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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24012
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Costurando as palavras por entre trânsitos e raízes: modos de escrever o corpo negro na obra de Djaimilia Pereira de Almeida |
Título(s) alternativo(s): | Sewing words through transits and roots: ways of writing the Black body in Djaimilia Pereira de Almeida's work |
Autor: | Silva, Ariane de Andrade da ![]() |
Primeiro orientador: | Amorim, Claudia Maria de Souza |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Maria Luiza Scher |
Segundo membro da banca: | Franco, Roberta Guimarães |
Terceiro membro da banca: | Jorge, Sílvio Renato |
Quarto membro da banca: | Mattos, Marcelo Brandão |
Resumo: | Esta tese propõe-se a analisar as obras Esse Cabelo (2015), Luanda, Lisboa, Paraíso (2018), As Telefones (2020) e Maremoto (2021), de Djaimilia Pereira de Almeida, com o objetivo de investigar os modos de escrever o corpo negro e afrodiaspórico na literatura portuguesa contemporânea. Nascida nos anos 1980 em Angola, e criada em Portugal, Djaimilia assinala na sua produção literária sua vivência afrodescendente. Com isso à vista, interessa-nos, em primeira análise, refletir sobre as dinâmicas coloniais que reverberam no período pós-independência, tanto na cidade de Lisboa, onde grande parte do enredo desses romances se desenvolve, quanto nas normas legais e sociais vigentes em Portugal. Por isso mesmo, nas narrativas selecionadas, buscamos destacar personagens negros em contexto de diáspora. Argumentamos, nesse sentido, que suas cartografias afrodiaspóricas rasuram imaginários sobre a cidade e refletem as complexidades das experiências afrodescendentes, sem deixar de mostrar as ambiguidades que as compõem. Em vista disso, é relevante o debate sobre em que medida a representação de corpos doentes, traumatizados, explorados e servis dão conta da permanência de uma mentalidade colonial nas suas relações sociais, afetivas e laborais. Nessa perspectiva, pretendemos demostrar que a ficcionalização desses fluxos migratórios visibiliza histórias diaspóricas de separação familiar, o que nos leva a pensar ainda sobre quais são os motivos e os impactos da ausência de contato com suas raízes ancestrais na constituição identitária dos sujeitos nessas condições. Nesse sentido, interessa-nos aprofundar a discussão acerca do caráter monolítico e monocultural da noção de identidade nacional, sugerindo alternativas conceituais. Em meio a isso, propomo-nos a demostrar as (in)comunicabilidades que atravessam as narrativas, detalhando as estratégias de contato utilizadas pelos personagens. O debate sobre o corpo negro em trânsito é central nessa tese, por isso, pretendemos relacionar as proposições teóricas atuais sobre racismo, imigração, negritude e diáspora em busca de contribuir para o aprofundamento do tema no âmbito dos estudos de literatura portuguesa contemporânea. Para compreender os impactos da manutenção de pilares coloniais em tempos pós-coloniais, propomos elos investigativos afro-transatlânticos que se desenhem na ótica de uma desierarquização dos saberes. Assim, utilizaremos, sobretudo, as perspectivas teóricas de Conceição Evaristo, Stuart Hall, Frantz Fanon, Edward Said, Grada Kilomba, Albert Memmi, Inocência Mata, Nuno Domingos, Elsa Peralta e Donatella Di Cesare |
Abstract: | This dissertation aims to analyze the works Esse Cabelo (2015), Luanda, Lisboa, Paraíso (2018), As Telefones (2020) and Maremoto (2021), by Djaimilia Pereira de Almeida, with the goal of investigating the ways of writing the Black and Afro-diasporic body in contemporary Portuguese literature. Born in the 1980s in Angola and raised in Portugal, Djaimilia highlights her Afro-descendant experience in her literary production. With this in mind, we are interested, in the first analysis, in reflecting on the colonial dynamics that reverberate in the post-independence period, both in the city of Lisbon, where much of the plot of these novels unfolds, and in the legal and social norms in place in Portugal. Therefore, in the selected narratives, we seek to highlight Black characters in the context of diaspora. We argue, in this sense, that their Afro-diasporic cartographies frictionize imaginaries about the city and reflect the complexities of Afro-descendant experiences, without failing to show the ambiguities that compose them. In this sense, it is relevant to debate to what extent the representation of sick, traumatized, exploited and servile bodies accounts for the persistence of a colonial mentality in their social, affective and labor relations. From this perspective, we intend to demonstrate that the fictionalization of these migratory flows makes diasporic stories of family separation visible, which leads us to think about the reasons and impacts of the lack of contact with their ancestral roots on the identity constitution of subjects in these conditions. Hence, we are interested in deepening the discussion about the monolithic and monocultural character of the notion of national identity, suggesting conceptual alternatives. Amid this, we propose to demonstrate the (in)communicabilities that permeate the narratives, detailing the contact strategies used by the characters. The debate on the black body in transit is central to this dissertation, and we therefore intend to relate current theoretical propositions on racism, immigration, Blackness, and diaspora in order to contribute to the deepening of the theme within the scope of studies of contemporary Portuguese literature. To understand the impacts of the maintenance of colonial pillars in post-colonial times, we propose Afro-transatlantic investigative links that are designed from the perspective of a dehierarchization of knowledge. Thus, we will use, especially, theoretical perspectives of Conceição Evaristo, Stuart Hall, Frantz Fanon, Edward Said, Grada Kilomba, Albert Memmi, Inocência Mata, Nuno Domingos, Elsa Peralta, and Donatella Di Cesare |
Palavras-chave: | Corpo negro Trânsitos afrodiaspóricos Heranças coloniais Djaimilia Pereira de Almeida Esse Cabelo Luanda, Lisboa, Paraíso As Telefones Maremoto Almeida, Djaimilia Pereira de, 1982 - – Crítica e interpretação Negros na literatura Diáspora africana na literatura Pós-colonialismo na literatura Black body Afro-diasporic transits Colonial legacies |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | SILVA. Ariane de Andrade da. Costurando as palavras por entre trânsitos e raízes: modos de escrever o corpo negro na obra de Djaimilia Pereira de Almeida. 2024. 180 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24012 |
Data de defesa: | 28-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
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