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Tipo do documento: Tese
Título: Álvaro de Campos, um destino à Ilíada
Título(s) alternativo(s): Álvaro de Campos, a fate awaiting the Iliad
Autor: Silva, Marcelo Alves da 
Primeiro orientador: Amorim, Cláudia Maria de Souza
Primeiro membro da banca: Fagundes, Mônica Genelhu
Segundo membro da banca: Maffei, Luís Cláudio de Sant’Anna
Terceiro membro da banca: David, Sérgio Nazar
Quarto membro da banca: Motta, Marcus Alexandre
Resumo: A tese examina os diálogos entre a poesia modernista portuguesa e a poesia da Grécia Arcaica, representadas, respectivamente, pela obra poética de Álvaro de Campos e pela Ilíada de Homero. Reportando-nos ao interesse de Fernando Pessoa (1888-1935) pelas produções literárias gregas arcaicas, em especial, pelo lugar de Homero na tradição poética, visamos estudar em que medida o heteronimismo pessoano herda e debate algumas questões artísticas alojadas nos épicos homéricos. A partir da ideia de que Álvaro de Campos, comumente considerado como poeta sensacionista, acolhe, no seu paradigma poético, toda a miserabilidade humana resultante das transformações do seu tempo histórico – século XX –, acreditamos que as intervenções e proposições que sua poesia estabelece são desdobramentos do que encontramos na Guerra de Troia retratada na referida epopeia: no que concerne ao lugar do humano em um ambiente de extrema violência – física, moral, humana, divina, social e institucional –, Álvaro de Campos, assinatura de todos os seus versos, é um destino da Ilíada. A hipótese de leitura se traduz também em termos de metodologia, alegoria e legibilidade, autorizada por intelectuais como Paul de Man, Maurice Blanchot, Philippe Lacoue-Labarthe, Jean-Luc Nancy, Ralph Waldo Emerson, Friedrich Schlegel, Friedrich Schiller, Novalis, Theodor Adorno e Walter Benjamin. Para defender a asserção, valemo-nos da figuração das Moîras – Cloto, Láquesis, Átropos –, as entidades míticas que elaboram a sina dos homens e dos deuses. Com elas, analisamos, nos poemas camposianos “Ode Triunfal”, “Demogorgon”, “Magnificat”, “A Partida”, “Ode Marcial”, “Adiamento”, “Episódios”, “Apontamento”, “Bicarbonato de Soda”, “Realidade” e “Ode Mortal” de que forma a tarefa poética funda, flexiona e encerra os desígnios humanos numa atmosfera bélica, conforme circunscrita nos Cantos 1, 3, 5, 7, 8, 13, 16, 20 e 24 da Ilíada. Ao longo das pesquisas, ratificamos que os versos homéricos e camposianos, para cumprirem, enquanto atividade poéticoespeculativa, uma discussão sobre a condição humana, farão isso em modo de combate, em rivalidade com a barbárie vigente, mostrando-nos que é na poesia e na arte em geral que se pode entrever a superação das injustiças legitimadas num mundo administrado pela racionalidade e pelo progresso técnico
Abstract: The thesis examines the dialogues between Portuguese modernist poetry and Archaic Greek poetry, represented respectively by the poetic works of Álvaro de Campos and Homer’s Iliad. Referring to Fernando Pessoa’s (1888–1935) interest in Archaic Greek literary productions, particularly Homer’s position in the poetic tradition, we aim to investigate the extent to which Pessoa’s heteronymy inherits and engages with artistic issues embedded in Homeric epics. Based on the premise that Álvaro de Campos, often regarded as a Sensationist poet, integrates into his poetic paradigm the entirety of human misery resulting from the transformations of his historical time—the 20th century—we posit that the interventions and propositions in his poetry are extensions of what is found in the Trojan War depicted in the aforementioned epic. Specifically, regarding the place of the human in an environment of extreme violence – physical, moral, human, divine, social, and institutional – Álvaro de Campos, the signature of all his verses, emerges as a destiny of the Iliad. This interpretive hypothesis is articulated through the lenses of methodology, allegory, and legibility, drawing upon intellectual frameworks provided by thinkers such as Paul de Man, Maurice Blanchot, Philippe Lacoue-Labarthe, Jean-Luc Nancy, Ralph Waldo Emerson, Friedrich Schlegel, Friedrich Schiller, Novalis, Theodor Adorno and Walter Benjamin. To support this assertion, we employ the figuration of the Moirai – Clotho, Lachesis, Atropos – the mythical entities who weave the fates of men and gods. Through these figures, we analyze how Campos’s poems, including “Ode Triunfal”, “Demogorgon”, “Magnificat”, “A Partida”, “Ode Marcial”, “Adiamento”, “Episódios”, “Apontamento”, “Bicarbonato de Soda”, “Realidade”, and “Ode Mortal” establish, inflect and conclude human destinies within a belligerent atmosphere, as circumscribed in Books 1, 3, 5, 7, 8, 13, 16, 20, and 24 of the Iliad. Throughout the research, we reaffirm that both Homeric and Camposian verses, as poetic-speculative activities addressing the human condition, operate in a mode of combat, in rivalry with prevailing barbarism. They reveal that it is through poetry and art at large that one may glimpse the transcendence of injustices legitimized within a world governed by rationality and technical progress
Palavras-chave: Fernando Pessoa
Homero
Álvaro de Campos
Ilíada
Poética
Pessoa, Fernando, 1888-1935 – Crítica e interpretação
Homero – Crítica e interpretação
Homero. Ilíada
Literatura comparada – Portuguesa e grega
Literatura comparada – Grega e portuguesa
Homer
Iliad
Poetics
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SILVA, Marcelo Alves da. Álvaro de Campos, um destino à Ilíada. 2024. 219 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24030
Data de defesa: 17-Dez-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras



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