Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24017
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Formação docente para o desenvolvimento da oralidade em língua inglesa na educação infantil em escolas públicas municipais bilíngues |
Título(s) alternativo(s): | Teacher training for the development of orality in English in early childhood education in bilingual municipal public schools |
Autor: | Bastos, Viviane da Costa ![]() |
Primeiro orientador: | Cardoso, Janaina da Silva |
Primeiro membro da banca: | Costa, Patrícia Helena da Silva |
Segundo membro da banca: | Neves, Rogério da Costa |
Terceiro membro da banca: | Campos, Rodrigo da Silva |
Quarto membro da banca: | Miller, Inés Kayon de |
Resumo: | Como professora de língua inglesa para crianças (LIC) no contexto de escolas públicas bilíngues na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, e por ser licenciada em Letras (UFRJ) e Pedagogia (UERJ), percebo a carência de formação adequada a esse novo contexto (LIC). A partir desta inquietação quanto à questão da formação docente e a relevância do investimento em pesquisas sobre educação linguística na primeira infância (TONELLI, 2021; 2023); o presente estudo tem por objetivo principal contribuir para a formação continuada de professores de Inglês na Educação Infantil e no desenvolvimento de metodologias focadas na oralidade no contexto de escolas bilíngues (Português/Inglês). A fundamentação teórica inclui os seguintes temas: bilinguismo, educação bilíngue e educação escolar bilíngue (CARDOSO,2018; GARCIA, 2009; MEGALE, 2019; MELO, 2010); desenvolvimento da oralidade de crianças de 4 a 6 anos no contexto de escolas bilíngues (CARDOSO, 2016; ROCHA, 2007; VYGOTSKY, 1998) e formação de professores de línguas adicionais (CELANI, 2003; LEFFA, 2008; NÓVOA, 2007). O estudo adota uma abordagem qualitativa-interpretativista, podendo ser considerada uma pesquisa-ação participante (CARDOSO et al, 2019; THIOLLENT, 2018). O contexto de estudo envolve três escolas públicas municipais bilíngues (Português/Inglês), localizadas na cidade do Rio de Janeiro. E em uma escola privada, também localizada na cidade do Rio de Janeiro, a fim de conhecer o trabalho realizado com LIC e trazer as suas contribuições para a rede pública, que é o foco de contexto deste trabalho. O levantamento de dados será realizado por meio de diário de campo, observações de aulas, entrevistas narrativas e entrevistas semi-estruturadas. Todas as nove participantes da pesquisa, incluindo a pesquisadora, são professoras de inglês que trabalham com turmas de Educação Infantil em escolas bilíngues (Português/Inglês). A partir da análise dos dados obtidos por meio de asserções (BORTONI-RICARDO, 2008), espera-se promover uma reflexão sobre a formação de professores de língua adicional, visando a novas práticas para o desenvolvimento da oralidade em língua inglesa para crianças em escolas bilíngues e a revisão do currículo dos cursos de Licenciatura em Letras |
Abstract: | As an English language teacher for children (LIC) in the context of bilingual public schools in the municipal education network of Rio de Janeiro, and because I have a degree in Literature (UFRJ) and Pedagogy (UERJ), I realize the lack of adequate training for this new context (LIC). Based on this concern regarding the issue of teacher training and the relevance of investing in research on linguistic education in early childhood (TONELLI, 2021; 2023); the main objective of this study is to contribute to the continued training of English teachers in Early Childhood Education and the development of methodologies focused on orality in the context of bilingual schools (Portuguese/English). The theoretical foundation includes the following themes: bilingualism, bilingual education and bilingual school education (CARDOSO, 2018; GARCIA, 2009;MEGALE, 2019; MELO, 2010); oral development of children aged 4 to 6 in the context of bilingual schools (CARDOSO, 2016; ROCHA, 2007; VYGOTSKY, 1998) and training of teachers of additional languages (CELANI, 2003; LEFFA,2008;NÓVOA, 2007). The study adopts a qualitative-interpretivist approach and can be considered participatory action research (CARDOSO et al, 2019; THIOLLENT, 2018). The context of the study is the Escola Municipal Professor Affonso Várzea, one of the first bilingual public municipal schools (Portuguese/English), located in Complexo do Alemão, in the city of Rio de Janeiro. Data collection will be carried out through a field diary, class observations, narrative interviews and semi-structured interviews. All nine research participants, including the researcher, are English teachers who work with Early Childhood Education classes in bilingual schools (Portuguese/English). Based on the analysis of data obtained through assertions (BORTONI-RICARDO, 2008), it is expected to promote a reflection on the training of additional language teachers, aiming at new practices for the development of orality in English for children in bilingual schools and the review of the curriculum for Bachelor of Arts courses |
Palavras-chave: | Formação docente Oralidade Ensino e aprendizagem de língua inglesa Educação escolar bilíngue Educação infantil Educação bilíngue Bilinguismo em crianças Professores - Formação Língua inglesa – Estudo e ensino Teacher training Orality English language teaching and learning Bilingual school education Child education |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | BASTOS, Viviane da Costa. Formação docente para o desenvolvimento da oralidade em língua inglesa na educação infantil em escolas públicas municipais bilíngues. 2024. 204 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24017 |
Data de defesa: | 30-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Viviane da Costa Bastos - 2024 - Completa.pdf | 3,92 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Viviane da Costa Bastos - 2024.pdf | 427,55 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Viviane da Costa Bastos - 2024.pdf | 202,35 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.