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Tipo do documento: Tese
Título: Formação docente para o desenvolvimento da oralidade em língua inglesa na educação infantil em escolas públicas municipais bilíngues
Título(s) alternativo(s): Teacher training for the development of orality in English in early childhood education in bilingual municipal public schools
Autor: Bastos, Viviane da Costa 
Primeiro orientador: Cardoso, Janaina da Silva
Primeiro membro da banca: Costa, Patrícia Helena da Silva
Segundo membro da banca: Neves, Rogério da Costa
Terceiro membro da banca: Campos, Rodrigo da Silva
Quarto membro da banca: Miller, Inés Kayon de
Resumo: Como professora de língua inglesa para crianças (LIC) no contexto de escolas públicas bilíngues na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, e por ser licenciada em Letras (UFRJ) e Pedagogia (UERJ), percebo a carência de formação adequada a esse novo contexto (LIC). A partir desta inquietação quanto à questão da formação docente e a relevância do investimento em pesquisas sobre educação linguística na primeira infância (TONELLI, 2021; 2023); o presente estudo tem por objetivo principal contribuir para a formação continuada de professores de Inglês na Educação Infantil e no desenvolvimento de metodologias focadas na oralidade no contexto de escolas bilíngues (Português/Inglês). A fundamentação teórica inclui os seguintes temas: bilinguismo, educação bilíngue e educação escolar bilíngue (CARDOSO,2018; GARCIA, 2009; MEGALE, 2019; MELO, 2010); desenvolvimento da oralidade de crianças de 4 a 6 anos no contexto de escolas bilíngues (CARDOSO, 2016; ROCHA, 2007; VYGOTSKY, 1998) e formação de professores de línguas adicionais (CELANI, 2003; LEFFA, 2008; NÓVOA, 2007). O estudo adota uma abordagem qualitativa-interpretativista, podendo ser considerada uma pesquisa-ação participante (CARDOSO et al, 2019; THIOLLENT, 2018). O contexto de estudo envolve três escolas públicas municipais bilíngues (Português/Inglês), localizadas na cidade do Rio de Janeiro. E em uma escola privada, também localizada na cidade do Rio de Janeiro, a fim de conhecer o trabalho realizado com LIC e trazer as suas contribuições para a rede pública, que é o foco de contexto deste trabalho. O levantamento de dados será realizado por meio de diário de campo, observações de aulas, entrevistas narrativas e entrevistas semi-estruturadas. Todas as nove participantes da pesquisa, incluindo a pesquisadora, são professoras de inglês que trabalham com turmas de Educação Infantil em escolas bilíngues (Português/Inglês). A partir da análise dos dados obtidos por meio de asserções (BORTONI-RICARDO, 2008), espera-se promover uma reflexão sobre a formação de professores de língua adicional, visando a novas práticas para o desenvolvimento da oralidade em língua inglesa para crianças em escolas bilíngues e a revisão do currículo dos cursos de Licenciatura em Letras
Abstract: As an English language teacher for children (LIC) in the context of bilingual public schools in the municipal education network of Rio de Janeiro, and because I have a degree in Literature (UFRJ) and Pedagogy (UERJ), I realize the lack of adequate training for this new context (LIC). Based on this concern regarding the issue of teacher training and the relevance of investing in research on linguistic education in early childhood (TONELLI, 2021; 2023); the main objective of this study is to contribute to the continued training of English teachers in Early Childhood Education and the development of methodologies focused on orality in the context of bilingual schools (Portuguese/English). The theoretical foundation includes the following themes: bilingualism, bilingual education and bilingual school education (CARDOSO, 2018; GARCIA, 2009;MEGALE, 2019; MELO, 2010); oral development of children aged 4 to 6 in the context of bilingual schools (CARDOSO, 2016; ROCHA, 2007; VYGOTSKY, 1998) and training of teachers of additional languages (CELANI, 2003; LEFFA,2008;NÓVOA, 2007). The study adopts a qualitative-interpretivist approach and can be considered participatory action research (CARDOSO et al, 2019; THIOLLENT, 2018). The context of the study is the Escola Municipal Professor Affonso Várzea, one of the first bilingual public municipal schools (Portuguese/English), located in Complexo do Alemão, in the city of Rio de Janeiro. Data collection will be carried out through a field diary, class observations, narrative interviews and semi-structured interviews. All nine research participants, including the researcher, are English teachers who work with Early Childhood Education classes in bilingual schools (Portuguese/English). Based on the analysis of data obtained through assertions (BORTONI-RICARDO, 2008), it is expected to promote a reflection on the training of additional language teachers, aiming at new practices for the development of orality in English for children in bilingual schools and the review of the curriculum for Bachelor of Arts courses
Palavras-chave: Formação docente
Oralidade
Ensino e aprendizagem de língua inglesa
Educação escolar bilíngue
Educação infantil
Educação bilíngue
Bilinguismo em crianças
Professores - Formação
Língua inglesa – Estudo e ensino
Teacher training
Orality
English language teaching and learning
Bilingual school education
Child education
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: BASTOS, Viviane da Costa. Formação docente para o desenvolvimento da oralidade em língua inglesa na educação infantil em escolas públicas municipais bilíngues. 2024. 204 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24017
Data de defesa: 30-Set-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras



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