por mais que evite o isolamento da abstração, pode ressoar com a experiência artística sem abandonar a consistência filosófica que seu método busca e requer. Deste modo, sair da abstração e dos intelectualismos formalistas não implica em homogeneidade com o campo musical. Aqui, não houve necessidade de saber se os conceitos bergsonianos servem ou não para análise e interpretação de obras artísticas como a do músico Claude Debussy, pois pôde-se evidenciar as ressonâncias ou interseções entre a obra do filósofo com a do músico sem que haja identificação entre o conceito de duração do filósofo e a duração sonora do músico. Então, na segunda parte, ficou clara como esta metafísica singular, para ser coerente com seu método nomeado de intuição, não pode ser uma teorização ou especulação sobre a arte musical na medida em que testemunha em favor de uma extrema comoção com a arte que a potencializa, sugestiona e sugestiona permitindo uma ampliação ou alargamento dos quadros em a condição humana está inserida. Em todo caso, Henri Bergson procurou sim um contato com a experiência musical, mas sem jamais deixar de evidenciar a heterogeneidade entre a a arte sonora e a metafísica. Há sim a busca de uma extrema comoção ou simpatia com esta arte, mas de modo algum sua filosofia deve ser reduzida a uma atividade produtora de símbolos ou generalidades que serviriam para análise de uma obra artística ou uma teoria geral da arte.
Abstract: The purpose of this dissertation is to investigate how music resonates within the philosophical thought of Henri Bergson, as well as to examine the value and function of musical images within his conceptual production. In the first part of this work, our attention has been drawn to the peculiarity of such philosophy, wich, at the same time that prevents from the isolation of abstraction, also resonates with the artistic experience without abandoning the philosophical consistency that its method demands. Thus, avoiding abstraction and intellectualism does not imply homogeneity with the musical field. Up to this point it was needles to know whether bergsonian concepts are appropriate or not for the analysis and interpretation of artistic works as those of the musician Claude Debussy, since it has been possible to put in evidence the resonances or intersections between Bergson's and Debussy's works without appealing for any identification between the philosopher's concept of duration and the musician's sound duration. Therefore, in the second part, it was clear how this singular metaphysics, in order to be consistent with its method named intuition, cannot be a theorizing or speculation on musical art, insofar as it testifies in favor of an extreme commotion with the art that enhances it and suggests it, which enables an enlargement of the frames in which the human condition is inserted. In any case, Henri Bergson did look for a contact with the musical experience, but always highlighting the heterogeneity between the sound art and the metaphysics. There is indeed the search for an extreme commotion with or sympathy for this art, but his philosophy should not a all be reduced to an activity that produces symbols or generalizations which could be used for the analysis of an artistic work or a general theory of art.
Palavras-chave: Música
Metafísica
Henri Bergson
Duração
Music
Metaphysics
Duration
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::METAFISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: MENEZES, R. C. Música e Metafísica em Henri Bergson. 2020. 240 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23973
Data de defesa: 11-Nov-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Filosofia

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