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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24031
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O coração que não sabe encolher: a figuração da mulher vingativa na poética gótica do século XIX |
Título(s) alternativo(s): | The heart that knows not to shrink: the vengeful woman figuration in nineteenth-century Gothic poetics |
Autor: | Ramos, Paula Pope ![]() |
Primeiro orientador: | Monteiro, Maria Conceição |
Primeiro membro da banca: | Brigida, Marcela Santos |
Segundo membro da banca: | Fagundes, Patricia Marouvo |
Terceiro membro da banca: | Rosa, Débora Souza da |
Quarto membro da banca: | Besner, Neil |
Resumo: | Esta tese propõe uma leitura da figuração da mulher vingativa como forma de resistência a um ideal de feminino canônico, particularmente aquele encarnado na figura vitoriana do Anjo do Lar. Em contraste com esse ideal, que foi forçadamente naturalizado como doméstico, casto e obediente, a figuração da mulher vingativa expõe uma rebelião que complica a consolidação plena do Anjo. Essa revolta se expressa por meio da violência e da vingança, destacando uma subversão que acontecia ao mesmo tempo em que esse modelo de feminilidade estava sendo estabelecido naquela época. Rastreio o desenvolvimento da mulher vingativa a partir de figuras míticas anteriores à Era Comum e de personagens já tradicionais na literatura inglesa moderna. Essa trajetória culmina no século XIX nas personagens Victoria di Loredani (Zofloya, or the Moor, 1806 – Charlotte Dacre), Becky Sharp (Vanity Fair, 1847-1848 – William Makepeace Thackeray) e Lady Audley (Lady Audley’s Secret, 1862 – Mary Elizabeth Braddon). As mulheres vingativas oitocentistas herdam um legado de suas mães literárias e, em seu tempo, avançam na exploração de uma experiência não condicionada por ideais masculinistas, mas que responde aos próprios desejos. Ao fazer isso, elas oferecem reflexões sobre nossas questões feministas contemporâneas. Esta leitura, iluminada pelo bestiário gótico, demonstra como essas figuras, por meio da monstruosidade, encontram na dessexualização a possibilidade de um feminino mais expansivo – um que pode abraçá-las de maneira plena e, consequentemente, é livre |
Abstract: | This thesis presents a reading of the vengeful woman figuration as a form of resistance to a canonical ideal of the feminine, particularly as embodied in the nineteenth-century figure of the Angel in the House. In contrast to this ideal, which was forcibly naturalised as domestic, chaste, and obedient, such figuration exposes a rebellion that complicates the full consolidation of the Angel. This rebellion is expressed through violence and revenge, highlighting a simultaneous subversion of that model that was being established at the time. I trace the development of the vengeful woman, drawing from mythological figures predating the Common Era, as well as from more familiar characters in modern English literature. This trajectory culminates in the nineteenth century with characters such as Victoria di Loredani (Zofloya, or the Moor, 1806 – Charlotte Dacre), Becky Sharp (Vanity Fair, 1847-1848 – William Makepeace Thackeray) and Lady Audley (Lady Audley’s Secret, 1862 – Mary Elizabeth Braddon). These nineteenth-century vengeful women inherit a legacy from their literary mothers and, in their time, further explore an experience not bound by masculinist ideals, but rather one that responds to their own desires. In doing so, they offer insights into our contemporary feminist issues. This interpretation, illuminated by the Gothic bestiary, demonstrates how these figures, through monstrosity, find in desexualisation the possibility of a more expansive feminine – one that can fully embrace them, and, as a result, is free |
Palavras-chave: | Mulher vingativa Vingança Dessexualização Monstruosidade Poética gótica Mulheres na literatura Vingança na literatura Ficção gótica (Gênero literário) Literatura inglesa – séc. XIX Vengeful woman Vengeance Desexualisation Monstrosity Gothic poetics |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | RAMOS, Paula Pope. O coração que não sabe encolher: a figuração da mulher vingativa na poética gótica do século XIX. 2025. 177 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/24031 |
Data de defesa: | 7-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
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