Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23981
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Apuração do Custo financeiro do Aluno de Graduação em Ciências Contábeis na Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Título(s) alternativo(s): | Graduate Cost of Accounting in the Rio de Janeiro State University: Application Model |
Autor: | Oliveira, Fernanda Rodrigues de ![]() |
Primeiro orientador: | Santos, Waldir Jorge Ladeira dos |
Primeiro membro da banca: | Duque, Andrea Paula Osório |
Segundo membro da banca: | Bezerra, Sérgio Luiz de Argolo |
Resumo: | As instituições de ensino superior públicas desempenham uma função muito importante no desenvolvimento econômico e social de um país. No entanto, sofrem restrições orçamentárias que impactam na realização de seus anseios e demandas. Tal situação reforça a necessidade de apurar os custos envolvidos na prestação do serviço de educação, como forma de melhorar o controle dos gastos, a qualidade do ensino, fazer valer a transparência, auxiliar na tomada de decisão, além de permitir uma alocação mais eficiente dos recursos. Existe uma gama de métodos de apuração do custo aluno, porém o cálculo deste indicador não é tarefa fácil. O presente trabalho compreende um estudo de caso do custo aluno de graduação em Ciências Contábeis na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com base no método de absorção e nas metodologias apresentadas pelo Ministério da Educação, Tribunal de Contas da União e Universidade de Brasília. A pesquisa é exploratória, descritiva, quanti-qualitativa e a coleta de dados se deu mediante a colaboração de diversos órgãos da UERJ e da Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento. De acordo com a metodologia utilizada, o custo financeiro do aluno de graduação em ciências contábeis da UERJ em 2015 foi de R$ 7.883,11. Dentre os obstáculos enfrentados para atingir o objetivo, destacam-se: o não desmembramento da folha de pagamento, a deficiência na integração entre os órgãos da instituição, ausência de depreciação dos bens da Universidade e o não cruzamento de informações em relação às unidades prestadoras de serviço. |
Abstract: | Public higher education institutions play a very important role in the economic and social development of a country. However, they suffer from budget constraints that impact their fulfillment and demands. This situation reinforces the need to determine the costs involved in the provision of the education service, as a way to improve the control of expenses, the quality of education, to enforce transparency, to assist decision making, and to allow a more efficient allocation resources. There is a range of student costing methods, but it is not easy. The present work comprises a case study of the cost of the undergraduate course in Accounting at the University of the State of Rio de Janeiro (UERJ), based on the method of absorption and methodologies presented by the Ministry of Education, the Federal Audit Court and the University of Brasília. The research is exploratory, descriptive, quantitative and data collection through a collaboration of several organs of UERJ and the State Secretariat of Finance and Planning. According to the methodology used, the financial cost of the graduate student in accounting sciences of UERJ in 2015 was R $ 7, 883.11. Among the obstacles faced by the objective are: non-disbursement of the payroll, a deficiency in integration among the institution's bodies, absence of depreciation of the University's assets, and non-cross-referencing of service provider units. |
Palavras-chave: | Custo Aluno Ciências Contábeis Ensino Superior. Student Cost Accounting Sciences. Higher education Estudantes universitários – Aspectos econômicos Contabilidade de custos |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::CONTABILIDADE E FINANCAS PUBLICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis |
Citação: | OLIVEIRA, Fernanda Rodrigues de. Apuração do Custo financeiro do Aluno de Graduação em Ciências Contábeis na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2017. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Finanças, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23981 |
Data de defesa: | 6-Set-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Fernanda Rodrigues de Oliveira - 2017 - Completa.pdf | 2,53 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
CRN - Fernanda Rodrigues de Oliveira.pdf | 428,6 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
Termo - Fernanda Rodrigues de Oliveira.pdf | 440,99 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.