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Tipo do documento: Tese
Título: O coração que não sabe encolher: a figuração da mulher vingativa na poética gótica do século XIX
Título(s) alternativo(s): The heart that knows not to shrink: the vengeful woman figuration in nineteenth-century Gothic poetics
Autor: Ramos, Paula Pope 
Primeiro orientador: Monteiro, Maria Conceição
Primeiro membro da banca: Brigida, Marcela Santos
Segundo membro da banca: Fagundes, Patricia Marouvo
Terceiro membro da banca: Rosa, Débora Souza da
Quarto membro da banca: Besner, Neil
Resumo: Esta tese propõe uma leitura da figuração da mulher vingativa como forma de resistência a um ideal de feminino canônico, particularmente aquele encarnado na figura vitoriana do Anjo do Lar. Em contraste com esse ideal, que foi forçadamente naturalizado como doméstico, casto e obediente, a figuração da mulher vingativa expõe uma rebelião que complica a consolidação plena do Anjo. Essa revolta se expressa por meio da violência e da vingança, destacando uma subversão que acontecia ao mesmo tempo em que esse modelo de feminilidade estava sendo estabelecido naquela época. Rastreio o desenvolvimento da mulher vingativa a partir de figuras míticas anteriores à Era Comum e de personagens já tradicionais na literatura inglesa moderna. Essa trajetória culmina no século XIX nas personagens Victoria di Loredani (Zofloya, or the Moor, 1806 – Charlotte Dacre), Becky Sharp (Vanity Fair, 1847-1848 – William Makepeace Thackeray) e Lady Audley (Lady Audley’s Secret, 1862 – Mary Elizabeth Braddon). As mulheres vingativas oitocentistas herdam um legado de suas mães literárias e, em seu tempo, avançam na exploração de uma experiência não condicionada por ideais masculinistas, mas que responde aos próprios desejos. Ao fazer isso, elas oferecem reflexões sobre nossas questões feministas contemporâneas. Esta leitura, iluminada pelo bestiário gótico, demonstra como essas figuras, por meio da monstruosidade, encontram na dessexualização a possibilidade de um feminino mais expansivo – um que pode abraçá-las de maneira plena e, consequentemente, é livre
Abstract: This thesis presents a reading of the vengeful woman figuration as a form of resistance to a canonical ideal of the feminine, particularly as embodied in the nineteenth-century figure of the Angel in the House. In contrast to this ideal, which was forcibly naturalised as domestic, chaste, and obedient, such figuration exposes a rebellion that complicates the full consolidation of the Angel. This rebellion is expressed through violence and revenge, highlighting a simultaneous subversion of that model that was being established at the time. I trace the development of the vengeful woman, drawing from mythological figures predating the Common Era, as well as from more familiar characters in modern English literature. This trajectory culminates in the nineteenth century with characters such as Victoria di Loredani (Zofloya, or the Moor, 1806 – Charlotte Dacre), Becky Sharp (Vanity Fair, 1847-1848 – William Makepeace Thackeray) and Lady Audley (Lady Audley’s Secret, 1862 – Mary Elizabeth Braddon). These nineteenth-century vengeful women inherit a legacy from their literary mothers and, in their time, further explore an experience not bound by masculinist ideals, but rather one that responds to their own desires. In doing so, they offer insights into our contemporary feminist issues. This interpretation, illuminated by the Gothic bestiary, demonstrates how these figures, through monstrosity, find in desexualisation the possibility of a more expansive feminine – one that can fully embrace them, and, as a result, is free
Palavras-chave: Mulher vingativa
Vingança
Dessexualização
Monstruosidade
Poética gótica
Mulheres na literatura
Vingança na literatura
Ficção gótica (Gênero literário)
Literatura inglesa – séc. XIX
Vengeful woman
Vengeance
Desexualisation
Monstrosity
Gothic poetics
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: RAMOS, Paula Pope. O coração que não sabe encolher: a figuração da mulher vingativa na poética gótica do século XIX. 2025. 177 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24031
Data de defesa: 7-Fev-2025
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras



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