Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24004
Tipo do documento: Dissertação
Título: A eficiência das organizações militares do sistema de segurança do tráfego aquaviário sob a ótica de custos baseada na análise envoltória de dados
Título(s) alternativo(s): The efficiency of military organizations in the waterway traffic safety system from a cost perspective based on data envelopment analysis
Autor: Silva, Johnny Oliveira da 
Primeiro orientador: Pessanha, José Francisco Moreira
Primeiro membro da banca: Oliveira, Carlyle Tadeu Falcão
Segundo membro da banca: Almeida, Mariana Rodrigues de
Resumo: Os avanços tecnológicos e dos meios de comunicação ampliaram as distâncias entre centros de produção e consumo, tornando as vias aquaviárias essenciais ao comércio global. As hidrovias também são utilizadas para uma gama de atividades, que engloba pesca, transporte de passageiros, e esporte e lazer, intensificando tráfego aquaviário e, consequentemente, os riscos associados. O Brasil, detentor de uma extensa faixa litorânea e de diversas hidrovias interiores, enfrenta esses desafios, cabendo à Marinha do Brasil (MB) garantir a segurança da navegação, por meio de suas organizações militares do sistema de segurança do tráfego aquaviário. Essas unidades utilizam recursos públicos, que devem ser empregados de forma eficiente, gerenciando os custos, a fim de se evitar desperdícios. Entretanto, somente os relatórios fornecidos por sistemas de custos podem não ser suficientemente adequados para demonstrar a eficiência das unidades, em uma análise multivariada. Neste contexto, a análise envoltória de dados (DEA) surge como um instrumento relevante, permitindo a comparação e avaliação da eficiência das organizações, a partir de um modelo matemático, com base nos insumos utilizados e nos produtos gerados. Sendo assim, o objetivo deste estudo é propor a DEA, como uma forma de mensuração da eficiência, sob a perspectiva dos custos, das unidades responsáveis pela segurança do tráfego aquaviário nas vias marítimas e nas hidrovias interiores, sob jurisdição nacional. A pesquisa, predominantemente descritiva e de natureza quantitativa, propõe a utilização do modelo DEA baseado nas folgas (DEA-SBM), sua variação aprimorada com o algoritmo kaizen, e o modelo dinâmico (DSBM) orientado a insumos, para mensurar a eficiência. A análise é fundamentada em dados primários de produtos e insumos, referentes a dois conjuntos, compostos pelas Capitanias Fluviais e pelas Capitanias dos Portos, no período de 2021 a 2023. Os resultados apontaram as médias de eficiências anuais de cada conjunto, bem como a eficiência anual de cada uma das Capitanias Fluviais e Capitanias dos Portos, além das unidades que alcançaram eficiência no triênio analisado, sob três variações do modelo. Essas unidades são apontadas como benchmarking para as demais, dentro dos seus respectivos grupos. Adicionalmente, foram evidenciados os insumos que geraram as ineficiências em ambos os conjuntos, além dos valores ideais para que cada organização considerada ineficiente, alcance a fronteira de eficiência, mantendo o nível de produtos. Os resultados alcançados mostram-se úteis como subsídios para a tomada de decisão, quanto à alocação de recursos, ao estabelecimento de metas de redução de custos, assim como para a disseminação de melhores práticas administrativas e operativas das organizações analisadas. Portanto, mensurar e avaliar a eficiência no setor público, sob a ótica de custos, revela-se um indicador para os gestores orientarem a administração dos limitados recursos postos sob suas responsabilidades. Academicamente, a pesquisa contribui, ao adicionar à literatura um estudo sobre a eficiência de organizações militares operacionais responsáveis pela manutenção da segurança nacional, sobretudo no contexto do tráfego aquaviário. Do ponto de vista prático, o estudo pode contribuir para aprimoramento da gestão de custos na Marinha do Brasil, o qual é um objetivo estratégico naval constante no Plano Estratégico da Força.
Abstract: Technological advancements and improvements in communication have expanded the distances between production and consumption centers, making waterways essential to global trade. These waterways are also used for a range of activities, including fishing, passenger transport, sports, and leisure, which increases maritime traffic and, consequently, the associated risks. Brazil, with its extensive coastline and numerous inland waterways, faces these challenges, and it is the responsibility of the Brazilian Navy to ensure navigation safety through its military organizations that make up the maritime traffic safety system. These units operate with public resources, which must be used efficiently through effective cost management to avoid waste. However, cost system reports alone may not be sufficient to demonstrate the efficiency of these units in a multivariate analysis. In this context, Data Envelopment Analysis (DEA) emerges as a relevant tool, allowing for the comparison and evaluation of organizational efficiency through a mathematical model based on the inputs used and the outputs produced. Thus, the aim of this study is to propose DEA as a method for measuring the cost-based efficiency of the units responsible for ensuring maritime and inland waterway traffic safety under national jurisdiction. This predominantly descriptive and quantitative research applies the Slack-Based Measure DEA model (DEA-SBM), its variation enhanced with the kaizen algorithm, and the dynamic model (DSBM), all input-oriented, to assess efficiency. The analysis is based on primary data regarding inputs and outputs from two groups, consisting of River Captaincies and Port Captaincies, covering the period from 2021 to 2023. The results indicated the average annual efficiency scores for each sample group, as well as the annual efficiency of each individual River and Port Captaincy. Additionally, the study identified the units that achieved efficiency over the three-year period, under three different model variations. These efficient units are suggested as benchmarks for others within their respective groups. Furthermore, the inputs responsible for inefficiencies in both samples were identified, along with the ideal input levels required for each inefficient organization to reach the efficiency frontier while maintaining current output levels. The findings are useful as a basis for decision-making regarding resource allocation, cost-reduction target setting, and the dissemination of best administrative and operational practices among the organizations studied. Therefore, measuring and evaluating efficiency in the public sector from a cost perspective proves to be a valuable indicator for managers in guiding the administration of the limited resources under their responsibility. Academically, this research contributes to the literature by presenting a study on the efficiency of operational military organizations responsible for maintaining national security, particularly in the context of maritime traffic. From a practical standpoint, the study may support improvements in cost management within the Brazilian Navy, an ongoing strategic objective outlined in the Navy’s Strategic Plan.
Palavras-chave: Eficiência
Sistemas de Custos
Análise Envoltória de Dados
Segurança do Tráfego Aquaviário
Marinha do Brasil
Efficiency
Cost Systems
Data Envelopment Analysis
Waterway Traffic Safety
Brazilian Navy
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Citação: SILVA, Johnny Oliveira da. A eficiência das organizações militares do sistema de segurança do tráfego aquaviário sob a ótica de custos baseada na análise envoltória de dados, 2024. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração e Finanças, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24004
Data de defesa: 27-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Contábeis



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.