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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24020
Tipo do documento: | Tese |
Título: | (Fan)zines: estratégia para ampliação da competência discursiva na Educação de Jovens e Adultos |
Título(s) alternativo(s): | (Fan)zines: strategy for expanding discursive competence in Youth and Adult Education |
Autor: | Barbosa, Andrea Gomes ![]() |
Primeiro orientador: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Segundo membro da banca: | Santos, Denise Salim |
Terceiro membro da banca: | Jadel, Jardeni Azevedo Francisco |
Quarto membro da banca: | Ponciano, Marcos Rogério Ribeiro |
Resumo: | A busca de estratégias pedagógicas eficientes que desenvolvam a competência discursiva dos alunos da Educação de Jovens e Adultos é um desafio para muitos professores. Quem lida com processos que envolvem o ensino de leitura e de escrita nessa modalidade sabe o quanto é difícil planejar atividades que respeitem as especificidades de tais alunos, assim como lhes despertar o processo autoral, fazendo com que se tornem usuários com pleno domínio da língua escrita. Tendo como tema o estudo da relação entre o fanzine e a produção textual, busca-se entender, por meio dessa tese, como os alunos da EJA se constituem e se reconhecem como sujeitos ao experienciarem a função de autoria pela produção de fanzines, verificando de que forma essa revista artesanal contribui para a expressividade e o desenvolvimento da competência discursiva em tal modalidade de ensino. Segundo a Base Nacional Comum Curricular, o eixo da produção de textos deve compreender as práticas de linguagem relacionadas à interação e à autoria, individual ou coletiva, do texto escrito, oral e multissemiótico com diferentes finalidades além de projetos enunciativos. Assim, justifica-se o uso do fanzine no meio educacional, publicação artesanal e alternativa, na qual se prima pela criação e pela autoria. Igualmente contribui para a aproximação do aluno com a produção escrita, possibilitando que se torne autor de sua obra e se faça ouvir. A pesquisa, de natureza intervencionista, sob um enfoque qualitativo, tem como metodologia a pesquisa-ação já que, no campo educacional, é uma estratégia para o desenvolvimento de professores e de pesquisadores de modo que possam utilizar suas pesquisas para aprimorar seu ensino e, em decorrência, o aprendizado de seus alunos. O marco teórico que guia o processo investigativo segue os princípios sociointeracionistas. Com base nessa perspectiva, o estudo parte da concepção de gênero de Bakhtin (2011), que trata da linguagem como um modo de interação social, e de outros estudiosos que compartilham suas ideias sobre o tema como Marcuschi (2008), Dolz e Schneuwly (2004); e dos estudos sobre fanzine de Andraus (2013), Santos Neto (2010), Magalhães (2013), entre outros. Apesar de muitos fatores positivos, o fanzine ainda tem sido pouco utilizado enquanto ferramenta pedagógica. Nesse sentido, a proposta de pesquisa poderá contribuir para o desenvolvimento de estratégias da aprendizagem de leitura, escrita e análise linguística nas aulas de língua portuguesa em turmas de EJA |
Abstract: | The search for efficient pedagogical strategies that develop the discursive competence of Youth and Adult Education students is a challenge for many teachers. Those involved in teaching reading and writing in this modality know how difficult it is to plan activities that respect the specificities of these students and awaken their authorial process, enabling them to become proficient users of written language. This thesis explores the relationship between fanzines and textual production to understand how EJA students establish and recognize themselves as subjects through the authorship experience of creating fanzines. It examines how this handmade magazine contributes to expressiveness and the development of discursive competence in this educational context. According to the National Common Curricular Base, the axis of text production should encompass language practices related to interaction and authorship, individually or collectively, in written, oral, and multisemiotic texts for various communicative purposes and enunciative projects. Therefore, the use of fanzines in education is justified as an alternative handmade publication that emphasizes creation and authorship, fostering students' engagement with written production and enabling them to become authors of their work and be heard. The research, of an interventionist nature with a qualitative approach, adopts action research methodology, recognized in educational contexts as a strategy for the development of teachers and researchers to enhance their teaching and consequently their students' learning The theoretical framework guiding the investigative process aligns with socio-interactionist principles. Drawing from Bakhtin's (2011) conception of genre as a mode of social interaction and insights from scholars like Marcuschi (2008), Dolz and Schneuwly (2004) on language practices, as well as studies on fanzines by Andraus (2013), Santos Neto (2010), and Magalhães (2013), among others. Despite its many positive aspects, the fanzine remains underutilized as a pedagogical tool. Therefore, this research proposal aims to contribute to the development of learning strategies in reading, writing, and linguistic analysis in Portuguese language classes for EJA students |
Palavras-chave: | Língua portuguesa EJA Fanzine Ensino Língua portuguesa – Estudo e ensino Educação de jovens e adultos Leitura (Educação de adultos) Portuguese language Teaching |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | BARBOSA, Andrea Gomes. (Fan)zines: estratégia para ampliação da competência discursiva na Educação de Jovens e Adultos. 2024. 249 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24020 |
Data de defesa: | 2-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
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