Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23981
Tipo do documento: Dissertação
Título: Apuração do Custo financeiro do Aluno de Graduação em Ciências Contábeis na Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Graduate Cost of Accounting in the Rio de Janeiro State University: Application Model
Autor: Oliveira, Fernanda Rodrigues de 
Primeiro orientador: Santos, Waldir Jorge Ladeira dos
Primeiro membro da banca: Duque, Andrea Paula Osório
Segundo membro da banca: Bezerra, Sérgio Luiz de Argolo
Resumo: As instituições de ensino superior públicas desempenham uma função muito importante no desenvolvimento econômico e social de um país. No entanto, sofrem restrições orçamentárias que impactam na realização de seus anseios e demandas. Tal situação reforça a necessidade de apurar os custos envolvidos na prestação do serviço de educação, como forma de melhorar o controle dos gastos, a qualidade do ensino, fazer valer a transparência, auxiliar na tomada de decisão, além de permitir uma alocação mais eficiente dos recursos. Existe uma gama de métodos de apuração do custo aluno, porém o cálculo deste indicador não é tarefa fácil. O presente trabalho compreende um estudo de caso do custo aluno de graduação em Ciências Contábeis na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com base no método de absorção e nas metodologias apresentadas pelo Ministério da Educação, Tribunal de Contas da União e Universidade de Brasília. A pesquisa é exploratória, descritiva, quanti-qualitativa e a coleta de dados se deu mediante a colaboração de diversos órgãos da UERJ e da Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento. De acordo com a metodologia utilizada, o custo financeiro do aluno de graduação em ciências contábeis da UERJ em 2015 foi de R$ 7.883,11. Dentre os obstáculos enfrentados para atingir o objetivo, destacam-se: o não desmembramento da folha de pagamento, a deficiência na integração entre os órgãos da instituição, ausência de depreciação dos bens da Universidade e o não cruzamento de informações em relação às unidades prestadoras de serviço.
Abstract: Public higher education institutions play a very important role in the economic and social development of a country. However, they suffer from budget constraints that impact their fulfillment and demands. This situation reinforces the need to determine the costs involved in the provision of the education service, as a way to improve the control of expenses, the quality of education, to enforce transparency, to assist decision making, and to allow a more efficient allocation resources. There is a range of student costing methods, but it is not easy. The present work comprises a case study of the cost of the undergraduate course in Accounting at the University of the State of Rio de Janeiro (UERJ), based on the method of absorption and methodologies presented by the Ministry of Education, the Federal Audit Court and the University of Brasília. The research is exploratory, descriptive, quantitative and data collection through a collaboration of several organs of UERJ and the State Secretariat of Finance and Planning. According to the methodology used, the financial cost of the graduate student in accounting sciences of UERJ in 2015 was R $ 7, 883.11. Among the obstacles faced by the objective are: non-disbursement of the payroll, a deficiency in integration among the institution's bodies, absence of depreciation of the University's assets, and non-cross-referencing of service provider units.
Palavras-chave: Custo Aluno
Ciências Contábeis
Ensino Superior.
Student Cost
Accounting Sciences.
Higher education
Estudantes universitários – Aspectos econômicos
Contabilidade de custos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::CONTABILIDADE E FINANCAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Citação: OLIVEIRA, Fernanda Rodrigues de. Apuração do Custo financeiro do Aluno de Graduação em Ciências Contábeis na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2017. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Finanças, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23981
Data de defesa: 6-Set-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Contábeis



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.