Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23991
Tipo do documento: Dissertação
Título: A relação dialética e dialógica local /global no ensino crítico de geografia: Uma proposta de intervenção pedagógica na perspectiva freiriana
Título(s) alternativo(s): The local/global dialectical and dialogical relationship in the critical teaching of Geography: a proposal for pedagogical intervention from a Freirean perspective
Autor: Monsores, Esmeralda Carneiro 
Primeiro orientador: Bonomo, Lorena Lopes Pereira
Primeiro membro da banca: Tavares, Felipe Rangel
Segundo membro da banca: Santos, Ênio José Serra dos
Terceiro membro da banca: Santos, Clézio dos
Resumo: A partir da compreensão de que o conhecimento geográfico tem funcionado como um saber estratégico para as classes dominantes no exercício do poder e controle social sobre o território, enquanto tem funcionado de forma descontextualizada e desestruturada na educação formal das classes subalternas, procurou-se investigar de que modo a geografia escolar poderia tornar esse mesmo conhecimento um saber estratégico também para os alunos de escola pública, filhos da classe trabalhadora, a fim de auxiliá-los a serem agentes da transformação da sociedade. Isto posto, o objetivo geral de nossa pesquisa é apresentar e analisar o desenvolvimento de um recurso metodológico para o ensino crítico de geografia, pautado em dispositivos freirianos, desenvolvido em conjunto com os alunos de uma turma de oitavo ano. Como fundamentação teórica, em primeiro lugar, partiu-se das reflexões inauguradas e desenvolvidas pela Geografia Crítica enquanto corrente do conhecimento geográfico que questiona a pretensa neutralidade deste saber e, por consequência, a função ideológica que ele tem exercido dentro do ensino básico público para a manutenção da ordem dominante. Em segundo lugar, procurou-se entabular um diálogo entre as considerações da Geografia Crítica para o ensino da geografia enquanto disciplina escolar com o pensamento de Paulo Freire, sobretudo no que diz respeito às suas reflexões pedagógicas sobre a metodologia de ensino e aprendizagem. Esse diálogo entre, de um lado, as categorias e conceitos necessários para tornar o conhecimento geográfico um saber crítico e estratégico, e, de outro, as categorias e conceitos necessários para tornar o processo de ensino e aprendizagem dos oprimidos e explorados um processo de conscientização problematizadora da realidade com vistas à emancipação social coletiva, ensejou a este trabalho uma base para a elaboração de uma intervenção pedagógica que tivesse como seu fio condutor as relações dialéticas entre (i) o local e o global, no ensino crítico e contextualizado da geografia; (ii) o educador e o educando, em relação dialógica e interativa de investigação de problemas sociais concretos a partir da realidade local experienciada por ambas as partes. Como recurso educacional derivado desta pesquisa apresentamos, ao fim, o registro da uma proposta de intervenção pedagógica realizada em uma turma de oitavo ano de uma escola pública de Miguel Pereira/RJ ao longo do segundo semestre letivo do ano de 2024, como um método passível de reprodução e adaptação para a prática emancipadora do ensino de Geografia.
Abstract: Based on the understanding that geographic knowledge has worked as a strategic knowledge for the dominant classes in the exercise of power and social control over the territory, while it has functioned in a decontextualized and unstructured way in formal education of the subordinate classes, we sought to investigate how school geography could make this same knowledge strategic also for public school students, children of the working class, in order to help them become agents of transformation in society. That said, the general objective of our research is to present and analyze the development of a methodological resource for the critical teaching of geography, based on Freirean devices, developed together with students in an eighth-grade class. As a theoretical foundation, firstly, we started from the reflections inaugurated and developed by Critical Geography as a current of geographic knowledge that questions the alleged neutrality of this knowledge and, consequently, the ideological function that it has exercised within public basic education for maintenance of the dominant order. Secondly, we sought to establish a dialogue between the considerations of Critical Geography for the teaching of geography as a school subject with the thoughts of Paulo Freire, especially with regard to his pedagogical reflections on teaching and learning methodology. This dialogue between, on one hand, the categories and concepts necessary to make geographic knowledge critical and strategic, and, on the other hand, the categories and concepts necessary to make the teaching and learning process of the oppressed and exploited a process of awareness problematizing reality with a view to collective social emancipation, this work provided a basis for the elaboration of a pedagogical intervention that had as its guiding thread the dialectical relations between (i) the local and the global in the critical and contextualized teaching of geography; (ii) the educator and the student, in a dialogical and interactive relationship of investigation of concrete social problems based on the local reality experienced by both parties. As a resource derived from this research, we present, at the end, the record of a proposal of a pedagogical intervention carried out in an eighth-grade class at a public school in Miguel Pereira/RJ throughout the second academic semester of the year 2024, as a method capable of reproduction and adaptation for emancipatory practice of Geography teaching.
Palavras-chave: Geografia crítica
Método Paulo Freire
Ensino de geografia
Educação emancipadora
Critical geography
Paulo Freire method
Geography teaching
Emancipatory education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: MONSORES, Esmeralda Carneiro. A relação dialética e dialógica local /global no ensino crítico de geografia: uma proposta de intervenção pedagógica na perspectiva freiriana. 2025. 102 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23991
Data de defesa: 28-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Esmeralda Carneiro Monsores - 2025.pdfDissertação - Esmeralda Carneiro Monsores - 20252,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
CRN - Esmeralda Carneiro Monsores - 2025.pdfCRN - Esmeralda Carneiro Monsores - 2025410,74 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Termo - Esmeralda Carneiro Monsores - 2025.pdf Termo - Esmeralda Carneiro Monsores - 2025318,44 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.