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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24023
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Mulheres no espelho: Maria Peregrina de Sousa, Guiomar Torresão, Maria Amália Vaz de Carvalho na prosa de ficção oitocentista portuguesa |
Título(s) alternativo(s): | Women in the mirror: Maria Peregrina de Sousa, Guiomar Torresão, Maria Amália Vaz de Carvalho in 19th century Portuguese prose fiction |
Autor: | Mariano, Juliana de Souza ![]() |
Primeiro orientador: | David, Sérgio Nazar |
Primeiro membro da banca: | Amorim, Cláudia Maria de Souza |
Segundo membro da banca: | Rector, Monica |
Terceiro membro da banca: | Sales, Germana Maria Araújo |
Quarto membro da banca: | Namorato, Luciana Camargo |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo reavaliar as obras de três escritoras portuguesas da segunda metade do século XIX, dentro do quadro sócio-político de então. A partir do exame de três livros – Radamanto (1863), de Maria Peregrina de Sousa; Uma alma de mulher (1869), de Guiomar Torresão, e Serões no campo (1877), de Maria Amália Vaz de Carvalho –, pretendemos compreender de que forma essas mulheres se inseriram no campo literário, como elas pensavam a si mesmas e a sociedade em que viviam e, enfim, demonstrar a presença da marca de autoria feminina em seus textos. Maria Peregrina de Sousa desenvolve uma crítica profunda ao poder das aparências e revela sua perspectiva acerca de questões como desigualdade social, casamento e maternidade. Chama à atenção a habilidade de Peregrina para a construção de personagens femininas e a denúncia, por meio delas, dos espartilhos sociais. Guiomar Torresão, sob uma costumaz história de amor impossível, traz importantes reflexões não só sobre o campo dos afetos, mas também sobre uma sociedade em transformação, composta por conflitos de classe e gênero. Por fim, Maria Amália Vaz de Carvalho, em três narrativas aparentemente moralistas, trata do confronto entre razão e fé, dos embates entre Romantismo e Realismo, dos papéis das mulheres, do direito à instrução, da luta de classes. Ao passarem de objetos para sujeitos literários, essas escritoras apresentam a sua própria visão sobre temas complexos e variados de então, refundindo o legado de suas predecessoras e abrindo novas possibilidades para as suas sucessoras |
Abstract: | This research aims to re-evaluate the works of three Portuguese writers from the second half of the 19th century, within the socio-political framework of that time. From the examination of three books - Radamanto (1863), by Maria Peregrina de Sousa; Uma alma de mulher (1869), by Guiomar Torresão, and Serões no campo (1877), by Maria Amália Vaz de Carvalho - the objective is to understand how these women joined the literary field, how they thought about themselves and the society in which they lived and, finally, to demonstrate the presence of a mark of female authorship in their texts. Maria Peregrina de Sousa develops a deep critique of the power of appearance and reveals her perspective on issues such as social inequality, marriage, and motherhood. The reader's attention is drawn to Peregrina's ability to build female characters and the denunciation, through them, of social corsets. Guiomar Torresão, under a typically impossible love story, brings important reflections not only on the field of affection, but also on a society in transformation, composed of class and gender conflicts. At last, Maria Amália Vaz de Carvalho, in three apparently moralistic narratives, deals with the confrontation between reason and faith, the clashes between Romanticism and Realism, the roles of women, the right to education, the class struggle. As they move from objects to literary subjects, these writers present their own vision of the complex and varied themes of the time, recasting the legacy of their predecessors and opening new possibilities for their successors |
Palavras-chave: | Autoria feminina Literatura portuguesa Século XIX Maria Peregrina de Sousa Guiomar Torresão Maria Amália Vaz de Carvalho Sousa, Maria Peregrina, 1809-1894- – Crítica e interpretação Torrezão, Guiomar, 1844-1898 – Crítica e interpretação Carvalho, Maria Amália Vaz de,1847-1921 – Crítica e interpretação Sousa, Maria Peregrina, 1809-1894. Radamanto Torrezão, Guiomar, 1844-1898. Uma alma de mulher Carvalho, Maria Amália Vaz de, 1847-1921. Serões no campo Mulheres e literatura Autoria Literatura portuguesa – Aspectos sociais – Séc. XIX Female authorship Portuguese literature 19th century |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | MARIANO, Juliana de Souza. Mulheres no espelho: Maria Peregrina de Sousa, Guiomar Torresão, Maria Amália Vaz de Carvalho na prosa de ficção oitocentista portuguesa. 2020. 113 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24023 |
Data de defesa: | 15-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
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