Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24026
Tipo do documento: Tese
Título: Interculturalidade, decolonialidade e representações no ensino-aprendizagem de língua adicional
Título(s) alternativo(s): Interculturality, decoloniality and representations in teaching and learning additional languages
Autor: Gonçalves, Helena da Conceição 
Primeiro orientador: Cardoso, Janaina da Silva
Primeiro membro da banca: Baptistone, Shirlei Almeida
Segundo membro da banca: Costa, Patrícia Helena da Silva
Terceiro membro da banca: Pereira, Telma Cristina de Almeida Silva
Quarto membro da banca: Antunes, Viviane Conceição
Resumo: Partindo do pressuposto de que língua e sociedade estão intrinsicamente relacionadas, este trabalho, inserido do campo da Linguística Aplicada Crítica (Kumaravadivelu, 2006; Rajagopalan, 2003), problematiza aspectos relacionados a diversidade sociocultural e linguística, representações, interculturalidade e decolonialidade no processo de ensino-aprendizagem de línguas adicionais. Desenvolvida na sala de aula de francês, em uma escola pública, no Rio de Janeiro, esta pesquisa-ação participante tem por objetivo principal investigar a possibilidade de (re)construção das representações sociais e linguísticas dos estudantes, relativas tanto ao universo francófono, como ao dos estudantes, dentro da perspectiva intercultural crítica e decolonial. Seu referencial teórico baseia-se nos estudos sobre língua e cultura (Dourado; Poshar, 2010), interculturalidade crítica (Candau, 2010; 2012; 2015; 2016; Oliveira; Candau, 2010; Walsh, 2009a; 2012), representação social (Jodelet, 2001; Moscovici, 2002; 2013 [2000]), representação linguística (Calvet, 2000; 2002; Canut, 2000; Pereira; Costa, 2012) e decolonialidade (Maldonado-Torres, 2007; 2023; Mignolo, 2014; Quijano, 2005; 2007; Walsh, 2009a; 2019). A metodologia de investigação adotada é a da pesquisa-ação participante (Cardoso, 2016; 2023; Kemmis; Wilkinson, 2011), de base qualitativa interpretativista (Bortoni-Ricardo, 2008), cujos procedimentos e técnicas envolvem a prática docente, o uso de questionário, diários de pesquisa e entrevistas. Os resultados indicam que representações linguísticas e sociais de caráter estereotipado e colonialista permeiam o imaginário dos participantes e, à medida que são evidenciadas e questionadas, se complexificam. A abordagem intercultural crítica e decolonial demonstrou potencial para atuar na ressignificação dessas representações, através de um processo interacional e dinâmico, marcado por constante negociação de sentidos. Logo, o tratamento das representações, sob a ótica da interculturalidade e decolonialidade, figurou como uma importante abordagem para a promoção de uma formação crítica
Abstract: Based on the premise that language and society are intrinsically linked, the present work, inserted in the field of Critical Applied Linguistics (Kumaravadivelu, 2006; Rajagopalan, 2003), problematizes aspects related to sociocultural and linguistic diversity, representations, interculturality and decoloniality in the teaching-learning process for additional languages. Developed in a French classroom, in a public school from Rio de Janeiro, this participatory action research has as its main objective to investigate the possibility of (re)construction of students' social and linguistic representations, relating both to the Francophone universe and to that of the students, within the critical intercultural perspective. Its theoretical framework is based on studies regarding language and culture (Dourado; Poshar, 2010), critical interculturality (Candau, 2010; 2012; 2015; 2016; Oliveira; Candau, 2010; Walsh, 2009a; 2012), social representation (Jodelet, 2001; Moscovici, 2002; 2013 [2000]), linguistic representation (Calvet, 2000; 2002; Canut, 2000; Pereira; Costa, 2012) and decoloniality (Maldonado-Torres, 2007; 2023; Mignolo, 2014; Quijano, 2005; 2007; Walsh, 2009a; 2019). The research methodology adopted is that of participatory action research (Cardoso, 2016; 2023; Kemmis; Wilkinson, 2011), with an interpretative qualitative basis (Bortoni-Ricardo, 2008) and its procedures and techniques involve teaching practice, use of questionnaire, research diaries and interviews. The results indicate that linguistic and social representations of a stereotypical and colonial nature permeate the imagination of the participants and, as they are highlighted and questioned, they are complexified. The critical and decolonial intercultural approach demonstrated the potential to act on the reframing of these representations, through an interactional and dynamic process, marked by constant negotiations of meanings. Therefore, the treatment of representations, from the perspective of interculturality and decoloniality, appeared as an important approach to promoting critical training
Palavras-chave: Interculturalidade crítica
Decolonialidade
Representações sociais e linguísticas
Ensino-aprendizagem de línguas adicionais
Língua francesa
Linguística aplicada
Línguas – Estudo e ensino
Língua francesa – Estudo e ensino
Cultura
Critical interculturality
Decoloniality
Social and linguistic representations
Teaching-learning process of additional languages
French language
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: GONÇALVES, Helena da Conceição. Interculturalidade, decolonialidade e representações no ensino-aprendizagem de língua adicional. 2024. 233 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24026
Data de defesa: 26-Set-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.